Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Isaías 42:1-9

O servo do Senhor

42 “Aqui está o meu servo,
    é a ele que eu apoio.
Ele é o meu escolhido,
    que me enche de alegria.
Dei-lhe o meu Espírito
    para trazer justiça às nações.
Não discutirá nem gritará,
    nem tentará ser ouvido nas ruas.
Não quebrará a cana esmagada,
    nem apagará a vela que está fraca.
    Ele fará sempre justiça.
Ele não ficará fraco nem será esmagado
    até que estabeleça a justiça na terra
    e ensine nações distantes”.

Assim falou o SENHOR Deus,
    que criou e estendeu os céus;
que formou a terra e
    tudo o que ela produz;
que deu a respiração às pessoas que nela habitam
    e vida a todos os que andam sobre ela.

“Eu, o SENHOR, chamei você para fazer justiça
    e levo você pela mão.
Protegi você e o nomeei para ser o mediador da aliança com o povo,
    para ser a luz das nações,
para abrir os olhos dos cegos,
    e para tirar da cadeia os presos.
    Você irá tirar da prisão os que vivem na escuridão.
Eu sou Yavé[a],
    esse é o meu nome!
Não darei a minha glória a outro
    nem o louvor que me pertence aos ídolos.
Vejam, o que tinha anunciado a vocês já aconteceu.
    Agora vou lhes anunciar coisas novas,
    anuncio estas coisas antes delas acontecerem”.

Salmos 36:5-11

Mas o seu amor, SENHOR, chega até ao céu,
    a sua fidelidade, até às nuvens.
A sua justiça é grande como as mais altas montanhas;
    as suas decisões, profundas como o oceano.
O SENHOR protege os seres humanos e os animais.
    Não há nada mais precioso do que o seu amor.
Os seres humanos procuram proteção
    debaixo das suas asas.
Eles se alegram com tudo o que há de bom na sua casa,
    e deixa que eles bebam do seu rio maravilhoso.
O Senhor é a fonte que dá vida
    e a luz que nos ilumina.

10 Mostre o seu amor aos que o conhecem
    e a sua justiça aos que são sinceros.
11 SENHOR, não me deixe cair na armadilha dos orgulhosos,
    nem permita que me façam fugir deles.

Hebreus 9:11-15

A adoração baseada na nova aliança

11 Cristo, porém, já veio como Sumo Sacerdote das coisas boas que já estão aqui. Cristo, todavia, não faz seu serviço num lugar como o tabernáculo em que os outros sacerdotes trabalham. O tabernáculo onde Cristo faz seu serviço é maior e mais perfeito, pois não foi construído por mãos humanas, ou seja, não é deste mundo. 12 Cristo entrou no Lugar Santíssimo só uma vez, o que foi em si suficiente para todas as épocas. Ele entrou no Lugar Santíssimo usando o seu próprio sangue, e não o sangue de bodes e de bezerros. Ele entrou lá e nos libertou do pecado para todo o sempre. 13 O sangue de bodes e de touros e a cinza da novilha eram espalhados sobre as pessoas impuras e as purificavam em seu exterior. 14 O sangue de Cristo, porém, purifica a nossa consciência das manchas causadas pelos atos que nos conduzem à morte. Dessa forma, podemos servir ao Deus vivo. Pois foi o próprio Cristo que se ofereceu a si mesmo como um sacrifício perfeito a Deus por meio do Espírito eterno.

15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança a fim de que aqueles que têm sido chamados recebam a herança eterna que Deus prometeu. Isto é possível porque Jesus morreu tanto para pagar pelos pecados que as pessoas cometeram enquanto estavam sob a velha aliança, como para livrá-los destes pecados.

João 12:1-11

Uma mulher honra Jesus em Betânia

(Mt 26.6-13; Mc 14.3-9)

12 Seis dias antes da festa da Páscoa Jesus foi para Betânia, onde Lázaro morava. (Lázaro era o homem que Jesus tinha ressuscitado.) Ali lhe fizeram um jantar e Marta servia a comida. Lázaro era um dos que estavam com ele à mesa. Maria, então, trouxe cerca de meio litro[a] de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela o derramou nos pés de Jesus e, depois, os enxugou com os seus cabelos. O aroma do perfume se espalhou por toda a casa. Judas Iscariotes, um dos doze discípulos de Jesus e que mais tarde iria traí-lo, disse:

—Este perfume vale 300 moedas de prata.[b] Por que ele não foi vendido e não foi dado o dinheiro aos pobres?

(Judas não disse isto porque se importava realmente com os pobres, mas porque era ladrão. Era ele quem guardava a caixa de dinheiro e muitas vezes roubava o que era colocado lá.)

Jesus respondeu:

—Deixem-na! Ela fez bem em guardar este perfume para hoje: o dia da preparação para o meu enterro. Vocês terão sempre os pobres com vocês[c] mas, a mim, nem sempre terão.

Conspiração contra Lázaro

Muitos judeus descobriram que Jesus estava em Betânia e então foram para lá. Eles não queriam somente ver Jesus, mas também queriam ver Lázaro, a quem Jesus tinha ressuscitado. 10 Os líderes dos sacerdotes estavam planejando matar também a Lázaro 11 pois, por causa dele, muitos judeus estavam se afastando de seus líderes e crendo em Jesus.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International