Revised Common Lectionary (Complementary)
Deus está acima de todos
Salmo de Davi.
138 Eu lhe agradeço de todo o coração.
Diante dos deuses[a] lhe cantarei louvores.
2 Voltado para o seu templo, eu me ajoelharei para louvá-lo,
por causa do seu amor e da sua fidelidade.
Acima de tudo está o seu nome,
por isso o Senhor sempre cumpre o que promete.
3 Quando lhe pedi ajuda, o Senhor me ouviu,
me deu força e coragem.
4 Todos os reis da terra o louvarão, ó SENHOR,
quando escutarem as suas palavras.
5 Cantarão louvores ao SENHOR por tudo o que ele fez,
pois grande é a glória do SENHOR.
6 O SENHOR está acima de todos, mas se interessa pelos humildes.
Lá de longe, ele sabe o que fazem os orgulhosos.
7 Mesmo que eu esteja rodeado de perigos, o Senhor protege a minha vida.
O Senhor está contra a fúria dos meus inimigos e, pelo seu poder, me salva.
8 O SENHOR cumprirá o que me prometeu.
O seu amor dura para sempre, ó SENHOR.
Não me despreze, foi o Senhor que me fez.
Mardoqueu pede ajuda a Ester
4 Quando Mardoqueu soube da ordem do rei contra os judeus, ele rasgou as suas roupas, se vestiu de luto e pôs cinza na sua cabeça.[a] Depois foi para a cidade e chorou alto e amargamente. 2 Mas só foi até a entrada do palácio do rei porque não era permitido que alguém entrasse no palácio vestido de luto. 3 Em todas as províncias aonde chegasse a ordem do rei, havia muito choro e tristeza entre os judeus: jejuavam, choravam, se lamentavam. Muitos se deitavam no chão vestidos de luto e cobertos de cinza.
4 Os eunucos e as mulheres que serviam Ester foram vê-la e lhe contaram o que estava acontecendo a Mardoqueu. Ela começou a tremer muito e lhe mandou roupas para que ele se vestisse e pudesse entrar no palácio, mas ele não as quis aceitar. 5 Então Ester chamou Hatá e lhe disse que fosse saber o que tinha acontecido e porque é que Mardoqueu estava tão perturbado. Hatá era um dos eunucos do rei que tinha sido escolhido para ajudar a rainha. 6 Hatá saiu e foi falar com Mardoqueu na praça que ficava em frente do palácio real. 7 Mardoqueu lhe contou tudo o que tinha acontecido. Até lhe disse a quantia de dinheiro que Hamã tinha prometido dar ao tesouro do rei para que o rei lhe permitisse matar os judeus. 8 Mardoqueu também entregou a Hatá uma cópia da ordem do rei contra os judeus e explicou que tinha sido escrita e anunciada em toda a cidade de Susã. Ele queria que Hatá mostrasse a ordem a Ester e que lhe contasse tudo o que tinha acontecido. E lhe ordenou que fosse falar com o rei para pedir que ele tivesse compaixão do seu povo.
9 Hatá voltou e contou a Ester tudo o que Mardoqueu tinha lhe dito. 10 Então ela pediu a Hatá que desse a seguinte mensagem a Mardoqueu: 11 “Todos os oficiais do rei e todos os povos das províncias sabem que há uma lei que é válida para todos, homens ou mulheres. Essa lei diz que a pessoa que se apresentar diante do rei sem ter sido chamada será morta. Quem desobedecer a essa lei, só poderá se salvar se o rei estender o seu cetro de ouro sobre ela. Infelizmente já faz trinta dias que não sou chamada à presença do rei”.
12 Mardoqueu recebeu a mensagem de Ester 13 e mandou lhe dizer: “Não pense que você vai ser a única judia a se salvar pelo fato de viver no palácio do rei. 14 Pois se ficar calada agora, a ajuda e a libertação dos judeus virá de outro lugar, mas você e a sua família serão mortos. Quem sabe, se não foi por causa deste momento que foi eleita rainha”.
15 Então Ester mandou esta resposta: 16 “Mardoqueu, junte todos os judeus de Susã e peça a eles que jejuem por mim. Não comam nem bebam nada durante três dias e três noites. Eu e as minhas servas iremos também jejuar. Depois de jejuarmos, irei falar com o rei. Sei que isso é contra a lei, mas mesmo assim vou fazê-lo; e se eu tiver que morrer, morrerei!”
17 Assim, Mardoqueu foi embora e fez o que Ester tinha lhe pedido.
Jesus acalma a tempestade
(Mt 8.23-27; Mc 4.35-41)
22 Certo dia Jesus entrou com os seus discípulos num barco e lhes disse:
—Atravessemos para o outro lado do lago.
E eles partiram. 23 Enquanto navegavam, Jesus adormeceu. Veio uma tempestade de vento no lago e o barco começou a se encher de água, com o perigo deles se afundarem. 24 Então acordaram a Jesus e lhe disseram:
—Mestre, Mestre! Nós vamos morrer!
Jesus se levantou e repreendeu o vento e as ondas. Tudo se acalmou e o lago ficou tranquilo. 25 Depois Jesus lhes disse:
—Onde está a sua fé? Eles, porém, estavam com medo e assustados e diziam uns aos outros:
—Quem é este homem? Ele manda até no vento e nas águas, e estes obedecem!
© 1999, 2014, 2017 Bible League International