Revised Common Lectionary (Complementary)
11 SENHOR, os meus pecados são muitos;
perdoe-me, porque é um Deus misericordioso[a].
12 O SENHOR guia os que o temem e respeitam;
lhes ensina o caminho que devem seguir.
13 Eles serão felizes,
e os seus filhos herdarão a terra.
14 O SENHOR é amigo daqueles que o temem;
Ele lhes ensina fielmente a sua aliança.
15 Eu procuro sempre o SENHOR,
porque é ele que sempre me salva do perigo.[b]
16 Ó meu Deus, olhe para mim e tenha compaixão de mim,
porque estou só e muito triste.
17 Liberte-me das minhas angústias,
e tire-me de todos os perigos.
18 Veja todo o meu sofrimento
e perdoe todos os meus pecados.
19 Olhe os muitos inimigos que tenho,
que me odeiam e querem me fazer mal.
20 Proteja-me e salve-me.
Confio no Senhor, não me deixe ficar envergonhado.
13 Tive a oportunidade de ver um sábio fazendo alguma coisa que me pareceu muito inteligente. 14 Havia uma aldeia pequena e com poucos habitantes. Veio um rei muito poderoso e cercou com os seus exércitos àquela aldeia. 15 Nessa aldeia, porém, havia um sábio que, embora fosse pobre, usou a sua inteligência para salvar a aldeia. No entanto, uma vez acabado tudo, se esqueceram do sábio pobre. 16 Contudo, eu acho que a melhor fortaleza que pode se ter é a sabedoria, e ainda que essas pessoas se esqueceram desse sábio pobre e deixaram de escutá-lo, eu continuo achando que a sabedoria é melhor.
17 Umas poucas palavras faladas em voz baixa por um sábio são muito melhores
que as palavras gritadas por um governante tolo.[a]
18 A sabedoria é melhor do que as armas na guerra,
mas um ignorante[b] pode acabar com tudo o que é bom.
O julgamento final
31 —Quando o Filho do Homem vier, com todo o seu poder e com todos os seus anjos, ele se sentará no seu glorioso trono. 32 Então, todos os povos da terra se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Ele colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados por meu Pai! Venham e recebam o reino que está preparado para vocês desde a criação do mundo. Este reino é a recompensa de vocês, 35 pois eu tive fome e me deram o que comer, tive sede e me deram o que beber, fui estrangeiro e me receberam em suas casas, 36 não tinha o que vestir e me deram roupas, estive doente e cuidaram de mim, estive na prisão e foram me visitar”.
37 —Então, os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que nós o vimos com fome e lhe demos o que comer, ou o vimos com sede e lhe demos o que beber? 38 Quando foi ainda que, como estrangeiro, nós o recebemos em nossas casas, ou que o vimos sem ter o que vestir e lhe demos roupas, 39 ou mesmo que, estando doente ou preso, nós o visitamos?”
40 —O rei, porém, lhes responderá: “Digo a verdade a vocês: Todas as vezes que vocês fizeram essas coisas ao mais simples dos meus irmãos, na realidade foi a mim que fizeram”.
41 —E o rei, então, dirá àqueles que estão à sua esquerda: “Saiam daqui! Vocês estão debaixo da maldição de Deus! Vocês irão para o fogo eterno, o qual foi preparado por Deus para o diabo e seus anjos. 42 Esse é o castigo que merecem, pois eu tive fome, mas mesmo assim vocês não me deram o que comer; tive sede, mas mesmo assim não me deram o que beber; 43 fui estrangeiro, mas mesmo assim não me receberam nas suas casas; não tinha o que vestir, mas mesmo assim não me deram roupas; estive doente e preso, mas mesmo assim não foram me visitar”.
44 —Mas eles também lhe perguntarão: “Senhor, quando foi que nós o vimos com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem ter o que vestir, ou mesmo doente ou preso e não o ajudamos?”
45 —Mas o Rei, então, lhes responderá: “Digo a verdade a vocês: Todas as vezes que deixaram de fazer qualquer uma dessas coisas ao mais simples dos meus irmãos, na realidade foi a mim que vocês deixaram de fazê-la”.
46 —Estes, portanto, irão para o castigo eterno; mas os bons, irão para a vida eterna.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International