Revised Common Lectionary (Complementary)
Quem pode estar com Deus?
Salmo de Davi.
15 SENHOR, quem pode chegar ao seu templo?
Quem pode estar no seu monte santo[a]?
2 Só aquele que vive com honestidade, que faz o que é justo,
que é sincero e verdadeiro no que diz.
3 Aquele que não fala mal de ninguém,
e que não faz mal aos seus semelhantes,
nem insulta os seus vizinhos.
4 Só aquele que se afasta das pessoas que Deus despreza,
e que respeita as pessoas que têm temor pelo SENHOR.
A pessoa que cumpre o que promete,
ainda que tenha que se sacrificar para fazer isso.
5 A pessoa que não cobra juros quando faz empréstimos,
e que não se deixa subornar para prejudicar os inocentes.
Só quem leva uma vida assim poderá estar sempre junto a Deus.
Abrão e Sarai no Egito
10 Houve um tempo de seca e de fome naquela terra e, porque a fome era muita, Abrão foi viver por algum tempo no Egito. 11 Mas antes de entrar no Egito, Abrão disse à sua esposa Sarai:
—Sarai, sei que você é uma mulher muito bonita. 12 E que quando os egípcios a virem, e souberem que você é a minha mulher, eles vão me matar para ficarem com você. 13 Portanto, fale para eles que é a minha irmã. Assim eles vão me tratar bem e não vão me matar.
14 Quando Abrão entrou no Egito, os egípcios notaram que Sarai era uma mulher muito bonita. 15 Ao vê-la, os oficiais do faraó foram dizer ao rei que ela era muito bonita. E Sarai foi levada para o palácio do faraó. 16 E, por causa dela, o rei tratou Abrão muito bem, dando-lhe ovelhas e cabras, gado, jumentos, escravos, escravas, burras e camelos.
17 Mas o SENHOR mandou terríveis doenças sobre o rei e a sua família por ele ter levado Sarai, mulher de Abrão. 18 Então o faraó chamou Abrão e lhe disse:
—Porque você fez comigo uma coisa dessas? Porque não me disse que ela era sua esposa? 19 Eu a tomei para ser minha esposa porque você disse que ela era sua irmã. Agora, aqui está a sua mulher, leve-a e vá embora!
20 Em seguida o rei deu ordens para que expulsassem Abrão e a sua esposa com tudo o que tinham.
5 Todo sumo sacerdote é escolhido entre os homens e é nomeado para ajudar as pessoas nas coisas referentes a Deus e para oferecer ofertas e sacrifícios pelos pecados. 2 Ele é capaz de ter compaixão dos ignorantes e dos que erram, pois ele mesmo está cheio de fraquezas. 3 E, por esta razão, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo como pelos seus próprios pecados.
4 Ninguém escolhe por si mesmo a honra de ser sumo sacerdote. A pessoa deve ser chamada por Deus, como aconteceu com Arão. 5 Assim também, Cristo não tomou para si mesmo a honra de se tornar sumo sacerdote; foi Deus que lhe deu essa honra. Ele disse:
6 Em outro lugar das Escrituras ele também disse:
“Você é sacerdote para sempre,
de acordo com a ordem do sacerdócio de Melquisedeque”.(B)
© 1999, 2014, 2017 Bible League International