Revised Common Lectionary (Complementary)
9 Então o SENHOR, seu Deus, fará com que tenham êxito em tudo o que fizerem. O SENHOR irá abençoar vocês com muitos filhos, os seus animais com muitas crias, e a sua terra com grandes colheitas. O SENHOR fará com que vocês tenham êxito em tudo e sejam felizes, assim como ele fez com os seus antepassados. 10 Serão abençoados por terem obedecido ao SENHOR, seu Deus, cumprindo os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e por terem voltado para o SENHOR, seu Deus, com todo o coração e com toda a alma.
11 —Na verdade, obedecer a estes mandamentos que hoje lhes dou não é uma coisa impossível. Estes mandamentos não estão distantes de vocês. 12 Estes mandamentos não estão no céu para que digam: “Quem é capaz de subir ao céu e trazer para a gente estes mandamentos para que os possamos ouvir e obedecer?” 13 Nem estão no outro lado do mar para que digam: “Quem é capaz de atravessar o mar e trazer para a gente estes mandamentos para que os possamos ouvir e obedecer?” 14 Porque a palavra está muito perto de vocês. Está na boca e no coração de vocês para que possam obedecer.
Confiança em Deus
Salmo de Davi.
25 SENHOR, eu lhe entrego a minha alma.
2 Ó meu Deus, confio no Senhor,
não deixe que me humilhem,
nem que os meus inimigos se riam de mim.
3 Quem crê no Senhor nunca será vencido;
mas os traidores serão vencidos e humilhados.
4 SENHOR, mostre-me os seus caminhos.
Ensine-me o que devo fazer.
5 Guie-me e ensine-me a sua verdade,
porque o Senhor é o meu Salvador
e no Senhor ponho sempre a minha esperança.
6 Lembre-se, ó SENHOR,
de ser bom comigo e ter compaixão,
como sempre teve.
7 Esqueça, ó SENHOR, os pecados
que cometi na minha juventude, quando era rebelde.
Mostre-me a sua bondade,
lembre-se de mim com amor.
8 O SENHOR é bom e justo,
por isso ensina o caminho verdadeiro aos pecadores.
9 Ele guia os humildes pelo bom caminho,
e ensina-lhes a viver à sua maneira.
10 O SENHOR mostra sempre o seu amor e a sua lealdade
àqueles que seguem os mandamentos da sua aliança.
Introdução
1 De Paulo, apóstolo de Cristo Jesus[a] pela vontade de Deus, e também de Timóteo, nosso irmão, 2 para o povo santo de Deus em Colossos, que são nossos fiéis irmãos em Cristo. Que Deus nosso Pai lhes dê graça e paz.
3 Nós damos sempre graças a Deus, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês, 4 porque ouvimos falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que vocês têm por todo o povo de Deus. 5-6 Vocês têm essa fé e esse amor por causa da esperança de receber todas as coisas que estão reservadas para vocês no céu. Vocês ouviram falar a respeito dessa esperança pela primeira vez por meio da mensagem verdadeira que chegou até vocês, isto é, as Boas Novas. Essas Boas Novas estão dando frutos e se espalhando por todas as partes do mundo. O mesmo tem acontecido entre vocês desde o dia em que ouviram falar a respeito da graça de Deus e a compreenderam como, de fato, ela é. 7 Vocês aprenderam da graça de Deus por meio de Epafras, nosso querido companheiro e fiel servo de Cristo, que está trabalhando em nosso lugar[b]. 8 Foi ele que também nos informou a respeito do amor que vocês têm mediante o Espírito.
9 Por esta razão nós também, desde o dia em que ouvimos a respeito disso, não paramos de orar por vocês. Estamos sempre pedindo a Deus o seguinte:
que vocês venham a conhecer toda a sua vontade e que, com este conhecimento, também tenham todo o tipo de sabedoria e entendimento espiritual. 10 Pedimos que vocês possam viver de maneira que traga honra ao Senhor e que lhe seja em tudo agradável. Pedimos também que façam todo tipo de coisas boas e que cresçam no conhecimento a respeito de Deus[c]. 11 Pedimos ainda que Deus os fortaleça com todo o seu poder glorioso, para que não desistam diante das dificuldades e para que vocês sejam pacientes e alegres.
12 Assim darão graças ao Pai, que os tornou dignos de participar da herança que ele preparou para o seu povo santo que vive na luz. 13 Deus nos livrou do poder das trevas e nos trouxe para o reino do seu amado Filho, 14 por meio do qual temos liberdade e o perdão dos nossos pecados.
A parábola sobre o samaritano que socorreu o seu inimigo
25 Numa ocasião, um mestre da lei se levantou e tentou colocar Jesus à prova, dizendo:
—Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
26 Jesus lhe disse:
—O que está escrito na lei? Como você interpreta o que está escrito nela?
27 Ele respondeu:
—“Ame ao Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força[a] e de todo o seu entendimento”(A). E também: “Ame o seu próximo assim como você ama a você mesmo”(B).
28 Jesus então lhe disse:
—Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá.
29 Mas, querendo se justificar, ele disse a Jesus:
—E quem é o meu próximo?
30 Jesus respondeu:
—Certo homem ia de Jerusalém para Jericó quando foi assaltado por ladrões. Eles lhe tiraram a roupa, bateram nele e depois foram embora deixando o homem quase morto. 31 Por acaso um sacerdote estava passando por aquele caminho e, quando viu o homem, atravessou para o outro lado da estrada. 32 Da mesma forma, um levita também passou por ali e, quando o viu, também atravessou para o outro lado da estrada. 33 Um samaritano[b], porém, que também estava viajando por aquele mesmo caminho, teve pena do homem quando o viu. 34 Chegou perto dele e fez curativos em suas feridas, colocando azeite e vinho[c] nelas. Depois disso, colocou o homem em seu jumento e o levou a uma hospedaria e cuidou dele. 35 No dia seguinte, o samaritano deu duas moedas de prata ao dono da hospedaria e lhe disse: “Tome conta dele. Se por acaso gastar mais do que isto, pagarei o restante quando voltar”.
36 —Quem destes três você acha que foi o próximo do homem assaltado pelos ladrões?
37 O mestre da lei então respondeu:
—Aquele que socorreu o homem.
Jesus lhe disse:
—Vá e faça a mesma coisa.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International