Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Gênesis 18:1-10

Os três visitantes

18 O SENHOR apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Mamre. Abraão estava sentado na entrada da sua tenda porque era a hora mais quente do dia. Abraão levantou os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância dele. Quando os viu, correu desde a entrada da sua tenda até onde eles estavam. Chegando diante deles, se inclinou e disse:

—Senhor, se mereço o seu favor, peço que fique um pouco com este seu servo. Mandarei buscar um pouco de água para lavarem os pés e, depois, poderão descansar debaixo da sombra desta árvore. Irei também trazer um pouco de pão para poderem recuperar as forças antes de partirem. Deixem que eu, o seu servo, faça isso, já que me visitaram.

Então eles disseram:

—Está bem, faça como disse.

Abraão correu para a tenda onde estava Sara e lhe disse:

—Depressa! Amasse três medidas da melhor farinha e faça pão.

Depois correu para o curral, escolheu um vitelo bom e gordo e o deu ao seu servo, que o cozinhou rapidamente. Então Abraão serviu aos homens o vitelo que tinha preparado e também lhes ofereceu manteiga e leite. Abraão ficou de pé ao lado deles, pronto para servir, enquanto eles comiam debaixo da árvore.

E eles lhe perguntaram:

—Onde está a sua esposa Sara?

E ele respondeu:

—Está ali, na tenda.

10 Um deles lhe disse:

—Pode ter certeza de que quando eu voltar na próxima primavera, a sua esposa, Sara, terá um filho.

Sara estava ouvindo a conversa na entrada da tenda, atrás de Abraão.

Salmos 15

Quem pode estar com Deus?

Salmo de Davi.

15 SENHOR, quem pode chegar ao seu templo?
    Quem pode estar no seu monte santo[a]?
Só aquele que vive com honestidade, que faz o que é justo,
    que é sincero e verdadeiro no que diz.
Aquele que não fala mal de ninguém,
    e que não faz mal aos seus semelhantes,
    nem insulta os seus vizinhos.
Só aquele que se afasta das pessoas que Deus despreza,
    e que respeita as pessoas que têm temor pelo SENHOR.
A pessoa que cumpre o que promete,
    ainda que tenha que se sacrificar para fazer isso.
A pessoa que não cobra juros quando faz empréstimos,
    e que não se deixa subornar para prejudicar os inocentes.

Só quem leva uma vida assim poderá estar sempre junto a Deus.

Colossenses 1:15-28

Cristo é exatamente como Deus

15 Cristo é a imagem do Deus invisível
    e é aquele que tem a prioridade[a] sobre todas as coisas que foram criadas.
16 Pois todas as coisas no céu e na terra foram criadas pelo seu poder,
    tanto as visíveis como as invisíveis,
quer elas sejam governos, domínios, poderes ou autoridades.
    Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17 Cristo já existia antes de todas as coisas
    e tudo continua a existir por causa do seu poder.
18 Ele é a cabeça do corpo,
    que é a igreja.
Ele é o princípio de todas as coisas
    e foi o primeiro a ressuscitar dos mortos
    a fim de que tenha o primeiro lugar em tudo.
19 Pois Deus, em toda a sua plenitude,
    escolheu habitar em Cristo
20 e, por meio do próprio Cristo,
    resolveu trazer de volta para si todas as coisas,
    tanto as da terra como as do céu.
Assim Deus estabeleceu a paz
    por meio do sangue de Cristo que foi derramado na cruz.

21 Vocês estavam antes separados de Deus e eram inimigos dele por causa dos seus pensamentos e das suas más obras. 22 Mas agora, por meio do corpo físico de Cristo, por meio da sua morte, Deus os trouxe de volta para si mesmo, a fim de levá-los à presença dele puros, inculpáveis, e sem nada que os condene. 23 Deus fará isto se vocês continuarem a crer nas Boas Novas que ouviram, se continuarem firmes e fortes na fé, e se não se afastarem da esperança que as Boas Novas lhes deram. E estas Boas Novas são as que têm sido proclamadas em todo o mundo e das quais eu, Paulo, me tornei servo.

O trabalho de Paulo pela igreja

24 Eu agora me alegro nos meus sofrimentos por vocês e, no meu próprio corpo, estou completando o que falta dos sofrimentos de Cristo, a favor do seu corpo, que é a igreja. 25 Eu me tornei servo da igreja pois, para o bem de vocês, Deus me deu a tarefa de proclamar toda a sua mensagem. 26 Esta mensagem é a verdade que estava escondida de todos desde o princípio do mundo. Agora, porém, ela foi manifestada por Deus ao seu povo. 27 Deus quis que seu povo conhecesse esta verdade preciosa e gloriosa que ele tem para todos os povos. E esta verdade é que Cristo está em vocês,[b] e que ele é a nossa esperança de participarmos da glória de Deus. 28 É a Cristo que nós anunciamos, instruindo e ensinando a todas as pessoas com toda a sabedoria. Fazemos isto, a fim de que apresentemos cada pessoa espiritualmente adulta em Cristo.

Lucas 10:38-42

Marta e Maria

38 Jesus e os seus discípulos continuaram seu caminho até chegarem a certa vila, onde foram recebidos por uma mulher chamada Marta. 39 Marta tinha uma irmã chamada Maria. Maria se sentou aos pés de Jesus para ouvir o que ele dizia, 40 enquanto Marta estava ocupada com o serviço da casa. Marta, então, chegou perto de Jesus e lhe disse:

—O senhor não se importa que a minha irmã me deixe trabalhando sozinha? Diga-lhe para vir me ajudar!

41 O Senhor lhe respondeu:

—Marta, Marta! Você se preocupa e se incomoda com muitas coisas! 42 Somente uma coisa é necessária! Eu digo isto porque Maria escolheu a melhor parte por si mesma e isso não lhe será tirado.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International