Chronological
Ezequias adoece de morte
20 Por aqueles dias Ezequias ficou doente e esteve à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi ver Ezequias e disse:
—O SENHOR diz: “Coloque os seus assuntos em ordem porque você vai morrer, não vai se curar”.
2 Então Ezequias virou o rosto para a parede e orou assim ao SENHOR:
3 —SENHOR, lembre-se de que eu sempre o servi com todo o coração e fiz o que lhe agradava.
E Ezequias chorou amargamente.
4 Antes que Isaías saísse do pátio, veio esta mensagem do SENHOR:
5 —Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo, que assim diz o SENHOR, Deus do seu antepassado Davi: “Tenho ouvido a sua oração. Tenho visto as suas lágrimas e vou curar você. No terceiro dia você subirá ao templo do SENHOR. 6 Acrescentarei quinze anos à sua vida e salvarei esta cidade do poder do rei da Assíria. Protegerei esta cidade por causa de mim mesmo e pela promessa que fiz ao meu servo Davi”.
7 Então Isaías disse:
—Façam uma mistura de figos.
Então fizeram a mistura e a aplicaram na chaga de Ezequias, e ele se recuperou.
8 Ezequias disse a Isaías:
—Qual será o sinal de que o SENHOR me curará e que no terceiro dia poderei subir ao templo do SENHOR?
9 Isaías respondeu:
—Terá este sinal do SENHOR e de fato o SENHOR o fará: o meu rei quer que a sombra se adiante dez degraus ou que retroceda?
10 Ezequias respondeu:
—É fácil que a sombra se adiante dez degraus, mas não que retroceda.
11 Então Isaías orou ao SENHOR, e ele fez a sombra recuar dez degraus no relógio de Acaz[a].
Ezequias e a delegação da Babilônia
12 Por volta daquele tempo Merodaque-Baladã, filho de Baladã, era o rei da Babilônia. Ele ouviu dizer que Ezequias tinha estado doente. Então enviou mensageiros com cartas e presentes para ele. 13 Ezequias recebeu os enviados da Babilônia e mostrou a todos eles os seus tesouros: ouro, prata, especiarias, azeite fino, as armas que tinha no seu arsenal e tudo o que havia na tesouraria real. Ele lhes mostrou tudo o que havia no seu palácio e no seu reino.
14 Então o profeta Isaías foi falar com o rei Ezequias e lhe perguntou:
—De onde vieram aqueles homens e o que lhe disseram?
Ezequias respondeu:
—Eles vieram de muito longe, da Babilônia.
15 Então Isaías perguntou:
—O que eles viram no seu palácio?
Ezequias disse:
—Eles viram tudo o que há no palácio e nos depósitos. Não houve nada que eu não lhes mostrasse.
16 Então Isaías disse a Ezequias:
—Ouça a mensagem do SENHOR: 17 “Chegará o dia em que levarão para a Babilônia tudo o que há no seu palácio e tudo o que os seus antepassados guardaram até hoje. Não ficará nada. 18 Levarão até alguns dos seus descendentes para serem eunucos no palácio do rei de Babilônia”.
19 Ezequias disse a Isaías:
—A mensagem do SENHOR é boa.
(Ele disse isso porque pensou: “Pelo menos nos meus dias haverá paz e segurança”.)
20 Todas as outras coisas que Ezequias fez, e de como construiu o açude e o aqueduto para levar água até a cidade, estão escritos em As Crônicas dos Reis de Judá. 21 Ezequias morreu e foi sepultado junto com os seus antepassados. Seu filho Manassés reinou no seu lugar.
Manassés, rei de Judá
21 Manassés tinha doze anos quando começou a reinar e governou por cinquenta e cinco anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Hefzibá. 2 Ele fez o que não agradava ao SENHOR. Cometeu os pecados terríveis que cometiam as nações que o SENHOR expulsou do país quando os israelitas entraram. 3 Manassés construiu de novo os santuários sobre as montanhas que seu pai Ezequias tinha destruído. Também construiu altares de adoração para Baal e fez um poste de Aserá, assim como tinha feito Acabe, rei de Israel. Manassés adorou e serviu as estrelas do céu, 4 construiu altares em honra a deuses falsos no templo do SENHOR, sobre o qual o SENHOR tinha dito: “Eu porei meu nome em Jerusalém”.
5 Manassés construiu altares para as estrelas do céu no pátio do templo do SENHOR, 6 queimou o seu próprio filho em sacrifício. Praticou a magia e a adivinhação. Ele também consultou médiuns e feiticeiros. Manassés fez tantas coisas que desagradavam ao SENHOR, que causou a sua ira.
7 Manassés fez uma estátua de Aserá, e a colocou no templo. O SENHOR tinha dito a Davi e ao seu filho Salomão acerca do templo:
—Escolhi Jerusalém em todo Israel. Porei meu nome em Jerusalém para sempre. 8 Eu não farei com que os israelitas saiam da terra que dei aos seus antepassados, mas deixarei que fiquem se obedecerem a tudo o que ordenei e aos ensinamentos do meu servo Moisés.
9 Mas eles não ouviram a Deus, e Manassés os levou a fazer piores maldades do que as outras nações que moravam antes de Israel na terra de Canaã, e que o SENHOR destruiu quando vieram os israelitas para tomar posse da terra.
10 O SENHOR usou os seus servos os profetas para enviar esta mensagem:
11 —Manassés, rei de Judá, fez tantas perversidades, maiores que as dos amorreus que viveram aqui antes. Ele fez pecar o povo de Judá com os seus ídolos. 12 Portanto, eu, o SENHOR de Israel, prometo que trarei tantas dificuldades a Jerusalém e a Judá que todo aquele que ficar sabendo se impresionará. 13 Medirei a Jerusalém com a mesma medida que medi a Samaria e usarei o mesmo prumo que usei para julgar à família de Acabe. Limparei Jerusalém como se lava e esfrega um prato e o vira cabeça para baixo. 14 Deixarei abandonado o resto do meu povo e os entregarei ao poder dos seus inimigos, que os saquearão e os despojarão. 15 Eles fizeram o que eu considero mau e provocaram a minha ira desde o dia que saíram do Egito até hoje. 16 Também Manassés assassinou muitas pessoas inocentes em Jerusalém e fez muitas coisas que não agradaram a mim, o SENHOR.
17 Todas as outras coisas que Manassés fez e os pecados que cometeu estão escritos em As Crônicas dos Reis de Judá. 18 Manassés morreu e foi sepultado junto com os seus antepassados no palácio, no jardim de Uzá. Seu filho Amom reinou no seu lugar.
Amom, rei de Judá
19 Amom tinha vinte e dois anos quando começou a reinar e governou durante dois anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Mesulemete, filha de Haruz, de Jotbá. 20 Como o seu pai Manassés, Amom fez as mesmas maldades perante o SENHOR; 21 seguiu seu mal exemplo e adorou e serviu aos mesmos ídolos que seu pai tinha adorado. 22 Amom abandonou ao SENHOR, Deus dos seus antepassados, e não viveu como agradava ao SENHOR.
23 Os oficiais de Amom conspiraram contra ele e o mataram dentro da sua própria casa, 24 mas as pessoas do povo mataram aos oficiais que participaram na conspiração contra o rei Amom e em seu lugar colocaram como rei a Josias, filho de Amom.
25 Todas as outras coisas que Amom fez estão escritas em As Crônicas dos Reis de Judá. 26 Amom foi sepultado no jardim de Uzá. Seu filho Josias reinou no seu lugar.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International