Revised Common Lectionary (Complementary)
7 A lei do SENHOR é perfeita
e dá vida nova.
Os mandamentos do SENHOR são dignos de confiança,
transformam os simples em sábios.
8 As ordens do SENHOR são justas,
dão alegria ao coração.
As regras do SENHOR são boas,
mostram o caminho da vida.
9 O temor do SENHOR purifica,
e permanece para sempre.
As decisões do SENHOR são justas,
e são sempre corretas.
10 Os seus ensinos valem mais do que o ouro, mais inclusive do que o ouro puro;
eles são mais doces do que o mel, mais inclusive do que o mel tirado do favo.
11 Na verdade, os seus ensinos avisam os seus servos de todos os perigos.
Os obedientes serão recompensados.
12 Quem pode conhecer todos os seus erros?
Perdoe os pecados que eu cometo sem saber.
13 Guarde-me de fazer aquilo que sei que é pecado,
não deixe que o pecado domine a minha vida.
Só assim poderei ser puro
e livre do pecado de rebelião.
14 O SENHOR é a minha rocha;
o Senhor é quem me salva.
Que as palavras que digo e todos os pensamentos que tenho
lhe deem prazer.
13 No dia seguinte Moisés sentou-se para julgar as questões do povo. As pessoas ficavam o dia todo em pé, diante dele. 14 Quando o sogro de Moisés viu a maneira como Moisés estava tratando o povo, lhe perguntou:
—O que é que está fazendo? Por que só você é quem julga o povo, enquanto as pessoas ficam em pé todo o dia?
15 Moisés respondeu ao seu sogro:
—Porque o povo vem me procurar para saber a vontade de Deus. 16 Quando existe algum problema, eles vêm a mim e eu decido quem tem razão. Eu faço com que eles conheçam as leis e os mandamentos de Deus.
17 Mas o sogro de Moisés disse:
—O que está fazendo não é bom. 18 Você e o seu povo vão ficar cansados. Este trabalho é muito difícil para você, não deve fazer isso sozinho. 19 Agora ouça o que vou dizer, vou lhe dar um conselho e que Deus o ajude. Continue sendo o representante do povo diante de Deus e siga apresentando as dificuldades do povo diante dele. 20 Ensine-lhes as leis e os mandamentos e faça com que eles saibam como devem viver e o que devem fazer. 21 Mas escolha, entre o povo, homens capazes, que temam a Deus, homens sinceros, que não se deixem subornar e faça com que eles também tenham autoridade sobre o povo. Nomeie esses homens como chefes de grupos de mil, de cem, de cinquenta e de dez pessoas. 22 O trabalho deles deverá ser julgar o povo a qualquer momento. Eles julgarão os casos mais simples e apresentarão a você os casos mais difíceis. Assim esses homens dividirão o trabalho com você e farão o seu trabalho mais fácil. 23 Se você fizer tudo isto, e se assim Deus ordenar, então será capaz de suportar o seu trabalho e todo o povo irá em paz para as suas casas.
24 Moisés seguiu o conselho do seu sogro e fez tudo o que ele tinha dito. 25 Escolheu homens capazes entre todo o povo de Israel e os nomeou chefes do povo: chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez pessoas. 26 Eram eles que geralmente administravam a justiça entre os israelitas. Mas apresentavam os casos mais difíceis a Moisés. Os mais fáceis, eles mesmos resolviam.
27 Então Moisés se despediu do seu sogro e Jetro regressou à sua terra.
13 Os membros do Conselho Superior ficaram admirados com a coragem de Pedro e de João, pois sabiam que eles eram homens simples e sem cultura. Eles reconheceram, então, que os dois tinham sido companheiros de Jesus.
14 Eles não puderam dizer nada, pois o homem que tinha sido curado estava de pé, ali, entre eles. 15 Os membros do Conselho Superior ordenaram que os dois saíssem, e começaram a discutir entre si:
16 —O que podemos fazer a estes homens? Está claro para todas as pessoas que vivem em Jerusalém que um milagre notável foi feito entre elas e isso nós não podemos negar! 17 No entanto, para que isto não se espalhe ainda mais pelo povo, vamos ameaçá-los e dizer para que não falem neste nome[a] a mais ninguém.
18 E, chamando os dois novamente, mandaram que eles nunca mais dissessem nem ensinassem às pessoas coisa alguma sobre Jesus em uma forma que lhe trouxesse prestígio. 19 Mas Pedro e João lhes disseram:
—Vocês decidam se é certo diante de Deus obedecer a vocês ao invés de obedecer a ele. 20 Nós não podemos deixar de falar a respeito das coisas que vimos e ouvimos!
21 Então, os membros do Conselho Superior os ameaçaram ainda mais e depois os deixaram ir embora. Eles não viam uma forma sequer de castigá-los, pois todo o povo estava dando graças a Deus pelo que tinha acontecido. 22 O homem que fora curado pelo milagre tinha mais de quarenta anos.
Os discípulos pedem coragem a Deus
23 Quando foram libertados, Pedro e João voltaram para junto de seus companheiros e lhes contaram tudo o que os líderes dos sacerdotes e os líderes tinham dito a eles. 24 Quando ouviram aquilo, todos juntos oraram a Deus, dizendo:
—Mestre! O Senhor fez o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles existe. 25 O Senhor disse por meio do Espírito Santo, pela boca do nosso antepassado Davi, seu servo:
“Por que se revoltam as nações
e por que os povos fazem planos fúteis?
26 Juntam-se os reis da terra e os governantes
para lutar contra o SENHOR e contra o seu rei escolhido”.(A)
27 Sim, pois Herodes, Pôncio Pilatos, os judeus e os que não são judeus se reuniram nesta cidade contra o seu santo servo, Jesus, a quem o Senhor ungiu. 28 Eles se reuniram para fazer todas as coisas que o Senhor, pelo seu poder e vontade, já, há muito tempo, tinha decidido que deveriam acontecer. 29 E agora, Senhor, ouça as ameaças deles e dê aos seus servos habilidade para falarem a sua mensagem com toda a coragem. 30 Enquanto isso, mostre o seu poder para curar, e faça com que sinais e coisas maravilhosas sejam feitos quando nós lhe pedirmos em oração no nome do seu santo servo Jesus.
31 Quando acabaram de orar, o lugar onde eles tinham se reunido tremeu; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar a mensagem de Deus com coragem.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International