Revised Common Lectionary (Complementary)
Deus salva da morte
116 Amo o SENHOR,
porque ele ouve a minha voz quando peço a sua ajuda.
2 Ele me ouve
e eu chamarei por ele toda a minha vida.
3 A morte me apertava com as suas cordas,
o lugar dos mortos se fechava sobre mim.
Estava aflito e sofrendo.
4 Então chamei pelo nome do SENHOR
e disse: “Ó SENHOR, por favor, salve-me da morte!”
5 O SENHOR é compassivo e justo;
o nosso Deus é misericordioso.
6 O SENHOR protege os indefesos;
quando já não tinha forças, ele me salvou.
7 Posso descansar,
porque o SENHOR foi bom para mim.
8 Ele me salvou da morte,
secou as minhas lágrimas e não me deixou cair.
9 Por isso, continuarei fazendo o que agrada ao SENHOR,
enquanto estiver na terra dos vivos.
2 Então Josué, filho de Num, mandou secretamente desde Acácias[a] dois espiões e lhes disse:
—Explorem a terra, especialmente a cidade de Jericó.
Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe para ali passarem a noite. 2 Mas alguém informou o rei de Jericó:
—Entraram aqui esta noite alguns israelitas. Eles vieram espiar a terra.
3 Então o rei de Jericó enviou esta mensagem a Raabe:
—Entregue esses homens que entraram na sua casa porque eles são espiões.
4 Mas Raabe escondeu os dois homens e respondeu ao rei:
—É verdade que alguns homens entraram na minha casa mas eu não sabia de onde eles eram. 5 Partiram ao anoitecer, um pouco antes de se fecharem as portas da cidade. Não sei para onde foram, mas se forem depressa, talvez ainda os possam alcançar.
6 O que realmente tinha acontecido é que ela tinha levado os espiões para o terraço da sua casa e tinha-os escondido entre o linho que ali tinha. 7 Então os homens do rei saíram em perseguição dos espiões e fecharam imediatamente as portas da cidade. Eles procuraram os espiões até chegarem ao lugar onde o caminho atravessa o rio Jordão. 8 Antes dos espiões se deitarem, Raabe subiu ao terraço 9 e lhes disse:
—Eu sei que o SENHOR deu esta terra a vocês. Estamos com um medo terrível, as pessoas desta terra estão morrendo de medo. 10 Sabemos que o SENHOR secou a água do mar Vermelho quando vocês saíram do Egito e o que vocês fizeram, no outro lado do Jordão, com os dois reis amorreus, Seom e Ogue. Vocês os destruíram. 11 Quando soubemos o que tinha acontecido, ficamos sem coragem e cheios de medo, porque o SENHOR, seu Deus, é o Deus do céu e da terra. 12 Jurem-me agora pelo SENHOR que assim como eu tratei bem vocês, vocês também tratarão bem a mim e à minha família. E deem-me também uma garantia 13 de que pouparão a vida do meu pai, da minha mãe, dos meus irmãos, das minhas irmãs e das suas famílias.[b] Prometam que nos salvarão da morte.
14 Os espiões responderam:
—Se não disser a ninguém o que estamos fazendo, daremos a nossa vida pela sua. Quando o SENHOR nos der esta terra, vamos tratá-la bem e cumpriremos o que juramos.
17 Pela fé Abraão, quando colocado à prova por Deus, ofereceu a Isaque. Ele havia recebido com alegria o que Deus lhe tinha prometido, mas mesmo assim ia sacrificar o seu único filho. 18 Foi a ele que Deus disse: “Os descendentes que eu lhe prometi virão por meio de Isaque”.(A) 19 Abraão reconheceu que Deus tinha poder para ressuscitar seu filho e, de maneira figurada, ele tornou a recebê-lo da morte.
20 Pela fé Isaque prometeu bênçãos futuras a Jacó e a Esaú. 21 Pela fé Jacó, pouco antes de morrer, abençoou a cada um dos filhos de José e, enquanto se apoiava na sua vara, adorou a Deus.
22 Pela fé José, quando o seu fim estava próximo, mencionou o êxodo do povo de Israel, bem como deu ordens sobre o que deveria ser feito com o seu corpo após a sua própria morte.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International