Revised Common Lectionary (Complementary)
Tau
169 Que o meu grito de socorro chegue ao SENHOR,
dê-me a sabedoria, como prometeu.
170 Ouça a minha oração
e salve-me como prometeu.
171 Sempre o louvarei,
pois o Senhor me ensinou os seus decretos.
172 Cantarei a respeito da sua palavra,
porque todos os seus mandamentos são justos.
173 Que a sua mão esteja pronta para me ajudar,
porque eu gosto das suas instruções.
174 O meu desejo é que me salve, ó SENHOR,
porque a sua lei é o meu prazer.
175 Que eu viva para louvá-lo,
que os seus ensinamentos me ajudem.
176 Tenho andado perdido como uma ovelha,
agora procure o seu servo,
pois eu nunca me esqueci dos seus mandamentos.
Deus fala contra Betel
13 O SENHOR disse a um homem de Deus de Judá para ir para a cidade de Betel. Quando chegou o homem de Deus, o rei Jeroboão estava em pé junto ao altar oferecendo incenso. 2 O SENHOR disse ao homem de Deus que falasse contra o altar. Ele disse:
—Altar, altar! O SENHOR diz a você que a família de Davi terá um filho chamado Josias. Embora há sacerdotes que agora servem nos santuários sobre as montanhas e oferecem sacrifícios sobre você, Josias sacrificará os sacerdotes sobre você e queimarão ossos humanos sobre você, altar.
3 Nesse dia o homem de Deus demonstrou para as pessoas que isso aconteceria em realidade. Disse:
—Esta é o sinal que o SENHOR tem falado. Ele disse que este altar será quebrado em pedaços, e as cinzas que estão nele cairão no chão.
4 Quando o rei Jeroboão ouviu a mensagem do homem de Deus sobre o altar que estava em Betel, tirou sua mão do altar e apontou para o homem de Deus. Disse:
—Prendam esse homem!
Mas ao dizer isto, o seu braço ficou paralisado, e não conseguiu mexer o seu braço. 5 O altar se quebrou em pedaços e as cinzas se espalharam. Esta foi a prova que o SENHOR havia prometido. 6 Então o rei Jeroboão disse ao homem de Deus:
—Por favor, ore por mim ao SENHOR, seu Deus, para que cure meu braço.
Então o homem de Deus orou ao SENHOR, e o braço do rei voltou a ser como antes. 7 E o rei disse ao homem de Deus:
—Vamos comigo lá em casa, me faça uma visita por um longo período e darei a você um presente.
8 Mas o homem de Deus respondeu ao rei:
—Não iria com você, nem comeria com você nem beberia sequer um copo de água neste lugar, embora me desse até a metade dos seus bens. 9 O SENHOR me disse para não beber nada aqui e não voltar pelo mesmo caminho por onde vim.
10 Então o homem de Deus partiu de volta por um caminho diferente do que usou para chegar a Betel.
Todos somos culpados
9 Então o que se conclui? Que nós os judeus temos vantagem sobre os outros?
De maneira nenhuma!
Como já dissemos, todos os homens são igualmente pecadores; tanto os que são judeus como os que não são judeus. 10 Como dizem as Escrituras:
“Não há ninguém sem pecado. Ninguém!
11 Não há ninguém que entenda,
ninguém que busque a Deus.
12 Todos se afastaram,
todos ficaram sem qualquer valor.
Não há ninguém que faça o bem.
Ninguém!(A)
13 Suas bocas são como túmulos abertos;
usam a língua para mentir.(B)
O que dizem é como veneno de cobras!(C)
14 As suas bocas estão cheias de maldições e amargura.(D)
15 Estão sempre prontos para matar
16 e para onde quer que vão causam ruína e miséria.
17 Não conhecem o caminho da paz.(E)
18 Não têm nenhum temor por Deus”.(F)
19 Sabemos que tudo o que a lei diz se aplica aos que estão debaixo dela: os judeus. Assim, ninguém poderá dar desculpas, e todo mundo ficará debaixo do julgamento de Deus. 20 Não há homem nenhum que, por fazer o que a lei manda, possa ser declarado justo diante de Deus.[a] A lei simplesmente mostra o nosso pecado.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International