Revised Common Lectionary (Complementary)
10 “Eu pensei: ‘Entrarei pelas portas do mundo dos mortos quando for velho.
Mas o resto dos meus dias foram cortados’.
11 Também pensei: ‘Não tornarei a ver o SENHOR DEUS
no mundo dos vivos,
não vou voltar a ver ninguém
que vive neste mundo.
12 Tiraram a minha vida,
como se fosse a tenda de um pastor.
A minha vida foi enrolada, como uma peça de tecido que o tecelão enrola.
Ele cortou a minha vida como o tecelão corta um fio.
Dia e noite ele foi acabando comigo’.
13 “Toda a noite eu pedi ajuda.
Mas ele partiu todos os meus ossos como um leão,
dia e noite ele foi acabando comigo.
14 Pio como uma andorinha,
e gemo como uma pomba.
Os meus olhos estão cansados de tanto olhar para o céu.
Meu Deus, estou muito aflito, ajude-me.
15 Mas, que posso eu dizer?
Foi ele que decidiu e que fez.
Andarei devagar todos os dias da minha vida
por causa da aflição da minha alma.
16 “Senhor, é para estas coisas que as pessoas vivem,
e que o meu espírito vive também.
Dê-me saúde, deixe-me viver!
17 Foi para o meu bem
que sofri tanto.
Mas você salvou a minha vida da cova,
porque atirou para trás de você todos os meus pecados.
18 No mundo dos mortos ninguém pode agradecer o Senhor;
os mortos não podem louvá-lo.
Os que vão para o sepulcro
já não estão esperando o Senhor ser fiel ao que diz.
19 São os que estão vivos, somente os vivos,
que podem agradecer o Senhor,
como eu faço hoje.
Os pais ensinam aos seus filhos
como o Senhor é fiel.
20 O SENHOR me salvou.
Por isso cantaremos com instrumentos de música,
no templo do SENHOR,
todos os dias da nossa vida”.
A conquista de Jericó
6 As portas de Jericó foram fechadas e fortificadas quando se soube que os israelitas estavam vindo. Ninguém podia entrar nem sair.
2 Mas o SENHOR disse a Josué:
—Vou entregar nas suas mãos a cidade de Jericó, o seu rei e os seus soldados. 3 Uma vez por dia, marche em volta da cidade com todos os soldados. Faça isso durante seis dias. 4 Na frente da arca irão sete sacerdotes, cada um deles com uma trombeta feita de chifre de carneiro. Mas, no sétimo dia, vocês darão sete voltas ao redor da cidade, enquanto os sacerdotes tocam as trombetas. 5 Quando for ouvido um toque prolongado das trombetas, o povo gritará com toda a força, e o muro da cidade cairá. Então o povo atacará a cidade, cada um entrando pelo lugar que estiver diretamente na sua frente.
6 Josué, filho de Num, reuniu os sacerdotes e lhes disse:
—Levantem a arca da aliança do SENHOR e sete sacerdotes, com sete trombetas de chifre de carneiro, marchem na frente da arca.
7 Depois disse ao povo:
—Marchem uma vez em volta da cidade, com o exército na frente da arca do SENHOR.
8 Quando Josué acabou de falar, os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas diante do SENHOR saíram na frente, tocando as trombetas. A arca da aliança do SENHOR seguia atrás deles. 9 O exército marchava na frente dos sete sacerdotes que tocavam as trombetas. Os outros homens de guerra marchavam atrás da arca. Enquanto marchavam as trombetas estavam sempre tocando. 10 Mas Josué tinha ordenado ao povo:
—Não gritem, nem levantem a voz! Não digam uma só palavra até o dia em que eu falar: “Gritem!”, só então poderão gritar.
11 Josué ordenou que a arca desse uma volta ao redor da cidade. Depois voltaram para o acampamento, onde passaram a noite.
12 No dia seguinte, Josué se levantou cedo e os sacerdotes levaram outra vez a arca do SENHOR. 13 Todos marcharam em volta da cidade como no dia anterior: na frente ia o exército, depois os sete sacerdotes tocando as trombetas diante da arca do SENHOR, seguiam os sacerdotes que levavam a arca e, por fim, os outros homens. 14 No segundo dia, também deram uma volta ao redor da cidade e regressaram ao acampamento. Fizeram a mesma coisa durante seis dias.
15 No sétimo dia, os israelitas se levantaram ao amanhecer e marcharam em volta da cidade como tinham feito antes. Mas, nesse dia, eles deram sete voltas ao redor da cidade. 16 Na sétima vez, quando os sacerdotes tocaram as trombetas, Josué disse a todos:
—Gritem! O SENHOR já lhes deu a vitória, esta cidade é de vocês! 17 A cidade e tudo o que nela existe deverá ser considerado consagrado ao SENHOR. Por isso devem destruir tudo. Só a prostituta Raabe e aqueles que estiverem na casa dela não serão destruídos, porque ela escondeu os mensageiros que enviamos. 18 Lembrem-se, todo o restante deverá ser totalmente destruído. Não tirem nada da cidade pois tudo está consagrado ao SENHOR para destruição. Se alguém tirar alguma coisa, trará a destruição e a desgraça para o acampamento de Israel. 19 Também são sagrados e pertencem ao SENHOR a prata, o ouro, os objetos de bronze e de ferro. Todas essas coisas deverão ser colocadas no tesouro do SENHOR.
20 Então os sacerdotes tocaram as trombetas. Ao som das trombetas, o povo gritou com toda a força e o muro caiu. O povo entrou na cidade e a conquistou. 21 Consagraram tudo à destruição. Mataram à espada homens e mulheres, jovens e velhos, bois, ovelhas e jumentos.
29 Pela fé o povo atravessou o Mar Vermelho como se estivessem andando por terra seca; mas quando os egípcios tentaram atravessar, eles se afogaram.
30 Pela fé caíram as muralhas da cidade de Jericó, depois de terem sido rodeadas pelo povo por sete dias.
31 Foi por fé, ainda, que Raabe, a prostituta, não foi destruída com aqueles que eram desobedientes, pois ela tinha recebido bem os espiões.
32 E o que mais direi ainda? Na verdade me faltaria tempo para falar a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. 33 Pela fé eles conquistaram reinos, fizeram o que era justo, receberam os benefícios que Deus lhes havia prometido e fecharam bocas de leões. 34 Eles apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos pela espada. Eles ainda transformaram a fraqueza em força, foram poderosos na guerra e derrotaram exércitos estrangeiros.
35 Pela fé, mulheres receberam os seus mortos de volta, mediante a ressurreição. Alguns foram torturados e até mesmo se recusaram a ser libertados, para que pudessem ser ressuscitados para uma vida melhor. 36 Alguns passaram por humilhações e foram surrados, ao passo que outros foram acorrentados e colocados em prisões. 37 Outros foram apedrejados, serrados pelo meio e mortos à espada. Eles andaram de um lado para o outro, vestidos de peles de ovelhas e de cabras. Eram pobres, perseguidos e maltratados. 38 Estes homens, dos quais o mundo não era digno, andavam vagando pelos desertos, pelos montes, pelas covas e pelos buracos da terra.
39 Ora, todas estas pessoas foram aprovadas por Deus por causa de sua fé. Mas nenhuma delas recebeu o que Deus havia prometido. 40 Deus tinha planejado algo melhor para nós. Ele queria nos tornar perfeitos. Claro, ele queria que essas pessoas de fé também se tornassem perfeitas. Mas ele não queria que eles desfrutassem dessa bênção sem nós.
Devemos imitar o exemplo de Cristo
12 E quanto a nós, temos esta grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, vamos pôr de lado tudo o que nos atrapalha, o pecado que nos amarra, e vamos correr com perseverança a corrida que está à nossa frente. 2 Vamos fixar os nossos olhos em Jesus, que é a fonte da nossa fé e é quem a torna completa. Ele, em troca da alegria que lhe tinha sido oferecida, suportou a cruz, sem fazer caso da humilhação que sofreu. E agora ele está sentado à direita do trono de Deus.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International