Revised Common Lectionary (Complementary)
Moisés pede ao povo para ser obediente
4 —E agora, povo de Israel, ouçam os decretos e as leis que estou ensinando a vocês. Façam o que eu mando para que assim vocês continuem vivendo. Então poderão possuir a terra que o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, lhes dá. 2 Não acrescentem nenhuma palavra aos mandamentos que eu lhes dou nem tirem nenhuma palavra. Mas obedeçam aos mandamentos do SENHOR, seu Deus, que eu lhes dou.
6 Obedeçam sempre a estas leis, assim os outros povos conhecerão a sua sabedoria e entendimento. Quando ouvirem falar das suas leis, eles dirão: “As pessoas desta grande nação são sábias e inteligentes!”
7 —O nosso Deus está perto de nós quando lhe pedimos ajuda. Não há outra nação que tenha um Deus como o nosso. 8 E não há outra nação que tenha leis e decretos tão bons como os que hoje lhes apresento. 9 Mas tenham cuidado, muito cuidado para que nunca se esqueçam daquilo que vocês viram com os seus próprios olhos. Contem tudo o que viram aos seus filhos e netos.
Quem pode estar com Deus?
Salmo de Davi.
15 SENHOR, quem pode chegar ao seu templo?
Quem pode estar no seu monte santo[a]?
2 Só aquele que vive com honestidade, que faz o que é justo,
que é sincero e verdadeiro no que diz.
3 Aquele que não fala mal de ninguém,
e que não faz mal aos seus semelhantes,
nem insulta os seus vizinhos.
4 Só aquele que se afasta das pessoas que Deus despreza,
e que respeita as pessoas que têm temor pelo SENHOR.
A pessoa que cumpre o que promete,
ainda que tenha que se sacrificar para fazer isso.
5 A pessoa que não cobra juros quando faz empréstimos,
e que não se deixa subornar para prejudicar os inocentes.
Só quem leva uma vida assim poderá estar sempre junto a Deus.
17 Tudo o que é bom e todo dom que é perfeito vem lá do céu, do Pai que criou as luzes celestiais. Nele não há variação nem qualquer mudança que produza sombra. 18 Ele decidiu nos tornar seus filhos pela mensagem da verdade, para que possamos ocupar o primeiro e mais importante lugar entre todas as suas criaturas.
Ouvir e praticar
19 Lembrem-se destas coisas, meus queridos irmãos: cada um de vocês deve estar mais pronto para ouvir do que para falar. Não fiquem irados com facilidade. 20 Porque a ira humana não leva à vida justa que Deus quer que tenhamos. 21 Portanto, evitem tudo o que é imoral e deixem de praticar as coisas más que tanto os influenciam. Aceitem com mansidão a mensagem que Deus plantou em seus corações, a qual é poderosa para salvar as suas almas.
22 Vocês devem praticar o que a mensagem ensina e não devem somente ouvir, enganando a vocês mesmos. 23 Porque, se alguém ouve a mensagem de Deus e não pratica o que ela ensina, é como uma pessoa que olha o seu rosto num espelho. 24 Ele dá uma boa olhada em si mesmo, depois sai e logo se esquece de como era a sua aparência. 25 Mas se alguém examinar bem a lei perfeita (a qual traz liberdade) e continuar firme nela, não apenas como um ouvinte negligente mas como um praticante ativo, esse será feliz no que realizar.
A religião que é aceita por Deus
26 Se alguém pensa ser religioso, engana a si mesmo, se não souber controlar a sua língua, e a sua religião não vale nada. 27 A religião pura e verdadeira que é aceita por Deus Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas aflições, e guardar a si mesmo incontaminado do mundo.
A lei de Deus e a tradição dos judeus
(Mt 15.1-20)
7 Depois disto, os fariseus e alguns dos professores da lei, que tinham vindo de Jerusalém, se aproximaram de Jesus e 2 repararam que alguns dos seus discípulos estavam comendo com mãos impuras, isto é, estavam comendo sem antes terem lavado as mãos. 3 (Pois os fariseus e todos os outros judeus não comem sem antes lavar suas mãos com muito cuidado, mantendo a tradição dos antigos. 4 Quando voltam dos mercados das praças, eles não comem nada que não tenha sido muito bem lavado. E há também muitas outras tradições que eles observam, tais como a lavagem de copos, de jarros e até de panelas de metal.)[a] 5 Então os professores da lei e os fariseus perguntaram a Jesus:
—Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas ao invés disso, comem com as mãos impuras?
6 Mas Jesus lhes disse:
—Isaías tinha razão quando profetizou a respeito de vocês, hipócritas, quando escreveu:
“Este povo me honra com os seus lábios,
mas o seu coração está longe de mim.
7 O culto que eles me prestam não vale nada,
pois os ensinamentos que eles ensinam são mandamentos feitos por homens”.(A)
8 —Vocês deixam de lado o mandamento de Deus e se apegam à tradição dos homens.
14 Jesus chamou a multidão para perto de si novamente e lhes disse:
—Escutem todos o que eu vou dizer, e entendam: 15 Não há nada fora de uma pessoa que, ao entrar nela, a torne impura. Mas, o que sai da pessoa é o que a contamina.
21 pois é de dentro, do coração de cada um, que saem os maus pensamentos, os atos imorais, os roubos e os assassinatos. 22 É do coração também que saem os adultérios, as avarezas, as maldades, a má-fé, a imoralidade, a inveja, as calúnias, a arrogância e a tolice. 23 Todos estes males vêm de dentro, e são essas coisas que tornam uma pessoa impura.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International