Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 15

Quem pode estar com Deus?

Salmo de Davi.

15 SENHOR, quem pode chegar ao seu templo?
    Quem pode estar no seu monte santo[a]?
Só aquele que vive com honestidade, que faz o que é justo,
    que é sincero e verdadeiro no que diz.
Aquele que não fala mal de ninguém,
    e que não faz mal aos seus semelhantes,
    nem insulta os seus vizinhos.
Só aquele que se afasta das pessoas que Deus despreza,
    e que respeita as pessoas que têm temor pelo SENHOR.
A pessoa que cumpre o que promete,
    ainda que tenha que se sacrificar para fazer isso.
A pessoa que não cobra juros quando faz empréstimos,
    e que não se deixa subornar para prejudicar os inocentes.

Só quem leva uma vida assim poderá estar sempre junto a Deus.

Êxodo 32:1-14

O bezerro de ouro

32 O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então se reuniram em volta de Aarão e lhe disseram:

—Faça para nós um deus[a] que nos guie, porque não sabemos o que aconteceu com Moisés, o homem que nos tirou do Egito.

Aarão disse ao povo:

—Tirem os brincos de ouro que as suas esposas, filhos e filhas têm nas orelhas e tragam-nos a mim.

E todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Aarão. Aarão recebeu o ouro, o derreteu e, com uma ferramenta própria, fez um ídolo na forma de um bezerro. E todo o povo disse:

—Israel, aqui está o deus que os tirou do Egito!

Quando Aarão viu aquilo, construiu um altar em frente do bezerro e anunciou:

—Amanhã celebraremos uma festa em honra do SENHOR.

Na manhã seguinte o povo se levantou cedo e ofereceu sacrifícios queimados e sacrifícios de comunhão. Depois o povo sentou-se para comer e beber e se levantou para se divertir.

Então o SENHOR disse a Moisés:

—Desça depressa, porque o povo que você tirou do Egito cometeu um grande pecado. Esqueceram-se daquilo que eu tinha lhes ordenado. Eles fizeram um bezerro de ouro, inclinaram-se diante dele em adoração e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: “Israel, aqui está o deus que os tirou do Egito!”

O SENHOR disse a Moisés:

10 —Agora vi que este povo é teimoso e rebelde. Portanto, deixe-me, porque estou muito irritado contra eles e vou destruí-los. Mas farei de você uma grande nação.

11 Moisés implorou ao SENHOR, seu Deus, dizendo:

—Ó SENHOR, por que está tão irritado contra o seu povo, o povo que tirou do Egito com grande força e poder? 12 Se o Senhor fizer isso, o povo do Egito irá dizer: “Foi para lhes fazer mal que os libertou. Foi para matá-los nas montanhas e removê-los da superfície da terra”. Não esteja tão irritado e abandone a ideia de fazer mal ao seu povo. 13 Lembre-se dos seus servos Abraão, Isaque e Israel. O Senhor jurou pelo seu nome e prometeu a eles: “Multiplicarei os seus descendentes e farei com que vocês sejam tantos como as estrelas do céu. E esta terra que lhes prometi será dos seus descendentes para sempre”.

14 Então o SENHOR teve compaixão e não destruiu o seu povo como tinha dito que ia fazer.

Tiago 1:1-8

Introdução

De Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, a todo o povo de Deus[a] que está espalhado pelo mundo: saudações.

Fé e sabedoria

Meus irmãos, considerem como motivo de alegria o fato de passarem por vários tipos de provações. Pois vocês sabem que a sua fé, depois de ter sido colocada à prova e confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e completos, sem faltar nada.

Porém, se algum de vocês sente falta de sabedoria, peça-a a Deus e ele lhe dará, pois ele é generoso para com todos e não censura ninguém. Mas peça com fé, sem duvidar de nada, pois aquele que duvida é como a onda do mar, agitada e levada de um lado para outro pelo vento. A pessoa que é assim não deve pensar que receberá alguma coisa do Senhor, pois ela não sabe o que quer e é inconstante em tudo o que faz.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International