Revised Common Lectionary (Complementary)
A sabedoria e a loucura
9 A sabedoria construiu a sua casa;
a firmou com sete colunas.
2 Matou animais para o banquete, preparou o vinho
e pôs a comida na mesa.
3 Depois enviou as suas criadas para proclamarem
do ponto mais alto da cidade:
4 “Venham todos os que precisam aprender”.
E também convidou os inexperientes, dizendo:
5 “Venham comer a minha comida
e beber o vinho que preparei.
6 Procurem ter juízo e terão vida.
Sigam o caminho do conhecimento”.
9 Temam ao SENHOR, vocês que são os seus santos,
porque nada falta aos que o temem.
10 Até os mais ricos[a] passam fome, porque lhes falta comida.
Mas nada faltará àqueles que procuram a ajuda do SENHOR.
11 Venham, meus filhos, escutem.
Eu lhes ensinarei a temer o SENHOR.
12 Quem ama a vida
e deseja ter uma vida feliz,
13 tenha cuidado para não falar mal de ninguém
e para não mentir.
14 Afaste-se do mal e faça o bem;
procure a paz e não desista até alcançá-la.
15 Portanto, tomem cuidado com a maneira como vocês vivem. Não vivam como ignorantes, mas como sábios 16 que aproveitam ao máximo cada oportunidade para fazer o bem, pois vivemos numa época má. 17 Por isso não sejam tolos, mas procurem entender qual é a vontade do Senhor. 18 E não continuem a se embriagar com vinho, pois isso vai levá-los à ruína espiritual, mas encham-se com o Espírito, 19 e como consequência de estar cheios do Espírito vocês serão capazes de animar uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais; e também serão capazes de cantar e louvar de coração ao Senhor; 20 e também serão capazes de agradecer sempre a nosso Deus e Pai por tudo, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu e quem comer deste pão viverá para sempre. Este pão é o meu corpo, e eu darei o meu corpo para que o mundo possa ter vida.
52 Então os judeus começaram a discutir entre eles:
—Como pode este homem nos dar para comer o seu próprio corpo?
53 Jesus disse:
—Digo a verdade a vocês: Vocês têm que comer o corpo do Filho do Homem e têm que beber o seu sangue. Se não fizerem isto, vocês não terão vida dentro de vocês. 54 Quem come do meu corpo e bebe do meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. 55 O meu corpo é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Quem comer do meu corpo e beber do meu sangue permanece em mim e eu nele. 57 O Pai me enviou. O Pai vive e eu vivo por causa do Pai. Assim, quem comer a minha carne também viverá por meio de mim. 58 Eu não sou como o pão que os vossos pais comeram. Eles comeram esse pão e mesmo assim morreram. Eu sou o pão que desceu do céu e quem comer deste pão viverá para sempre.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International