Revised Common Lectionary (Complementary)
Quem pode estar com Deus?
Salmo de Davi.
15 SENHOR, quem pode chegar ao seu templo?
Quem pode estar no seu monte santo[a]?
2 Só aquele que vive com honestidade, que faz o que é justo,
que é sincero e verdadeiro no que diz.
3 Aquele que não fala mal de ninguém,
e que não faz mal aos seus semelhantes,
nem insulta os seus vizinhos.
4 Só aquele que se afasta das pessoas que Deus despreza,
e que respeita as pessoas que têm temor pelo SENHOR.
A pessoa que cumpre o que promete,
ainda que tenha que se sacrificar para fazer isso.
5 A pessoa que não cobra juros quando faz empréstimos,
e que não se deixa subornar para prejudicar os inocentes.
Só quem leva uma vida assim poderá estar sempre junto a Deus.
15 Então Moisés desceu do monte levando nas mãos as duas tábuas de pedra do Testemunho, que estavam escritas nos dois lados, na frente e atrás. 16 As tábuas de pedra tinham sido feitas por Deus. E os mandamentos que estavam gravados nelas tinham sido escritos por Deus.
17 Quando Josué ouviu os gritos do povo, disse a Moisés:
—Há gritos de guerra no acampamento.
18 Moisés respondeu:
—Não ouço gritos de vitória, nem lamentos de derrota. O que ouço é o som de pessoas cantando.
19 Moisés ficou muito irritado quando chegou ao acampamento e viu o bezerro de ouro e o povo dançando. Então atirou as tábuas ao chão, e elas se partiram em pedaços junto ao monte. 20 E Moisés agarrou o bezerro que o povo tinha feito, o lançou ao fogo e fez com que se tornasse pó. Depois espalhou o pó na água e fez com que os israelitas bebessem daquela água.
21 E Moisés perguntou a Aarão:
—Que mal lhe fez o povo para que o tenha feito cometer um pecado tão grande?
22 Aarão respondeu:
—Senhor, não se irrite comigo. Bem sabe que o povo está sempre disposto a fazer o mal. 23 Eles me disseram: “Faça para nós um deus que nos guie, porque não sabemos o que aconteceu com Moisés, o homem que nos tirou do Egito”. 24 Então eu disse: “Quem tiver ouro, tire-o e traga-o a mim”. Depois eu joguei o ouro no fogo e saiu este bezerro.
25 Moisés viu que o povo estava desenfreado e que os seus inimigos se riam deles, porque Aarão tinha deixado que eles fizessem o que queriam. 26 Então Moisés se colocou na entrada do acampamento e disse:
—Aqueles que estão do lado do SENHOR juntem-se a mim.
Todos os levitas se juntaram a ele. 27 E Moisés lhes disse:
—Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: “Cada um de vocês pegue a sua espada, percorra todo o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho”.
28 Os levitas fizeram o que Moisés disse. Nesse dia morreram uns 3.000 homens. 29 Depois Moisés disse:
—Hoje vocês se consagraram ao SENHOR, sacrificando os seus filhos e irmãos. Por isso, o SENHOR abençoou vocês hoje.
30 Na manhã seguinte Moisés disse ao povo:
—Vocês cometeram um grande pecado. Mas vou subir para junto do SENHOR, talvez possa fazer uma oferta para que vocês sejam perdoados.
31 E Moisés subiu até ao SENHOR e disse:
—Por favor, Senhor, ouça-me. Este povo cometeu um grande pecado, eles fizeram um deus de ouro para adorá-lo. 32 Mas agora, peço que perdoe os seus pecados. Se o Senhor não os perdoar, apague também o meu nome do livro[a] que escreveu.
33 O SENHOR disse a Moisés:
—Só apago do meu livro aqueles que pecam contra mim. 34 Agora desça e guie o povo para onde eu disse a você. O meu anjo irá na sua frente para guiá-lo. No entanto, quando chegar o dia, castigarei os que pecaram contra mim.
35 E o SENHOR castigou o povo por adorar o bezerro que Aarão tinha feito.
A verdadeira riqueza
9 O irmão de condição humilde deve se orgulhar de Deus ter-lhe dado riquezas espirituais. 10 E o irmão rico deve se orgulhar de Deus tê-lo feito humilde, pois ele desaparecerá como a flor do campo. 11 O sol se levanta com o seu ardente calor; a planta seca, a sua flor cai e a beleza dela desaparece. Assim também o rico desaparecerá, juntamente com os seus negócios.
Deus não tenta ninguém
12 Feliz é aquela pessoa que suporta com perseverança a provação porque, depois de ter sido aprovada, ela receberá a coroa[a] da vitória, que é a vida eterna, que Deus prometeu aos que o amam. 13 Ninguém ao ser tentado deve dizer: “Esta tentação vem de Deus”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. 14 Mas cada um é tentado pelos seus próprios maus desejos, quando estes desejos o atraem e o seduzem. 15 Estes maus desejos, depois de conceber, dão à luz o pecado. E o pecado, depois de crescido, gera a morte.
16 Não se enganem, meus queridos irmãos.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International