Read the Gospels in 40 Days
A missão dos doze apóstolos
(Mc 3.13-19; 6.7-13; Lc 6.12-16; 9.1-6)
10 Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu poder tanto para expulsarem demônios como para curarem toda espécie de enfermidade. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos:
Simão, também chamado Pedro,
e André, seu irmão;
os irmãos Tiago e João, filhos de Zebedeu;
3 Filipe;
Bartolomeu;
Tomé;
Mateus, o cobrador de impostos;
Tiago, filho de Alfeu;
Tadeu;
4 Simão, o zelote[a];
e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.
5 Jesus enviou estes doze homens com a seguinte ordem:
—Não entrem em nenhuma cidade cujo povo não seja judeu, nem em nenhuma das cidades dos samaritanos. 6 Ao invés disso, procurem as pessoas da nação de Israel, que são como ovelhas perdidas. 7 Vão e proclamem esta mensagem: “O reino de Deus está próximo!” 8 Curem os leprosos e os outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam este poder de graça, portanto façam tudo isso de graça. 9 Vocês não devem levar nenhum dinheiro, nem ouro, nem prata, nem cobre; 10 e nem sacola de viagem. Também não devem levar nem roupas extras, nem sandálias, nem cajado. Digo isto porque todo trabalhador merece receber o seu alimento.
11 —Quando vocês chegarem a uma cidade ou a uma vila, procurem uma pessoa de confiança e fiquem com ela até a hora de irem embora. 12 Quando vocês entrarem numa casa, cumprimentem as pessoas. 13 Se as pessoas da casa forem dignas, que a paz que vocês desejarem a elas ao cumprimentá-las permaneça sobre elas. Mas se não forem dignas, que a sua paz volte para vocês. 14 Se alguma casa ou alguma cidade se recusar a recebê-los ou a ouvir o que vocês têm para dizer, então saiam de lá. E quando vocês estiverem indo embora, sacudam a poeira das suas sandálias.[b] 15 Digo a verdade a vocês: No Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com o povo das cidades de Sodoma e de Gomorra do que para com as pessoas daquela cidade.
Aviso aos discípulos
(Mc 13.9-13; Lc 21.12-17)
16 —Escutem, eu estou enviando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam, portanto, espertos como cobras e simples como pombas. 17 Tenham cuidado com as pessoas, pois elas vão levá-los aos tribunais e vão chicoteá-los nas sinagogas deles. 18 Vocês serão levados para serem julgados diante de governadores e de reis por minha causa, e lá vocês terão oportunidade de testemunhar tanto aos judeus como também aos que não são judeus. 19 Quando forem presos, não se preocupem nem com “o que” vocês vão falar nem com “a maneira pela qual” vocês vão falar. Quando chegar a hora certa, lhes será dito o que vocês devem falar. 20 Lembrem-se de que não serão vocês que estarão falando, e sim o Espírito do Pai é que estará falando por intermédio de vocês.
21 —Algumas pessoas entregarão seus próprios irmãos para serem mortos e outras entregarão seus próprios filhos. Filhos se voltarão contra seus pais e os matarão. 22 Vocês serão odiados por todos por causa do meu nome, mas aquele que permanecer firme até o fim será salvo. 23 Quando vocês estiverem sendo perseguidos numa cidade, fujam para outra, pois eu lhes digo que o Filho do Homem voltará antes que vocês consigam percorrer todas as cidades de Israel.
24 —Nenhum discípulo é mais importante do que o seu mestre, nem nenhum escravo é mais importante do que o seu senhor. 25 O discípulo deve ficar satisfeito em ser como o seu mestre e o escravo em ser como o seu senhor. Se até mesmo o chefe da família é chamado de Belzebu[c], o que então não falarão dos membros da família?
Temam a Deus e não aos homens
(Lc 12.2-7)
26 —Não tenham medo daqueles homens, pois não há nada que esteja oculto e que não venha a ser revelado, nem nada que esteja escondido que não seja descoberto. 27 Eu quero que vocês digam à luz do dia o que estou dizendo às escuras e que gritem em voz alta o que estou dizendo em particular. 28 Não tenham medo daqueles que podem matar o corpo, mas não podem matar a alma. Mas antes, tenham medo daquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. 29 Vocês podem comprar dois pardais com pouco dinheiro, mas nem um só deles cai no chão sem a permissão do Pai de vocês. 30 Até mesmo os fios de cabelo das suas cabeças estão contados! 31 Por isso, não tenham medo. Vocês valem muito mais do que muitos pardais.
Afirmar e negar a Cristo
(Lc 12.8-9)
32 Se alguém afirmar publicamente ser meu seguidor, então eu também afirmarei diante de meu Pai que está no céu que tal pessoa é meu seguidor. 33 Mas aquele que me negar publicamente, eu também o negarei diante de meu Pai que está no céu.
Divisões por causa de Jesus
(Lc 12.51-53; 14.26-27)
34 —Não pensem que vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer paz, mas sim conflito. 35 Eu vim para fazer com que estas coisas aconteçam:
“O filho ficará contra o seu pai,
a filha ficará contra a sua mãe,
a nora ficará contra a sua sogra
36 e os inimigos de uma pessoa
serão os da sua própria família”.(A)
37 —Quem ama a seu pai ou a sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; e quem ama a seu filho ou a sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38 Quem não tomar a sua cruz e me seguir, não é digno de mim. 39 Aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que perder sua vida por minha causa, irá salvá-la.
Recompensas por seguir a Cristo
(Mc 9.41)
40 —Quem recebe a vocês, recebe também a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41 Quem recebe um profeta pelo fato de ele ser profeta, receberá a recompensa que Deus dá a um profeta. Quem recebe a um homem justo pelo fato de ele ser justo, receberá a recompensa que Deus dá a uma pessoa justa. 42 E lhes digo também isto: Qualquer pessoa que der mesmo que seja um copo de água fria a qualquer um destes pequeninos, que são meus seguidores, por causa do meu nome, sem dúvida que também receberá a sua recompensa.
João Batista envia mensageiros a Jesus
(Lc 7.18-35)
11 Quando Jesus terminou de dar essas instruções a seus doze discípulos, partiu dali e foi ensinar e proclamar a sua mensagem em outras cidades da Galileia.
2 Quando João, que estava na prisão, ouviu falar a respeito de todas as coisas que Jesus estava fazendo, mandou seus discípulos perguntarem a Jesus:
3 —O senhor é aquele que ia vir, ou ainda devemos esperar por outro?
4 E Jesus lhes respondeu:
—Vão e digam a João Batista tudo o que vocês estão vendo e ouvindo, isto é: 5 Os cegos veem, os coxos estão andando normalmente, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e os pobres ouvem as Boas Novas. 6 Feliz é aquele que não vê dificuldade em me aceitar.
7 Quando os discípulos de João Batista estavam indo embora, Jesus se dirigiu às multidões e começou a falar a respeito de João, dizendo:
—O que vocês esperavam ver no deserto quando foram ao encontro de João? Uma cana sacudida pelo vento? 8 O que vocês foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os homens vestidos com roupas finas são encontrados nos palácios e não no deserto! 9 Mas o que é que vocês foram ver? Um profeta? Sim, e eu lhes digo que o homem que vocês viram é muito mais do que um profeta! 10 João é aquele a respeito de quem está escrito:
“Olhem, eu estou enviando o meu mensageiro antes de você,
e ele vai à sua frente para preparar o caminho para você”.(B)
11 —Digo-lhes a verdade: De todos os homens que nasceram, não há nenhum que seja mais importante do que João Batista. E ainda assim, o menor no reino de Deus é maior do que ele. 12 Desde a época em que João Batista começou a anunciar as Boas Novas até agora, o reino de Deus tem sofrido muito. Ele tem sido atacado violentamente por homens malvados que tentam conquistá-lo à força. 13 Antes que João viesse, tanto os profetas como a lei de Moisés profetizaram as coisas que iriam acontecer, 14 e se vocês querem aceitar o que a lei e o que os profetas disseram, João Batista é o Elias que estava para vir. 15 Quem pode ouvir, ouça.
16 —Com o que eu poderia comparar esta gente de hoje? São como grupos de crianças que, sentadas na praça, gritam umas às outras:
17 “Nós tocamos músicas alegres
e vocês não dançaram;
cantamos músicas tristes
e vocês não choraram!”
18 Isto ocorreu também com João Batista. Ele jejuava e não bebia vinho e, mesmo assim, as pessoas diziam: “Ele tem demônio!” 19 Depois veio o Filho do Homem. Ele come, bebe vinho e as pessoas dizem: “Olhem para este homem! Não passa de um comilão e beberrão! Ele é amigo de cobradores de impostos e pecadores”. A sabedoria, entretanto, encontra sua razão de ser em suas obras.
Um alerta para aqueles que rejeitam Jesus
(Lc 10.13-15)
20 Depois Jesus começou a acusar as cidades nas quais tinha feito numerosos milagres, pois os seus moradores não tinham mudado a sua forma de pensar nem de viver. Ele dizia:
21 —Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Digo isto pois, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, há muito que o povo daquelas cidades já teria mudado a sua forma de pensar e de viver e como prova dessa mudança eles teriam usado roupas de saco e derramado cinzas sobre suas cabeças. 22 Mas eu lhes digo que no Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com as cidades de Tiro e de Sidom do que para com vocês! 23 E você, cidade de Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Você será jogada no lugar dos mortos. Digo isto pois, se os milagres que foram feitos aí tivessem ocorrido na cidade de Sodoma, ela ainda existiria hoje! 24 Mas eu lhes digo que no Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com o povo da cidade de Sodoma do que para com vocês!
Jesus oferece descanso a quem o aceitar
(Lc 10.21-22)
25 Naquela ocasião Jesus disse:
—Pai, Senhor do céu e da terra! Eu lhe agradeço por ter escondido estas coisas dos sábios e dos entendidos e por tê-las mostrado aos que são simples como as crianças. 26 Sim, Pai, pois esta era a sua vontade.
27 —Todas as coisas foram dadas a mim pelo meu Pai. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar. 28 Venham a mim todos vocês que estão cansados ou sobrecarregados e eu lhes darei descanso. 29 Aceitem o meu ensino[d] e aprendam de mim, pois eu sou paciente e tenho espírito humilde. Dessa forma vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Eu digo isso pois o meu ensino é agradável e a carga que lhes dou para carregar é leve.
Jesus é Senhor do sábado
(Mc 2.23-28; Lc 6.1-5)
12 Naquela mesma época, num sábado, Jesus estava atravessando um campo de trigo. Seus discípulos tiveram fome e então começaram a colher algumas espigas e a comê-las. 2 Quando os fariseus viram aquilo, disseram a Jesus:
—Olhe! Os seus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer no sábado!
3 Jesus, porém, lhes perguntou:
—Por acaso vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam com fome? 4 Davi entrou na casa de Deus e, tanto ele como os seus companheiros comeram dos pães consagrados a Deus, os quais não era permitido comer, nem a ele nem aos seus companheiros. Somente os sacerdotes podiam comê-los. 5 Ou, por acaso, vocês também nunca leram na lei de Moisés que os sacerdotes, ao ficar trabalhando no templo aos sábados, desobedecem à lei e ficam sem culpa? 6 Pois eu lhes digo que aqui está alguém que é maior do que o templo. 7 Se vocês soubessem o que as Escrituras querem dizer com: “Eu quero de vocês compaixão em vez de sacrifícios de animais”(C), não condenariam pessoas inocentes. 8 Pois o Filho do Homem é Senhor do sábado.
Jesus cura um homem no sábado
(Mc 3.1-6; Lc 6.6-11)
9 Jesus saiu dali e foi para a sinagoga deles. 10 Havia ali um homem que tinha uma das mãos paralizada. Alguns judeus, então, se aproximaram de Jesus e perguntaram:
—É permitido curar alguém no sábado?
(Eles tinham perguntado aquilo pois queriam arranjar um meio de acusar Jesus de desobedecer a lei.) 11 Mas Jesus lhes disse:
—Suponhamos que um de vocês tenha uma ovelha e que ela caia num poço num sábado. Será que você não se esforçará para tirá-la de lá? 12 Ora, não vale uma pessoa muito mais do que uma ovelha? Portanto, é permitido fazer o bem no sábado.
13 Depois Jesus se dirigiu ao homem que tinha a mão paralizada e lhe disse:
—Estenda a sua mão.
E quando o homem a estendeu, ela sarou completamente, ficando igual à outra.
14 Os fariseus foram embora e começaram a fazer planos para matar a Jesus.
Jesus é o servo escolhido por Deus
15 Quando Jesus descobriu o que os fariseus queriam fazer contra ele, saiu dali.
Muitas pessoas o seguiram e ele curou todos os doentes, 16 e lhes advertiu para que não contassem a ninguém quem ele era. 17 Isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito por Deus por meio do profeta Isaías:
18 “Aqui está o meu servo!
Fui eu que o escolhi!
Eu o amo,
e ele me dá muita alegria.
Porei nele o meu Espírito,
e ele proclamará justiça para todas as nações.
19 Ele não discutirá nem gritará,
e ninguém ouvirá a sua voz nas praças.
20 Ele não quebrará o ramo que já está trincado,
e nem tampouco apagará a luz que já está fraca.
Ao contrário! Ele persistirá até que a justiça triunfe.
21 E então, todas as nações depositarão nele suas esperanças”.(D)
O poder de Jesus vem de Deus
(Mc 3.20-30; Lc 11.14-23; 12.10)
22 Depois disto, algumas pessoas levaram até Jesus um homem cego e mudo, pois estava possuído por um demônio. Jesus o curou e ele passou a falar e a ver. 23 Todas as pessoas ficaram muito admiradas e começaram a dizer:
—Será que este homem é o Filho de Davi?
24 Quando os fariseus ouviram o que o povo estava falando, pensavam:
—É pelo poder de Belzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios.
25 Jesus, porém, sabia o que eles estavam pensando e lhes disse:
—Todo reino que se divide contra si mesmo ficará arruinado. E toda cidade ou família que se divide contra si mesma não pode perdurar. 26 Se Satanás expulsa o próprio Satanás, isto quer dizer que o seu reino está dividido contra si mesmo. Como pode o seu reino continuar a existir? 27 Se é verdade que eu expulso demônios pelo poder de Belzebu, então pelo poder de quem é que os expulsam aqueles que seguem a vocês? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente errados. 28 Porém, se eu expulso demônios pelo poder do Espírito de Deus, isso prova que o reino de Deus chegou até vocês. 29 Ou, como poderia alguém entrar na casa de um homem forte e lhe roubar tudo o que tem sem primeiro prendê-lo? Somente depois de prender o homem forte é que ele será capaz de roubar a casa.
30 —Aquele que não está a meu favor, está contra mim; e aquele que não me ajuda a ajuntar, espalha. 31 É por isso que eu lhes digo: Deus perdoará às pessoas por todo pecado e insulto, mas o insulto contra o Espírito não será perdoado. 32 Quem fala mal do Filho do Homem será perdoado, mas quem fala mal do Espírito Santo não será perdoado, nem neste mundo nem no mundo que há de vir.
O que você faz mostra quem você é
(Lc 6.43-45)
33 —Para vocês terem bons frutos, vocês devem ter uma árvore boa. Se a árvore não presta, seus frutos também não prestarão. É pelos frutos que se conhece a árvore. 34 Raça de cobras venenosas! Como podem dizer coisas boas sendo maus? O que a pessoa fala mostra o que existe no seu interior. 35 A pessoa boa tira coisas boas do bem que tem acumulado em si, enquanto que a pessoa má tira coisas más do mal que tem acumulado em si. 36 Eu lhes digo isto: No Dia do Julgamento todas as pessoas terão de prestar contas de todas as coisas inúteis que disseram; 37 pois pelas suas palavras você será declarado justo ou condenado.
Algumas pessoas duvidam da autoridade de Jesus
(Mc 8.11-12; Lc 11.29-32)
38 Depois, alguns professores da lei e alguns fariseus pediram a Jesus:
—Mestre, nós queremos que o senhor faça um milagre que possamos ver.
39 Jesus, porém, lhes disse:
—As pessoas de uma geração má e infiel andam à procura de um sinal. Mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o sinal dado ao profeta Jonas. 40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites dentro do estômago do grande peixe, também o Filho do Homem estará três dias e três noites no mundo dos mortos. 41 No Dia do Julgamento o povo da cidade de Nínive[e] vai se levantar com as pessoas desta geração e vai condená-las, pois o povo daquela cidade mudou a sua maneira de pensar e de viver quando ouviu a mensagem de Jonas. E eu afirmo que quem está aqui agora é superior a Jonas! 42 No Dia do Julgamento, a Rainha do Sul[f] vai se levantar com as pessoas desta geração e condená-las, pois ela veio do outro lado do mundo para ouvir a sabedoria de Salomão. E eu afirmo que quem está aqui agora é superior a Salomão.
O perigo do vazio espiritual
(Lc 11.24-26)
43 —Quando um demônio sai de uma pessoa, ele atravessa lugares desertos à procura de descanso. Como não encontra, 44 diz: “Voltarei para a casa de onde vim”. Quando ele volta, encontra a casa vazia, limpa e arrumada. 45 Então, sai e vai buscar outros sete demônios piores ainda do que ele e ali vão viver. Assim, o último estado daquela pessoa se torna ainda pior do que o primeiro. E isso é exatamente o que vai acontecer com as pessoas más de hoje.
A verdadeira família de Jesus são seus discípulos
(Mc 3.31-35; Lc 8.19-21)
46 Jesus ainda estava falando para a multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram. Eles ficaram do lado de fora, mas pediram para falar com ele. 47 Alguém, então, disse a Jesus:
—Sua mãe e seus irmãos estão lá fora, pedindo para falar com o senhor.
48 Jesus, então, lhe respondeu:
—Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?
49 E apontando para os seus discípulos, disse:
—Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. 50 Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International