Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 89:1-18

Ninguém é como o Senhor

Salmo de Etã, o ezraíta.

89 Cantarei sempre do amor do SENHOR.
    De geração em geração, anunciarei que ele é fiel.
Eu disse: “O seu amor fiel dura para sempre,
    a sua fidelidade é eterna como o céu”.
Deus disse: “Fiz uma aliança com o meu rei escolhido,
    fiz esta promessa ao meu servo Davi:
Davi, farei com que a sua dinastia se prolongue para sempre,
    e o seu reino continuará por todas as gerações”. Selah

Os céus louvam as suas maravilhas, ó SENHOR,
    a assembleia dos santos[a] louvam a sua fidelidade.
Ninguém nos céus é como o SENHOR!
    Nenhum deus[b] se compara com o Senhor!
Na assembleia dos santos, todos temem a Deus;
    ele é maior e mais poderoso do que todos os que o rodeiam.
Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso,
    não há ninguém como o senhor!
    É poderoso e sempre fiel.
Domina o mar bravo,
    acalma as ondas mais fortes.
10 Esmagou Rahabe, o monstro dos mares;
    com o seu poder, dispersou os seus inimigos.
11 Tudo o que há no céu e na terra é seu;
    o Senhor criou o mundo e tudo o que nele existe,
12 também criou o Norte e o Sul.
    O monte Tabor e o monte Hermom louvam o seu nome.
13 O Senhor tem todo o poder! Grande é a sua força!
    A vitória é sua!
14 A retidão e a justiça são os alicerces do seu reino.
    É fiel e cheio de amor em tudo o que faz.

15 Felizes são, ó SENHOR, os que sabem louvá-lo com alegria.
    Eles caminham na luz da sua presença.
16 Eles se alegram no Senhor,
    e o louvam porque é justo.
17 O Senhor é o poder glorioso deles,
    e é quem lhes dá a sua força.
18 O nosso escudo é o SENHOR.
    O nosso Rei é o Santíssimo de Israel.

2 Crônicas 34:22-33

22 Hilquias e os homens comissionados a mando do rei foram ver à profetisa Hulda, mulher de Salum, que morava na parte nova de Jerusalém. Salum era o encarregado do vestuário, e era filho de Ticvá e neto de Harás. Disseram a ela sobre o assunto 23 e Hulda lhes disse:

—O SENHOR, Deus de Israel, manda dizer àquele que os tem enviado: 24 “Eu, o SENHOR, vou enviar contra este lugar e os seus habitantes os castigos que estão escritos no livro que leu o rei de Judá. 25 Porque vocês me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, e me provocaram com o que fizeram. Por isso eu me irritei e me enfureci contra este lugar e não ficarei calmo. 26 Mas ao rei de Judá, que os enviou para me consultar, eu, o SENHOR, o Deus de Israel, digo o seguinte: ‘Já que você prestou atenção ao que ouviu, 27 e seu coração mudou e se humilhou perante mim, rasgando seu vestido e chorando ao ouvir o que falei contra este lugar e os seus habitantes, que serão arrasados e amaldiçoados, eu também ouvi você. 28 Eu deixarei que morra em paz e o juntarei com os seus antepassados. Não verá a desgraça que irei trazer sobre este lugar e sobre seus habitantes’”.

E eles levaram essa resposta ao rei.

29 O rei Josias mandou chamar todos os líderes de Judá e Jerusalém, convocando-os a uma reunião. 30 Então o rei foi ao templo do SENHOR com todo o povo de Judá, os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os levitas e todo o povo, desde o menos até o mais importante. Ali o rei leu em voz alta o livro da aliança, que havia sido encontrado no templo do SENHOR. 31 Depois o rei, que estava de pé perto da coluna real, fez uma aliança com o SENHOR, se comprometendo a seguir o SENHOR e obedecer aos seus mandamentos, à aliança e as suas condições. Disse que, com todo o coração e alma, cumpriria a aliança que estava escrita no livro. 32 Depois fez com que todos os que se encontravam em Jerusalém e em Benjamim se comprometessem também a cumpri-la. E assim os habitantes de Jerusalém se comprometeram a viver conforme a aliança com Deus, o Deus dos seus antepassados. 33 Josias proibiu todos os costumes horríveis que havia em todo o território dos israelitas e a todos os que se encontravam em Israel os fez servir ao SENHOR, seu Deus. Durante a vida de Josias não deixaram de seguir o SENHOR, Deus dos seus antepassados.

Hebreus 11:17-28

17 Pela fé Abraão, quando colocado à prova por Deus, ofereceu a Isaque. Ele havia recebido com alegria o que Deus lhe tinha prometido, mas mesmo assim ia sacrificar o seu único filho. 18 Foi a ele que Deus disse: “Os descendentes que eu lhe prometi virão por meio de Isaque”.(A) 19 Abraão reconheceu que Deus tinha poder para ressuscitar seu filho e, de maneira figurada, ele tornou a recebê-lo da morte.

20 Pela fé Isaque prometeu bênçãos futuras a Jacó e a Esaú. 21 Pela fé Jacó, pouco antes de morrer, abençoou a cada um dos filhos de José e, enquanto se apoiava na sua vara, adorou a Deus.

22 Pela fé José, quando o seu fim estava próximo, mencionou o êxodo do povo de Israel, bem como deu ordens sobre o que deveria ser feito com o seu corpo após a sua própria morte.

23 Pela fé os pais de Moisés o esconderam durante três meses, depois que ele nasceu. Eles fizeram isso porque viram que o menino era bonito e não tiveram medo de desobedecer à ordem do rei.

24 Pela fé Moisés, quando já era adulto, recusou ser chamado filho da filha de Faraó. 25 Ele preferiu ser maltratado junto com o povo de Deus a desfrutar, por pouco tempo, dos prazeres do pecado. 26 Ele considerou o fato de sofrer pelo Messias uma coisa muito mais valiosa do que os próprios tesouros do Egito, pois tinha os seus olhos fixados na recompensa futura. 27 Pela fé ele saiu do Egito e não teve medo da raiva do rei. Pelo contrário, ficou firme como quem vê aquele que é invisível. 28 Foi pela fé também que ele celebrou a Páscoa e ordenou que se passasse sangue nas portas das casas, para que o Anjo da Morte[a] não tocasse nos filhos mais velhos[b] dos israelitas.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International