Revised Common Lectionary (Complementary)
Ninguém é como o Senhor
Salmo de Etã, o ezraíta.
89 Cantarei sempre do amor do SENHOR.
De geração em geração, anunciarei que ele é fiel.
2 Eu disse: “O seu amor fiel dura para sempre,
a sua fidelidade é eterna como o céu”.
3 Deus disse: “Fiz uma aliança com o meu rei escolhido,
fiz esta promessa ao meu servo Davi:
4 Davi, farei com que a sua dinastia se prolongue para sempre,
e o seu reino continuará por todas as gerações”. Selah
5 Os céus louvam as suas maravilhas, ó SENHOR,
a assembleia dos santos[a] louvam a sua fidelidade.
6 Ninguém nos céus é como o SENHOR!
Nenhum deus[b] se compara com o Senhor!
7 Na assembleia dos santos, todos temem a Deus;
ele é maior e mais poderoso do que todos os que o rodeiam.
8 Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso,
não há ninguém como o senhor!
É poderoso e sempre fiel.
9 Domina o mar bravo,
acalma as ondas mais fortes.
10 Esmagou Rahabe, o monstro dos mares;
com o seu poder, dispersou os seus inimigos.
11 Tudo o que há no céu e na terra é seu;
o Senhor criou o mundo e tudo o que nele existe,
12 também criou o Norte e o Sul.
O monte Tabor e o monte Hermom louvam o seu nome.
13 O Senhor tem todo o poder! Grande é a sua força!
A vitória é sua!
14 A retidão e a justiça são os alicerces do seu reino.
É fiel e cheio de amor em tudo o que faz.
15 Felizes são, ó SENHOR, os que sabem louvá-lo com alegria.
Eles caminham na luz da sua presença.
16 Eles se alegram no Senhor,
e o louvam porque é justo.
17 O Senhor é o poder glorioso deles,
e é quem lhes dá a sua força.
18 O nosso escudo é o SENHOR.
O nosso Rei é o Santíssimo de Israel.
Manassés, rei de Judá
33 Manassés tinha doze anos quando começou a reinar, e governou por cinquenta e cinco anos em Jerusalém. 2 Ele fez o que não agradava ao SENHOR. Cometeu os pecados terríveis que cometiam as nações que o SENHOR expulsou do país quando os israelitas entraram. 3 Manassés construiu de novo os santuários sobre as montanhas que seu pai Ezequias tinha destruído. Também construiu altares de adoração para Baal e fez um poste de Aserá. Manassés adorou e serviu as estrelas do céu, 4 construiu altares em honra a deuses falsos no templo do SENHOR, sobre o qual o SENHOR tinha dito: “Eu porei meu nome em Jerusalém para sempre”. 5 Manassés construiu altares para as estrelas do céu no pátio do templo do SENHOR, 6 queimou o seu próprio filho em sacrifício no vale de Ben-Hinom. Praticou a magia, a adivinhação e a feitiçaria. Ele também consultou médiuns e feiticeiros. Manassés fez tantas coisas que desagradavam ao SENHOR, que causou a sua ira.
7 Manassés pôs no templo de Deus uma estátua de um ídolo que havia feito. Deus tinha dito a Davi e ao seu filho Salomão acerca do templo: “Escolhi Jerusalém em todo Israel. Porei meu nome em Jerusalém para sempre. 8 Eu não farei com que os israelitas saiam da terra que dei aos seus antepassados, os deixarei ali se obedecerem a tudo o que ordenei. Os israelitas devem obedecer a toda a lei, estatutos e mandamentos que lhes dei por meio de Moisés”. 9 Manassés levou o povo de Judá e os habitantes de Jerusalém a fazer piores maldades do que as outras nações que moravam antes de Israel na terra de Canaã, e que o SENHOR destruiu quando vieram os israelitas para tomar posse da terra.
10 O SENHOR advertiu Manassés e seu povo, mas não lhe fizeram caso. 11 Por isso o SENHOR fez com que os comandantes do exército da Assíria invadissem o país. Eles capturaram Manassés e o levaram para a Babilônia amarrado com ganchos e correntes de bronze.
12 Mas quando se viu em situação tão angustiante, ele rogou ao SENHOR, seu Deus, e se humilhou profundamente perante o Deus dos seus antepassados. 13 Manassés orou a Deus, ele atendeu sua súplica e lhe permitiu voltar a Jerusalém e governar. Assim foi como Manassés entendeu que o SENHOR é Deus.
14 Depois de tudo isso, Manassés construiu uma muralha alta ao redor da Cidade de Davi, a qual ia do oeste do ribeiro de Giom, no vale, até o portal do Peixe e rodeava Ofel. Além disso colocou comandantes militares em todas as cidades fortificadas de Judá. 15 Também tirou do templo do SENHOR os deuses estrangeiros, o ídolo e todos os altares que havia construído no monte do templo do SENHOR e em Jerusalém, e os jogou para fora da cidade. 16 Depois restaurou o altar do SENHOR, apresentou nele ofertas para festejar e ofertas de ações de graça, e ordenou a Judá que servisse ao SENHOR, Deus de Israel. 17 Mesmo assim, o povo seguiu oferecendo sacrifícios nos santuários sobre os montes, embora os oferecia só ao SENHOR, seu Deus.
A fé
11 Ora, a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a convicção de que uma coisa existe, mesmo quando não a vemos. 2 Foi pela fé que aqueles que viveram no passado conseguiram a aprovação de Deus.
3 Pela fé entendemos que o universo foi criado pela ordem de Deus, de maneira que aquilo que pode ser visto veio a existir das coisas que não podem ser vistas.
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que Caim. Pela fé Abel recebeu a aprovação de Deus quanto às suas ofertas e foi considerado por ele como um homem justo. Por meio da fé, mesmo depois de morto, ele ainda fala.
5 Pela fé Enoque foi levado da terra para não morrer. Ele nunca foi encontrado, porque Deus o tinha levado. E as Escrituras dizem que, antes de ser levado, Enoque tinha agradado a Deus.[a] 6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que ele recompensa aqueles que o buscam.
7 Pela fé Noé, depois de ter sido instruído a respeito de acontecimentos que ainda não podiam ser vistos, obedeceu a Deus e construiu uma arca para salvar a sua família. Com a sua fé Noé mostrou que o mundo estava errado e se tornou como uma daquelas pessoas que são declaradas justas diante de Deus por meio da fé.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International