Revised Common Lectionary (Complementary)
Tudo vem de Deus
Cântico para os peregrinos. De Salomão.
127 Se o SENHOR não edificar a casa,
os seus construtores trabalham em vão.
Se o SENHOR não guardar a cidade,
os seus guardas vigiam em vão.
2 Sem Deus, de nada vale trabalhar
desde a manhã até à noite, para ganhar o pão.
Deus dá o pão para os que ele ama,
mesmo que eles estejam dormindo.
3 Os filhos são um presente que o SENHOR nos dá,
a recompensa é uma criança recém-nascida.
4 Os filhos da nossa juventude
são como flechas nas mãos de um guerreiro.
5 Feliz é o homem que tem um saco cheio dessas flechas.
Quem tem muitos filhos não será envergonhado
quando os seus inimigos o enfrentarem no tribunal.
Injustiças desta vida
16 Também percebi algo mais que acontece aqui, “debaixo do sol”: nos tribunais reina a maldade e a injustiça, sendo que ali deveria reinar a honestidade e a justiça. 17 Portanto pensei: “Deus tem planejado um momento certo para julgar tudo o que faz o povo. Ele julgará tanto a bons como a maus”.
18 Pensei também no que o povo faz, e disse para mim mesmo: “Deus está testando as pessoas para que comprovem que elas não têm nenhuma vantagem sobre os animais”. 19 Achar que existe alguma vantagem para o ser humano sobre o animal é ilusório: ambos morrem e também ambos respiram e vivem. Tudo isso não faz sentido. 20 Tanto o ser humano como o animal vão para um mesmo lugar, vêm do pó e para o pó voltarão. 21 Quem sabe o que acontece com o espírito de um animal? Será mesmo que o espírito de um homem sobe às alturas e o de um animal desce para a terra?
22 Portanto percebi que o melhor que se pode fazer é desfrutar do seu trabalho. Isso é tudo o que se tem. O povo não deveria se preocupar com o futuro porque ninguém pode lhe dizer o que vai acontecer.
4 Depois percebi que existem muitas pessoas oprimidas neste mundo. Vi os oprimidos chorando sem ter quem os consolassem. Vi algumas pessoas sendo oprimidas por pessoas cruéis no poder e não havia quem as consolassem. 2 Concluí que estão melhor os que já morreram que os que ainda estão vivos 3 e que os que nunca nasceram tiveram melhor sorte que todos eles porque não tiveram que ver todo o mal que é feito aqui, “debaixo do sol”.
4 Vi que as pessoas tentam triunfar e querem ser melhores do que os outros por inveja; não gostam que os outros tenham mais do que elas. Isso também é ilusório, é como tentar segurar o vento.
5 Alguns dizem que é tolice cruzar os braços e não fazer nada,
e a pessoa que não trabalhar morrerá de fome.
6 Talvez isso esteja certo,
mas acho que é melhor estar satisfeito com o pouco que se tem
do que estar sempre lutando para conseguir mais.
7 Comprovei uma coisa mais que não faz sentido: 8 há pessoas que não têm família, nem um filho nem um irmão e mesmo assim continuam trabalhando duro. Nunca estão satisfeitas com o que têm, trabalham duro e nenhuma delas se detém para se perguntar: “Para que estou trabalhando tão duro? Por que não desfruto da vida?” Isso também não faz sentido.
Instruções de Paulo aos cristãos
2 Dediquem-se à oração. Estejam sempre preparados para qualquer situação por meio da oração e de ações de graça. 3 Ao mesmo tempo, orem também por nós. Orem para que Deus nos dê a oportunidade de anunciar a sua mensagem, a fim de falarmos da verdade a respeito de Cristo que estava escondida. É por causa de anunciar esta mensagem que estou preso. 4 Orem para que eu possa anunciá-la claramente, como devo fazer.
5 Sejam sábios na maneira de agir com aqueles que não pertencem à igreja, e aproveitem as oportunidades. 6 Que as suas palavras sejam sempre agradáveis e de bom gosto, pois assim vocês saberão dar a cada um a resposta certa.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International