Revised Common Lectionary (Complementary)
Caf
81 Enquanto espero que me salve, me sinto cada vez mais fraco,
mas tenho confiança na sua palavra.
82 Os meus olhos estão cansados de esperar pela sua promessa
e pergunto: “Quando vem me consolar?”
83 Estou seco e acabado,
mas não me esqueço dos seus decretos.
84 Quanto tempo mais o seu servo terá que esperar
até o Senhor castigar aqueles que me perseguem?
85 Os arrogantes que não obedecem à sua lei
cavaram um buraco para eu cair nele.
86 Os seus mandamentos são verdadeiros,
os arrogantes me perseguem com mentiras. Ajude-me!
87 Quase me tiraram a vida,
mas eu não me desviei dos seus ensinamentos.
88 Porque o seu amor é fiel, deixe-me viver
e cumprirei os mandamentos que o Senhor deu.
14 —Vêm dias em que as pessoas já não jurarão dizendo: “Juro pelo SENHOR, que tirou os israelitas da terra do Egito”. 15 Antes jurarão dizendo: “Juro pelo SENHOR, que tirou os israelitas da terra do norte, de todos os lugares para onde os havia expulsado”. E eu os trarei de volta para a sua própria terra, a terra que dei aos seus antepassados.
16 —Eu, o SENHOR, mandarei muitos pescadores que os pescarão. E depois mandarei muitos caçadores que os caçarão em todas as montanhas, em todos os montes e nas fendas das rochas. 17 Eu observo todas as suas ações, nenhuma é um segredo para mim. Todos os seus crimes estão diante dos meus olhos. 18 Primeiro, eu lhes retribuirei em dobro os seus crimes e os seus pecados porque contaminaram a minha terra com os seus ídolos, que não tem valor nenhum, e encheram a minha terra com objetos nojentos.
19 SENHOR, força e proteção minha,
meu refúgio na hora do perigo;
as nações virão ao Senhor
desde todos os cantos da terra e dirão:
“Os nossos antepassados tiveram ídolos falsos.
Eles adoraram esses ídolos falsos que não prestam para nada,
mas esses ídolos não os ajudaram”.
20 O SENHOR diz: “Por acaso pode o ser humano fazer os seus próprios deuses?
Mas esses não são deuses de verdade!
21 Por isso, agora vou lhes dar uma lição.
Vou lhes ensinar a respeito do meu poder e da minha força.
Assim eles aprenderão que meu nome é YAVÉ”.
Jesus e os seus irmãos
7 Depois disto, Jesus andava pela Galileia. Ele não queria mais andar pela Judeia[a] porque os líderes judeus procuravam matá-lo. 2 Estava próxima uma das festas dos judeus (a Festa dos Tabernáculos). 3 Os irmãos de Jesus disseram a ele:
—Você deve sair daqui e ir para a Judeia. Assim os seus discípulos que estão lá poderão ver os milagres que você faz. 4 Quem quer ser bem conhecido não esconde o que faz. Já que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo.
5 (Nem mesmo os irmãos de Jesus acreditavam nele.)
6 Jesus então respondeu:
—Ainda não chegou a hora oportuna para eu ir, mas para vocês qualquer hora serve. 7 O mundo não pode odiar a vocês, mas me odeia porque eu falo do mal que ele faz. 8 Portanto, vão vocês para a festa. Eu não vou agora, pois ainda não chegou o momento certo. 9 Depois de dizer isto, Jesus ficou na Galileia.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International