Revised Common Lectionary (Complementary)
Caf
81 Enquanto espero que me salve, me sinto cada vez mais fraco,
mas tenho confiança na sua palavra.
82 Os meus olhos estão cansados de esperar pela sua promessa
e pergunto: “Quando vem me consolar?”
83 Estou seco e acabado,
mas não me esqueço dos seus decretos.
84 Quanto tempo mais o seu servo terá que esperar
até o Senhor castigar aqueles que me perseguem?
85 Os arrogantes que não obedecem à sua lei
cavaram um buraco para eu cair nele.
86 Os seus mandamentos são verdadeiros,
os arrogantes me perseguem com mentiras. Ajude-me!
87 Quase me tiraram a vida,
mas eu não me desviei dos seus ensinamentos.
88 Porque o seu amor é fiel, deixe-me viver
e cumprirei os mandamentos que o Senhor deu.
O dia do desastre
16 Depois recebi esta mensagem do SENHOR:
2 —Não se casará, nem terá filhos nem filhas neste lugar.
3 Assim diz o SENHOR a respeito dos filhos e filhas que nascerem neste lugar, a respeito das mães que os trouxerem ao mundo e a respeito dos pais que os gerarem:
4 —Eles morrerão de muitas doenças e não haverá ninguém que chore por eles nem quem os sepulte. Serão como esterco sobre a terra. Morrerão na guerra e de fome. Os seus corpos serão a comida das aves do céu e dos animais da terra.
5 Isto diz o SENHOR:
—Não entre numa casa onde há luto nem numa casa onde se ouçam lamentos. Não chore por eles porque deste povo tirei a minha paz, meu amor fiel e a minha compaixão. É a decisão do SENHOR. 6 Grandes e pequenos morrerão nesta terra. Ninguém os sepultará nem chorará por eles. Ninguém se ferirá no corpo nem se rapará a cabeça por eles. 7 Ninguém oferecerá uma comida para consolar os que choram os seus mortos. Ninguém lhes oferecerá o cálice da consolação, nem sequer se quem morreu é a mãe ou o pai.
8 —Jeremias, não entre numa casa em que há festa para se sentar com eles e comer e beber do seu lado. 9 Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, digo isso. Enquanto viverem, vou fazer desaparecer deste lugar o som das canções alegres, das festas e dos casamento alegres.
10 —Quando você falar esta mensagem ao povo, eles lhe dirão: “Por que o SENHOR decidiu nos fazer este mal tão grande? Qual é nosso crime? Que pecado cometemos contra o SENHOR, nosso Deus?” 11 Você lhes dirá que assim diz o SENHOR: “É porque os seus antepassados me abandonaram, seguiram outros deuses, os serviram e os adoraram. Eles me abandonaram e não obedeceram à minha lei. 12 Mas vocês fizeram ainda mais maldades do que os seus antepassados. Todos vocês seguem teimosamente o seu malvado coração em vez de me escutar. 13 Portanto, eu os expulsarei desta terra e os levarei para uma terra que nem vocês nem os seus antepassados conheceram. Ali servirão de dia e de noite a outros deuses. Eu não irei ajudá-los nem lhes farei nenhum favor”.
Assim diz o SENHOR:
Sejam pacientes
7 Irmãos, sejam pacientes até a volta do Senhor. Lembrem-se de que o fazendeiro espera pelo precioso fruto da terra. Ele espera com paciência pelas chuvas do outono e da primavera. 8 Vocês também devem esperar com paciência. Não desanimem, pois a volta do Senhor está próxima. 9 Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que vocês não sejam condenados. Olhem que o juiz está à porta, pronto para entrar. 10 Irmãos, sigam aqueles profetas que falaram em nome do Senhor como exemplos de sofrimento e paciência. 11 Lembrem-se de que nós os consideramos abençoados, pois eles perseveraram firmes. Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó[a] e sabem como no final Deus o abençoou, porque o Senhor é misericordioso e compassivo.
12 Acima de tudo, meus irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Porém, o sim de vocês deve ser “sim” e o não de vocês deve ser “não”, para que Deus não os condene.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International