Revised Common Lectionary (Complementary)
Os irmãos temem José
15 Os irmãos de José ficaram com medo dele depois da morte do seu pai. Eles diziam:
—Talvez José não nos tenha perdoado e agora vai querer se vingar de todo o mal que lhe fizemos.
16 E mandaram uma mensagem a José que dizia:
—O seu pai nos deu estas instruções antes de morrer: 17 “Digam a José que, por favor, perdoe a maldade e os pecados dos seus irmãos, ainda que eles tenham feito todo esse mal”. Agora, pois, pedimos que perdoe a maldade cometida pelos servos do Deus do seu pai.
Quando leu a mensagem, José chorou. 18 Depois, vieram os seus irmãos, inclinaram-se diante dele, e lhe disseram:
—Nós somos seus escravos.
19 Mas José respondeu:
—Não tenham medo. Eu não sou Deus para julgar vocês. 20 Vocês planejaram me fazer mal, mas Deus utilizou o plano de vocês para fazer o bem. Utilizou esse plano para salvar a vida de muita gente. 21 Não tenham medo, vocês e os seus filhos sempre terão comida.
Foi assim que José falou com amor aos seus irmãos e os fez sentir bem.
Louvor ao Senhor
Salmo de Davi.
103 Louve o SENHOR, ó minha alma!
Que todo o meu ser louve o seu santo nome!
2 Quero louvar o SENHOR com toda a minha alma
e não me esquecer de nenhuma das suas bênçãos!
3 É ele quem perdoa todos os meus pecados
e cura todas as minhas doenças.
4 É ele quem me salva da morte
e quem me coroa com amor e compaixão.
5 É ele quem me enche com coisas boas,
e renova a minha vida como a da águia.
6 O SENHOR faz justiça,
ele defende a causa dos oprimidos.
7 Deus revelou os seus planos a Moisés,
e deixou que o povo de Israel visse as suas maravilhas.
8 O SENHOR é misericordioso e compassivo,
é paciente e cheio de amor.
9 Ele não nos acusa por toda a vida,
nem a sua ira dura para sempre.
10 Ele não nos dá o castigo que merecemos quando pecamos,
nem nos paga conforme os nossos pecados e maldades.
11 Pois assim como é grande a altura entre o céu e a terra,
assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.
12 Assim como o Oriente está afastado do Ocidente,
assim também Deus afasta os nossos pecados de nós.
13 Assim como um pai trata com amor os seus filhos,
assim o SENHOR trata aqueles que o temem.
Não critiquem ninguém
14 Aceitem entre vocês aquela pessoa que é fraca na fé, mas não com a intenção de discutir sobre as diferentes opiniões dela. 2 Uma pessoa acredita que pode comer todo tipo de comida,[a] mas outra pessoa, cuja fé é fraca, acredita que só pode comer legumes. 3 Aquele que come todo o tipo de comida não deve se sentir superior ao que come somente legumes. E aquele que come somente legumes não deve condenar ao que come todo o tipo de comida, pois Deus o aceitou. 4 Ninguém pode julgar o servo de outra pessoa. O seu senhor é que decide se o que ele faz é bom ou não. Mas o servo do Senhor vencerá porque o Senhor tem poder para fazê-lo vencer.
5 Uma pessoa pensa que certos dias são mais importantes do que outros, ao passo que outra pessoa pensa que todos os dias são iguais. Cada um deve estar bem convencido daquilo que pensa. 6 A pessoa que pensa que certos dias são mais importantes do que outros, comemora-os para honrar ao Senhor. Outra pessoa, que come todo o tipo de comida, o faz para honrar ao Senhor, pois agradece ao Senhor pelo alimento. Quem se recusa a comer, o faz para honrar ao Senhor, e também lhe agradece. 7 Pois nós não vivemos nem morremos para nós mesmos. 8 Se vivemos, vivemos para o Senhor. Se morremos, morremos para o Senhor. Então tanto na vida como na morte, pertencemos ao Senhor.
9 Foi por isso que Cristo morreu e ressuscitou da morte para tornar a viver. Cristo fez isto para ser o Senhor de todos, tanto dos mortos como dos vivos. 10 Por que você condena aquele que é seu irmão? E você, por outro lado, por que despreza seu irmão cuja fé é fraca? Todos nós vamos nos apresentar diante de Deus e ele nos julgará. 11 Como dizem as Escrituras:
“O Senhor diz: ‘Todos ficarão de joelhos diante de mim,
e todos dirão que eu sou Deus.
Juro pela minha vida que estas coisas vão acontecer’”.(A)
12 Assim, cada um de nós terá que prestar contas a Deus daquilo que fez.
Quantas vezes se deve perdoar a um irmão
21 Pedro, então, se aproximou de Jesus e lhe perguntou:
—Senhor, se meu irmão continuar pecando contra mim, até quantas vezes eu devo perdoar-lhe? Até sete vezes?
22 Jesus, porém, lhe respondeu:
—Eu não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
A parábola do mau empregado
23 —Por isso o reino de Deus pode ser comparado a um rei que decidiu acertar as contas com os seus servos. 24 Assim que ele começou, um homem que lhe devia milhões de moedas de prata[a] foi levado até ele. 25 O homem, entretanto, não tinha como pagar a dívida. O rei, então, mandou que ele fosse vendido, juntamente com sua mulher, seus filhos e tudo o que possuía. Dessa forma a sua dívida seria paga. 26 O devedor, porém, se ajoelhou aos pés do rei e lhe implorou: “Tenha paciência comigo e eu lhe pagarei tudo que lhe devo”.
27 —O rei sentiu pena daquele servo e lhe perdoou a dívida, deixando-o ir embora. 28 Quando o servo saiu, encontrou um outro servo que lhe devia cem moedas de prata[b]. Ele agarrou este outro servo pelo pescoço e, sufocando-o, lhe dizia: “Pague-me o que você me deve”. 29 Este outro servo, ajoelhando-se aos pés dele, lhe implorou: “Tenha paciência comigo e eu pagarei tudo o que lhe devo”.
30 —Ele, entretanto, não concordou. Ao contrário, jogou o servo na prisão até que ele pagasse o que lhe devia. 31 Quando os outros servos viram o que tinha acontecido, ficaram muito tristes e foram à procura do seu senhor para lhe contar o que tinha acontecido. 32 Então o senhor chamou o primeiro servo e lhe disse: “Você é um mau servo! Você me implorou e eu perdoei toda a sua dívida para comigo. 33 Por que você não teve pena do outro servo assim como eu tive pena de você?” 34 O senhor ficou com muita raiva e mandou que aquele servo fosse castigado até que lhe pagasse toda a dívida. 35 É assim que meu Pai que está no céu fará com vocês, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International