Revised Common Lectionary (Complementary)
Louvor ao Senhor
Salmo de Davi.
103 Louve o SENHOR, ó minha alma!
Que todo o meu ser louve o seu santo nome!
2 Quero louvar o SENHOR com toda a minha alma
e não me esquecer de nenhuma das suas bênçãos!
3 É ele quem perdoa todos os meus pecados
e cura todas as minhas doenças.
4 É ele quem me salva da morte
e quem me coroa com amor e compaixão.
5 É ele quem me enche com coisas boas,
e renova a minha vida como a da águia.
6 O SENHOR faz justiça,
ele defende a causa dos oprimidos.
7 Deus revelou os seus planos a Moisés,
e deixou que o povo de Israel visse as suas maravilhas.
8 O SENHOR é misericordioso e compassivo,
é paciente e cheio de amor.
9 Ele não nos acusa por toda a vida,
nem a sua ira dura para sempre.
10 Ele não nos dá o castigo que merecemos quando pecamos,
nem nos paga conforme os nossos pecados e maldades.
11 Pois assim como é grande a altura entre o céu e a terra,
assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.
12 Assim como o Oriente está afastado do Ocidente,
assim também Deus afasta os nossos pecados de nós.
13 Assim como um pai trata com amor os seus filhos,
assim o SENHOR trata aqueles que o temem.
José se dá a conhecer aos seus irmãos
45 José já não podia mais conter a sua emoção diante dos seus servos, por isso lhes disse:
—Saiam todos daqui!
Assim nenhum dos seus servos esteve presente quando José revelou quem ele era aos seus irmãos. 2 Chorou tão alto que todos os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó. 3 José disse aos seus irmãos:
—Eu sou José! O meu pai ainda está vivo?
Mas os seus irmãos ficaram tão assustados por estarem na sua presença, que não conseguiam falar. 4 Então José disse aos seus irmãos:
—Por favor, aproximem-se mais de mim.
Eles se aproximaram e José revelou quem ele era:
—Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam para ser levado para o Egito. 5 Não fiquem preocupados nem se aflijam por terem me vendido, porque foi Deus que me enviou primeiro para poder salvar muitas vidas. 6 Já faz dois anos em que há fome na terra, e ainda haverá mais cinco anos sem haver colheitas. 7 Mas Deus me enviou na frente de vocês para garantir que tenham descendentes nesta terra. Ele me enviou para salvar as suas vidas de uma maneira extraordinária.[a] 8 Portanto, não foram vocês que me enviaram para aqui, foi Deus. Deus me deu o cargo de ser como um pai para o faraó: sou senhor de todo o seu palácio e governador de todo o Egito.
9 —Voltem depressa para o lugar onde está o meu pai e digam a ele que o seu filho José manda esta mensagem: “Deus me fez governador de todo o Egito. Venha depressa para aqui. 10 Você irá viver na terra de Gósen, e estará perto de mim, você, os seus filhos, os seus netos, o seu gado, os seus rebanhos e tudo o que lhe pertence. 11 Ali, eu vou tomar conta de vocês para que nem você, nem a sua família, nem ninguém que esteja com você, percam tudo o que têm, pois ainda vai haver cinco anos de fome”. 12 Agora vocês e o meu irmão Benjamim podem ver que sou eu mesmo, José, que estou falando com vocês. 13 Então contem ao meu pai toda a honra que tenho aqui no Egito e tudo o que vocês têm visto. Vão depressa e tragam o meu pai para aqui.
14 Depois José chorando abraçou ao seu irmão Benjamim. Benjamim também chorava e abraçava a José. 15 A seguir, José abraçou e beijou todos os seus irmãos e chorou enquanto os abraçava. Só depois disto é que os seus irmãos conseguiram falar com ele.
16 Quando o faraó e os seus ministros ouviram dizer que os irmãos de José tinham vindo, ficaram muito contentes. 17 Então o faraó disse a José:
—Diga aos seus irmãos para fazerem o que eu digo: “Carreguem os jumentos com comida para voltarem à terra de Canaã. 18 Depois voltem, e tragam aqui o pai de vocês e as suas famílias. Eu vou lhes dar as melhores terras que há no Egito, e eles comerão a melhor comida desta terra”.
19 E deu esta ordem:
—Levem carros de bois para depois poderem trazer aqui as suas mulheres, os seus filhos, e o pai de vocês. 20 Não se preocupem com as coisas que deixarem. Porque o que há de melhor no Egito será de vocês.
7 —Quando vocês orarem, não repitam palavras que não significam nada, como os que não creem no nosso Deus; pois eles pensam que por causa das suas muitas palavras Deus os ouvirá. 8 Portanto, não sejam como eles, pois o Pai de vocês sabe o que vocês precisam antes mesmo de vocês pedirem. 9 Quando vocês orarem, orem assim:
“Pai nosso, que está no céu,
que o seu nome sempre permaneça santo.
10 Que o seu reino venha a nós.
Que a sua vontade seja feita aqui na terra como no céu.
11 Dê-nos hoje o alimento
que precisamos.
12 Perdoe os nossos pecados[a] assim
como nós perdoamos aos que pecam contra nós.
13 Não nos deixe cair em tentação,
mas livre-nos do maligno”.[b]
14 Pois se vocês perdoarem as ofensas que as outras pessoas lhes fazem, o Pai de vocês que está no céu também lhes perdoará. 15 Se, entretanto, não perdoarem as ofensas dos outros, o Pai de vocês também não perdoará as suas ofensas.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International