Revised Common Lectionary (Complementary)
7 —Pois a você, homem, tenho colocado como sentinela do povo de Israel. Portanto, quando ouvir uma mensagem de minha parte, deverá avisar a eles. 8 É possível que lhe fale para avisar ao perverso que ele certamente morrerá. Se você não falar com ele para avisá-lo que deve mudar a sua conduta, então ele morrerá pelo seu pecado, mas farei com que você também seja responsável da sua morte. 9 Porém, se você avisá-lo de que deve mudar a sua conduta e de que deve voltar para mim, e ele não fizer isso, então ele morrerá pelo seu pecado, mas você terá se salvado.
Deus não quer destruir a ninguém
10 —Portanto, homem mortal, lembre ao povo de Israel o que eles andam dizendo: “Somos culpáveis de crimes e pecados. Estamos apodrecendo neles. Como viveremos?”
11 —Diga a eles que eu, o Senhor DEUS, afirmo não querer que morra quem faz o mal, senão que volte para mim e assim tenha vida. Povo de Israel, volte para Deus. Fique longe do caminho da maldade para que não morra.
Hê
33 SENHOR, ensine-me a andar nos seus decretos
e viverei sempre neles.
34 Dê-me entendimento para obedecer à sua lei
e para a cumprir de todo o coração.
35 Guie-me no caminho dos seus mandamentos,
porque é neles que encontro a felicidade.
36 Dê-me o desejo de ser obediente aos seus mandamentos,
em vez de querer ajuntar riquezas.
37 Tire da minha mente os pensamentos inúteis[a],
ajude-me a viver nos seus caminhos.
38 Cumpra a promessa que fez ao seu servo,
a promessa que faz aos que lhe obedecem.
39 Afaste de mim as ofensas que me fazem ter medo,
porque as suas ordens são boas.
40 Quero obedecer às suas instruções;
porque o Senhor é justo, deixe-me viver.
Amar aos outros é cumprir a lei
8 Não devam nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a do amor uns para com os outros. Quem tem amor pelos outros está obedecendo a toda a lei. 9 Pois a lei diz: “Não cometa adultério; não mate; não roube; não deseje o que não lhe pertence”.(A) Todas estas leis e, de fato, todas as outras, são realmente uma só: “Ame o seu próximo como você ama a você mesmo”.(B) 10 O amor não faz o mal ao próximo. Por isso, quando amamos, obedecemos a toda a lei.
11 Digo isto a vocês porque vivemos num tempo importante. Já é hora de vocês acordarem de seu sono, pois a nossa salvação está mais perto agora do que estava quando começamos a acreditar. 12 A noite[a] está quase acabando e vem chegando o dia[b]. Por isso não devemos continuar fazendo aquilo que pertence à escuridão, mas devemos nos armar com as armas que pertencem à luz. 13 Vamos viver de maneira decente, como aqueles que pertencem ao dia. Não devemos participar de festas vergonhosas e bebedeiras. Não deve haver entre nós nenhum pecado sexual ou indecência, nem brigas, nem invejas. 14 Ao invés disso, vistam-se com o Senhor Jesus Cristo. Não procurem meios de satisfazer a parte de nós que é pecadora, e não façam o mal que desejam fazer.
Como devemos tratar o irmão que peca
(Lc 17.3)
15 —Se o seu irmão pecar contra você[a], vá e repreenda-o. Mas faça isso em particular, somente entre vocês dois. Se ele lhe der atenção, você terá ganho um irmão de volta. 16 Se ele, porém, não lhe der atenção, pegue e leve uma ou duas pessoas com você. Assim, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda acusação será confirmada.[b] 17 Mas se ele não der atenção nem mesmo a elas, informe a igreja. E se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como um pagão ou como um coletor de impostos.
O poder de permitir e de proibir
18 —Digo a verdade a vocês: Tudo o que proibirem na terra será proibido no céu; e tudo o que permitirem na terra será permitido no céu.[c] 19 E eu também lhes digo que se dois de vocês aqui na terra concordarem e pedirem a mesma coisa em oração, o pedido de vocês será realizado pelo meu Pai que está no céu. 20 Digo isso pois onde quer que duas ou três pessoas estejam reunidas em meu nome, eu estarei entre elas.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International