Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Salmo.
98 Cantem ao Senhor um cântico novo,
pois ele fez maravilhas;
sua mão direita e seu braço santo conquistaram a vitória!
2 O Senhor anunciou seu poder de salvar
e revelou sua justiça às nações.
3 Lembrou-se de seu amor e fidelidade a Israel;
os confins da terra viram a vitória de nosso Deus.
4 Aclamem ao Senhor todos os habitantes da terra;
louvem-no em alta voz com alegres cânticos!
5 Cantem louvores ao Senhor com a harpa,
com a harpa e com cânticos harmoniosos,
6 com trombetas e ao som de cornetas;
exultem e cantem diante do Senhor, o Rei!
7 Deem gritos de louvor o mar e tudo que nele há,
e também a terra e todos os seres vivos.
8 Os rios batam palmas,
e os montes cantem de alegria
9 diante do Senhor,
pois ele vem julgar a terra.
Julgará o mundo com justiça
e as nações, com imparcialidade.
Bênçãos prometidas aos obedientes
10 Em 18 de dezembro[a] do segundo ano do reinado de Dario, o Senhor enviou esta mensagem ao profeta Ageu: 11 “Assim diz o Senhor dos Exércitos. Pergunte aos sacerdotes sobre a lei: 12 ‘Se alguém levar em sua roupa a carne consagrada de um sacrifício, e se, por acaso, a roupa tocar num pão, num ensopado, em vinho, em azeite ou em qualquer outro tipo de alimento, esse alimento também se tornará consagrado?’”.
“Não”, responderam os sacerdotes.
13 Em seguida, Ageu perguntou: “Se alguém se tornar cerimonialmente impuro ao tocar num cadáver e depois tocar num desses alimentos, o alimento ficará contaminado?”.
“Sim”, responderam os sacerdotes.
14 Então Ageu disse: “É o que acontece com este povo e com esta nação, diz o Senhor. Tudo que fazem e oferecem é contaminado por seu pecado. 15 Vejam o que estava acontecendo com vocês antes de começarem a lançar os alicerces do templo do Senhor. 16 Quando esperavam uma colheita de vinte medidas, colhiam apenas dez. Quando esperavam tirar cinquenta medidas da prensa de uvas, tiravam apenas vinte. 17 Enviei ferrugem, mofo e granizo para destruir tudo que vocês trabalharam para produzir. E, no entanto, vocês não voltaram para mim, diz o Senhor.
18 “Pensem neste 18 de dezembro, o dia[b] em que foram lançados os alicerces do templo do Senhor. Sim, pensem bem. 19 Eu lhes faço uma promessa agora, enquanto a semente ainda está no celeiro[c] e suas videiras, figueiras, romãzeiras e oliveiras ainda não deram frutos. Mas, de hoje em diante, eu os abençoarei”.
16 Porque não inventamos histórias engenhosas quando lhes falamos da poderosa vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Vimos com os próprios olhos seu esplendor majestoso, 17 quando ele recebeu honra e glória da parte de Deus, o Pai. A voz da glória suprema de Deus lhe disse: “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria”.[a] 18 Nós mesmos ouvimos essa voz do céu quando estávamos com ele no monte santo.
19 Além disso, temos a mensagem que os profetas proclamaram, que é digna de toda confiança. Prestem muita atenção ao que eles escreveram, pois suas palavras são como lâmpada que ilumina um lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da manhã brilhe[b] no coração de vocês. 20 Acima de tudo, saibam que nenhuma profecia nas Escrituras surgiu do entendimento do próprio profeta,[c] 21 nem de iniciativa humana. Esses homens foram impulsionados pelo Espírito Santo e falaram da parte de Deus.
BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.