Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
[a] Salmo de louvor de Davi.
145 Eu te exaltarei, meu Deus e Rei,
louvarei teu nome para todo o sempre.
2 Todos os dias te louvarei,
sim, louvarei teu nome para sempre.
3 Grande é o Senhor! Ele é digno de muito louvor!
É impossível medir sua grandeza.
4 Que cada geração conte a seus filhos sobre tuas obras
e proclame teu poder.
5 Meditarei em teu majestoso e glorioso esplendor
e em tuas maravilhas.
17 O Senhor é justo em tudo que faz;
é cheio de bondade.
18 O Senhor está perto de todos que o invocam,
sim, de todos que o invocam com sinceridade.
19 Ele concede os desejos dos que o temem;
ouve seus clamores e os livra.
20 O Senhor protege todos que o amam,
mas destrói os perversos.
21 Louvarei o Senhor,
e que todos na terra louvem seu santo nome,
para todo o sempre!
Chamado para reconstruir o templo
1 Em 29 de agosto[a] do segundo ano do reinado de Dario, o Senhor transmitiu esta mensagem por meio do profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque.
2 “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: ‘Ainda não chegou a hora de reconstruir a casa do Senhor’”.
3 Então o Senhor enviou esta mensagem por meio do profeta Ageu: 4 “Por que vocês vivem em casas luxuosas enquanto minha casa continua em ruínas? 5 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam o que tem acontecido com vocês! 6 Plantam muito, mas colhem pouco. Comem, mas não se saciam. Bebem, mas ainda têm sede. Vestem-se, mas não se aquecem. Seus salários desaparecem como se vocês os colocassem em bolsos furados.
7 “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam o que tem acontecido com vocês! 8 Agora, subam as colinas, tragam madeira e reconstruam minha casa. Então me alegrarei nela e serei honrado, diz o Senhor. 9 Vocês esperavam colheitas fartas, mas elas foram escassas. E, quando trouxeram esse pouco para casa, eu o fiz desaparecer com um sopro. Por quê? Porque minha casa continua em ruínas, diz o Senhor dos Exércitos, enquanto vocês estão ocupados construindo suas casas. 10 É por causa de vocês que os céus retêm o orvalho e a terra não produz colheitas. 11 Enviei uma seca sobre seus campos e sobre as colinas, uma seca que fará murchar o trigo, as uvas, as azeitonas e todas as suas plantações, que fará vocês e seus animais passarem fome e destruirá tudo que vocês trabalharam para conseguir”.
Obediência ao chamado de Deus
12 Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o remanescente do povo obedeceram à mensagem do Senhor, seu Deus. Quando o povo ouviu as palavras do profeta Ageu, que o Senhor, seu Deus, tinha enviado, temeu o Senhor. 13 Então Ageu, o mensageiro do Senhor, transmitiu ao povo esta mensagem do Senhor: “Estou com vocês, diz o Senhor!”.
14 E o Senhor deu ânimo ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e a todo o remanescente do povo. Começaram a trabalhar na casa de seu Deus, o Senhor dos Exércitos, 15 em 21 de setembro[b] do segundo ano do reinado de Dario.
A autoridade de Jesus é questionada
20 Certo dia, quando Jesus ensinava o povo e anunciava as boas-novas no templo, os principais sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo se aproximaram dele 2 e perguntaram: “Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu esse direito?”.
3 “Primeiro, deixe-me fazer uma pergunta”, respondeu ele. 4 “A autoridade de João para batizar vinha do céu ou era apenas humana?”
5 Eles discutiram a questão entre si: “Se dissermos que vinha do céu, ele perguntará por que não cremos em João. 6 Mas, se dissermos que era apenas humana, seremos apedrejados pela multidão, pois todos estão convencidos de que João era profeta”. 7 Por fim, responderam a Jesus que não sabiam.
8 E Jesus replicou: “Então eu também não direi com que autoridade faço essas coisas”.
BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.