Revised Common Lectionary (Complementary)
Confiança em Deus
Cântico para os peregrinos.
130 Peço que me ajude, ó SENHOR,
do fundo do meu desespero.
2 Escute a minha voz, ó Senhor,
ouça o meu pedido de socorro.
3 SENHOR, se fizer uma lista dos nossos pecados,
ninguém será salvo.
4 Mas o Senhor nos perdoa,
para que tenhamos reverência diante do Senhor.
5 Toda a minha esperança está no SENHOR.
Confio na sua palavra.
6 Espero ansiosamente pelo Senhor,
mais do que os guardas esperam pelo amanhecer.
7 Israel, confie no SENHOR.
Só o SENHOR é fiel. Confie no seu amor e salvação.
8 Ele salvará Israel
de todos os seus pecados.
Deus não permite que o povo entre em Canaã
34 —O SENHOR ouviu o que vocês estavam dizendo e ficou irritado. Então prometeu: 35 “Ninguém desta má geração irá ver a boa terra que prometi dar aos seus antepassados, 36 exceto Calebe, filho de Jefuné. A ele e aos seus descendentes darei a terra por onde ele andou, porque ele permaneceu fiel ao SENHOR”.
37 —Foi por causa de vocês que o SENHOR também se irritou comigo e me disse: “Também não entrará na terra. 38 Será o seu ajudante, Josué, filho de Num, quem entrará nela. Anime-o, pois será ele quem levará o povo de Israel para tomar posse da terra. 39 Também as suas crianças, que vocês diziam que iriam ser mortas, os seus filhos que ainda não conhecem a diferença entre o bem e o mal, eles entrarão na terra. A eles darei essa terra e eles a possuirão. 40 Mas vocês devem voltar para o deserto e caminhar na direção do mar Vermelho”.
5 Sabemos que, se esta tenda em que vivemos aqui na terra (o nosso corpo) for destruída, temos da parte de Deus uma nova morada. É uma casa eterna no céu, e que não foi feita por mãos humanas. 2 Enquanto estamos nesta tenda, nós gememos, desejando mudar para a nossa habitação que vem do céu 3 e que nos cobrirá como uma roupa, para que não fiquemos nus. 4 De fato, nós que estamos nesta tenda, que é o nosso corpo, passamos por dificuldades e gememos, pois não queremos ser despidos. Ao contrário! Nós queremos nos vestir para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. 5 Foi Deus quem nos preparou para isto e nos deu o seu Espírito como garantia de que ele vai nos dar tudo o que prometeu.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International