Revised Common Lectionary (Complementary)
25 Eu te louvarei na grande assembleia do povo;
cumprirei publicamente os meus votos
na presença de todos os que te temem.
26 Os pobres, que vivem aflitos, comerão e ficarão fartos.
Todos os que buscam o Senhor o louvarão;
o vosso coração viverá para sempre.
27 A Terra inteira se lembrará dele
e se voltará para o Senhor.
Todos os povos das nações o adorarão,
28 pois o Senhor é Rei
e domina sobre as nações.
29 Os grandes da Terra o adorarão;
os que na vida só esperam pela morte
também se inclinarão perante ti para te adorar.
30 Nossos filhos também o servirão,
porque lhes falaremos do Senhor.
31 Gerações que ainda não nasceram
ouvirão falar sobre a justiça de Deus;
falarão de tudo o que ele fez.
Um cesto de fruta madura
8 O Senhor Deus revelou-me numa visão um cesto de fruta madura. 2 “Que vês tu, Amós?”
“Um cesto de fruta madura”, respondi.
Então o Senhor disse-me: “Esta fruta representa o povo de Israel, maduro para o castigo. Não alterarei o seu castigo. 3 Os ruídos de cânticos devassos que se ouvem no templo tornar-se-ão em choro. Ver-se-ão cadáveres por toda a parte, que serão levados para fora da cidade, mas em silêncio!” Foi isto o que o Senhor Deus falou.
4 Escutem, vocês os comerciantes que roubam o povo e espezinham os necessitados. 5 Vocês que anseiam pelo fim do sábado e pelo término das festas religiosas, para poderem logo retomar as fraudes; o uso de dois tipos de pesos e medidas abaixo da bitola. 6 Vocês que escravizam os pobres, comprando-os por uma peça de prata ou um par de sapatos, ou vendendo-lhes até palha por trigo. 7 O Senhor, a glória de Israel, jurou: “Jamais me esquecerei dos vossos atos!
8 Saulo concordara com a morte de Estêvão.
A igreja é perseguida e espalhada
Naquele dia, começou uma grande onda de perseguição contra os crentes, onda essa que varreu a igreja em Jerusalém. E todos, exceto os apóstolos, fugiram para a Judeia e Samaria. 2 Alguns homens piedosos, com grande desgosto, foram enterrar Estêvão. 3 Saulo excedia-se andando por toda a parte para destruir a igreja, chegando a entrar em casas particulares, arrastando para fora homens e mulheres e metendo-os na prisão.
4 Mas os que tinham fugido de Jerusalém pregavam em todo o lado a palavra de Jesus. 5 Filipe, por exemplo, foi para a cidade de Samaria onde falou de Cristo ao povo. 6 As multidões escutavam atentas aquilo que ele dizia por causa dos sinais que fazia. 7 Espíritos impuros foram expulsos de muita gente, soltando grandes gritos, e paralíticos e coxos foram curados. 8 Pelo que era grande a alegria naquela cidade!
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.