Old/New Testament
As roupas dos sacerdotes
39 As roupas para os sacerdotes vestirem no serviço do templo foram feitas com fios de tecido azul, roxo e vermelho. Além disso, também fizeram as roupas sagradas para Aarão. Tudo foi feito exatamente como o SENHOR tinha dito a Moisés para fazer.
O éfode
2 Fizeram o éfode com fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul, roxo e vermelho. 3 Trabalharam a martelo o ouro até formarem lâminas finíssimas, das quais cortavam fios de ouro. Depois bordavam o linho fino com os fios de ouro e os fios de tecido azul, roxo e vermelho, tudo feito com muita habilidade. 4 Fizeram duas ombreiras, unidas pelas extremidades. 5 Bordaram o cinto e prenderam o éfode com o cinto. Fizeram o cinto da mesma maneira que fizeram o éfode: usaram fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul, roxo e vermelho. Tudo foi feito como o SENHOR tinha dito a Moisés.
6 Montaram as pedras de ônix em engastes de ouro e gravaram nas pedras os nomes dos filhos de Israel, como num selo. 7 Depois colocaram as pedras nas ombreiras do éfode para Deus se lembrar dos filhos de Israel. Tudo foi feito como o SENHOR tinha dito a Moisés para fazer.
O peitoral
8 O peitoral foi feito de forma artística, assim como também foi o éfode. Foi bordado com fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul, roxo e vermelho. 9 O peitoral era quadrado e dobrado em forma de bolsa. Cada lado media vinte e dois centímetros. 10 Depois colocaram nele quatro filas de pedras preciosas. Na primeira fila, fizeram um rubi, um topázio e uma esmeralda. 11 Na segunda fila, fixaram uma turquesa, uma safira e um diamante. 12 Na terceira fila, fixaram um jacinto, uma ágata e uma ametista. 13 Na quarta fila, um crisólito, um ônix e um jaspe. Todas montadas em engastes de ouro. 14 Eram doze pedras porque eram doze os nomes dos filhos de Israel. Cada pedra tinha gravado nela, como num selo, o nome de um dos filhos de Israel.
15 Fizeram pequenas correntes de ouro puro, trançadas como cordas para o peitoral. 16 Fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro, e as prenderam nas extremidades do peitoral. 17 Prenderam duas correntes de ouro às duas argolas nas extremidades do peitoral. 18 E prenderam as outras extremidades das correntes aos dois engastes de ouro e prenderam os engastes às ombreiras do éfode, na parte da frente.
19 Fizeram outras duas argolas de ouro e as colocaram nas outras duas extremidades do peitoral, na borda interior, junto ao éfode. 20 Fizeram também duas argolas de ouro e as colocaram nas duas ombreiras do éfode, na parte inferior do peitoral, perto da costura, sobre o cinto do éfode. 21 Prenderam as argolas do peitoral às argolas do éfode com cordão azul, ligando-o ao cinto do éfode para que o peitoral não se separasse do éfode. Tudo foi feito como o SENHOR tinha mandado Moisés fazer.
As outras roupas dos sacerdotes
22 O manto do éfode foi inteiramente feito de fios de tecido azul bordado. 23 O manto tinha uma abertura no centro reforçada com uma gola para não se rasgar. 24 Em volta da bainha do manto fizeram romãs de tecido azul, roxo e vermelho e linho fino. 25 Entre cada romã colocaram um sino de ouro: 26 um sino de ouro e uma romã, seguida por outro sino e outra romã. Todos eles estavam em volta de toda a bainha do manto, que era para ser vestido durante o serviço do sacerdote. Tudo foi feito como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
27 As túnicas para Aarão e os seus filhos foram feitos de linho fino bordado. 28 Também fizeram de linho fino o turbante, os barretes e a roupa interior. 29 Depois fizeram o cinto de linho fino e de fios de tecido azul, roxo e vermelho bordado. Tudo foi feito como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
30 Fizeram também uma lâmina de ouro puro e gravaram nela, como se grava num selo: Dedicado ao Senhor. 31 Depois prenderam a lâmina na parte de cima do turbante com uma fita azul. Tudo foi feito como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
O final do trabalho
32 Assim terminou a construção da Tenda Sagrada, ou seja, da Tenda do Encontro. Os israelitas fizeram tudo como o SENHOR tinha ordenado a Moisés. 33 Então mostraram a Moisés a Tenda Sagrada e todos os seus acessórios: ganchos, molduras, travessas, colunas e bases. 34 Mostraram-lhe as peles de carneiro tingidas de vermelho, as peles finas e a cortina que ficava diante da arca. 35 Mostraram-lhe também a arca da aliança com as suas varas e a cobertura de purificação. 36 Mostraram-lhe também a mesa com todos os seus utensílios e os pães da Presença; 37 o candelabro de ouro puro com todas as suas lâmpadas colocadas em ordem, e todos os seus utensílios, e o azeite para iluminar; 38 o altar de ouro, o azeite de consagração, o incenso aromático, a cortina para a entrada da tenda; 39 o altar de bronze com a grelha de bronze, as suas varas e os seus utensílios; a bacia com a sua base; 40 as cortinas do pátio com as suas colunas e bases; a cortina que cobre a entrada do pátio, as cordas e estacas e todos os utensílios para a Tenda Sagrada, ou seja, a Tenda do Encontro. 41 Também lhe mostraram todas as roupas que tinham feito para os sacerdotes poderem servir no Lugar Santo: as roupas sagradas do sacerdote Aarão e as roupas para os seus filhos usarem no serviço de sacerdotes.
42 O povo de Israel fez tudo como o SENHOR tinha ordenado a Moisés. 43 Quando Moisés examinou a obra que tinham feito, os abençoou porque viu que eles tinham feito exatamente como o SENHOR tinha ordenado.
40 O SENHOR disse a Moisés:
2 —No primeiro dia do primeiro mês, você deverá instalar a Tenda Sagrada, isto é, a Tenda do Encontro. 3 Coloque a arca da aliança na Tenda Sagrada e proteja-a com a cortina. 4 Coloque dentro da Tenda Sagrada a mesa e prepare-a como deve ser. Traga também o candelabro e acenda as lâmpadas. 5 Coloque o altar de ouro de queimar incenso diante da arca da aliança, e pendure a cortina diante da entrada da Tenda Sagrada. 6 Depois coloque o altar dos sacrifícios queimados diante da entrada da Tenda Sagrada, da Tenda do Encontro. 7 Coloque a bacia entre a Tenda do Encontro e o altar, e encha-a de água. 8 Instale depois o átrio em volta sua e pendure a cortina na entrada do pátio.
9 —Pegue depois o azeite de consagração e derrame-o sobre a Tenda Sagrada e sobre tudo o que está dentro dela. Assim a tenda e todos os seus utensílios serão consagrados ao SENHOR e será um lugar sagrado. 10 Derrame também o azeite de consagração sobre o altar dos sacrifícios e sobre todos os seus utensílios para serem consagrados ao SENHOR. 11 Derrame o azeite de consagração também sobre a bacia e a sua base para serem consagradas.
12 —Traga Aarão e os seus filhos diante da entrada da Tenda do Encontro, lave-os com água 13 e vista Aarão com as suas roupas sagradas. Depois derrame sobre ele o azeite de consagração para que me possa servir como sacerdote. 14 Mande os seus filhos se aproximarem de você e ponha as túnicas neles. 15 Derrame sobre eles o azeite, como você fez com Aarão, para que possam me servir como sacerdotes. Com esta unção eles, e os seus descendentes, serão consagrados como meus sacerdotes para sempre.
16 Moisés obedeceu e fez tudo como o SENHOR lhe ordenou.
17 A Tenda Sagrada foi instalada no primeiro dia do primeiro mês do segundo ano da saída do Egito. 18 Moisés armou a Tenda Sagrada, assentou as bases nos seus lugares, colocou as armações e as travessas, e levantou as colunas. 19 Estendeu a tenda sobre a Tenda Sagrada e colocou a cobertura da tenda sobre ela, assim como o SENHOR tinha ordenado.
20 Depois pegou no documento do testemunho e o colocou na arca. Enfiou as varas nos seus lugares e pôs a cobertura de purificação sobre a arca. 21 A seguir levou a arca para dentro da Tenda Sagrada e pendurou a cortina, cobrindo a arca, como o SENHOR tinha ordenado.
22 Moisés colocou a mesa dentro da Tenda do Encontro, do lado de fora da cortina, no lado norte da Tenda. 23 Arranjou os pães da Presença sobre a mesa, diante do SENHOR, como o SENHOR tinha ordenado. 24 Colocou também o candelabro dentro da Tenda do Encontro, diante da mesa, no lado sul da Tenda. 25 E acendeu as lâmpadas diante do SENHOR, como o SENHOR tinha ordenado.
26 Moisés também colocou o altar de ouro dentro da Tenda do Encontro, diante da cortina, 27 e queimou incenso aromático sobre ele, como o SENHOR tinha ordenado. 28 Depois pendurou a cortina na entrada da Tenda Sagrada.
29 Diante da entrada da Tenda Sagrada, ou seja, da Tenda do Encontro, Moisés colocou o altar para os sacrifícios que devem ser queimados completamente. E sobre o altar ofereceu um sacrifício todo queimado e uma oferta de cereais, como o SENHOR tinha ordenado.
30 Colocou a bacia entre a Tenda do Encontro e o altar e a encheu de água. 31 Moisés, Aarão e os seus filhos usavam-na para lavar as mãos e os pés. 32 Eles se lavavam quando entravam na Tenda do Encontro e quando se aproximavam do altar, como o SENHOR tinha ordenado.
33 Finalmente Moisés instalou o pátio em volta de Tenda Sagrada e do altar. E pendurou a cortina na entrada do pátio. Assim Moisés terminou a obra.
A glória do Senhor
34 Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro e a glória do SENHOR encheu a Tenda Sagrada. 35 Moisés não podia entrar na Tenda do Encontro, porque a nuvem estava sobre ela e a glória do SENHOR enchia a Tenda Sagrada. 36 Sempre que a nuvem se elevava acima da Tenda Sagrada, os israelitas partiam em viagem. 37 Se a nuvem não se elevava, os israelitas esperavam até a nuvem se elevar de novo para poderem continuar. 38 De dia, a nuvem do SENHOR ficava sobre a Tenda Sagrada; de noite, via-se um fogo dentro da nuvem. Isto acontecia aos olhos de todos os israelitas, durante toda a viagem.
23 —Ai de vocês, professores da lei e fariseus, hipócritas! Digo isto pois vocês dão a Deus um décimo de tudo o que possuem, até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho,[a] mas deixam de obedecer as coisas mais importantes da lei, que são o de ser tanto justo como misericordioso com as pessoas, assim como o de ser fiel a Deus. É necessário que vocês façam estas coisas sem desprezar aquelas. 24 Vocês são guias cegos! Coam a bebida e tiram o mosquito, mas engolem o camelo! 25 Ai de vocês, professores da lei e fariseus, hipócritas! Lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro eles estão cheios das coisas que vocês conseguiram por enganarem as outras pessoas e por satisfazerem o seu próprio egoísmo. 26 Fariseu cego! Limpe primeiro o lado de dentro do copo, pois assim o lado de fora também ficará limpo.
27 —Ai de vocês, professores da lei e fariseus, hipócritas! Digo isto pois vocês são como túmulos pintados de branco: parecem bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. 28 Assim também vocês por fora parecem ser boas pessoas, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.
29 —Ai de vocês, professores da lei e fariseus, hipócritas! Digo isto pois vocês constroem túmulos e enfeitam as sepulturas dos profetas justos que foram assassinados 30 e dizem: “Se nós tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos nos unido a eles para matar os profetas”. 31 Dessa forma vocês estão confessando para vocês mesmos que são os descendentes daqueles que mataram os profetas. 32 Continuem, portanto, e terminem o que eles começaram.
33 —Cobras venenosas! Raça de víboras! Como vocês pensam que podem escapar de serem condenados ao inferno? 34 Ouçam bem isto: eu estou lhes mandando profetas, homens sábios e também professores. Vocês, porém, vão matar e crucificar a alguns, e vão chicotear a outros nas sinagogas e os perseguir de cidade em cidade. 35 Por causa disso vocês é que receberão o castigo por todas as pessoas inocentes que os antepassados de vocês mataram, desde o justo Abel até Zacarias,[b] filho de Baraquias, o qual vocês mataram entre o santuário e o altar. 36 Digo a verdade a vocês: são as pessoas desta geração que receberão o castigo por todos esses pecados.
Jesus e a cidade de Jerusalém
(Lc 13.34-35)
37 —Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe envia! Quantas vezes eu quis ajuntar o seu povo, assim como a galinha ajunta os pintinhos debaixo das suas asas, mas você não quis! 38 Agora a sua casa ficará completamente abandonada. 39 Declaro, portanto, que você nunca mais me verá até que diga: “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!”(A)
© 1999, 2014, 2017 Bible League International