M’Cheyne Bible Reading Plan
6 E o SENHOR disse a Moisés:
—Agora verá o que farei com o faraó: usarei o meu grande poder contra ele, e ele até vai querer que vocês saiam do seu país depressa.
2 Depois Deus disse a Moisés:
—O meu nome é YAVÉ! 3 Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-Poderoso[a]. Mas pelo meu nome, YAVÉ, eles não me conheceram. 4 Também fiz uma aliança com eles, prometi dar-lhes a terra de Canaã, a terra onde viveram como estrangeiros. 5 Quando ouvi os lamentos dos israelitas, a quem os egípcios escravizam, lembrei-me da minha aliança. 6 Portanto, vá dizer ao povo de Israel: “Eu sou o SENHOR! Venho tirar vocês da opressão, livrar vocês da escravidão, resgatar vocês com grande poder e castigar os egípcios. 7 Farei de vocês o meu povo e eu serei o seu Deus. Assim vocês saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, que os livra da opressão dos egípcios. 8 E eu levarei vocês para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó. E darei essa terra a vocês, para ser a sua terra. Eu sou o SENHOR!”
9 Então Moisés tentou falar isso aos israelitas, mas eles não o quiseram ouvir porque estavam desanimados, por causa de todo o trabalho que eram obrigados a fazer.
10 E o SENHOR disse a Moisés:
11 —Vá falar ao faraó, rei do Egito, que deixe os israelitas saírem do seu país.
12 Mas Moisés disse ao SENHOR:
—Os israelitas não quiseram me ouvir. Eu acho que o faraó também não vai querer me ouvir, visto que eu não sei falar bem[b].
13 Mas o SENHOR ordenou a Moisés e a Aarão que fossem falar com os israelitas e com o faraó, rei do Egito. E ordenou-lhes que tirassem o povo de Israel do Egito.
Os antepassados de Moisés e Aarão
14 Estes são os nomes dos chefes das famílias israelitas, por parte dos pais:
Os filhos de Rúben, o primeiro filho de Israel, foram Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.
15 Os filhos de Simeão foram Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma mulher cananeia.
16 Levi viveu cento e trinta e sete anos. Os seus filhos foram Gérson, Coate e Merari.
17 Os filhos de Gérson, foram Libni e Simei, cada um com as suas respectivas famílias.
18 Coate viveu cento e trinta e três anos. Os seus filhos foram Anrão, Izar, Hebrom e Uziel.
19 Os filhos de Merari foram Mali e Musi.
Todos esses foram das famílias descendentes de Levi.
20 Anrão viveu cento e trinta e sete anos, casou-se com sua tia Joquebede e teve dois filhos chamados Aarão e Moisés.
21 Os filhos de Izar foram Coré, Nefegue e Zicri.
22 Os filhos de Uziel foram Misael, Elzafã e Sitri.
23 Aarão casou-se com Eliseba, filha de Aminadabe e irmã de Nassom. Ela deu à luz a Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. 24 Os filhos de Coré foram Assir, Elcana e Abiasafe. Eles foram os descendentes de Coré.
25 Eleazar, filho de Aarão, casou-se com uma das filhas de Putiel, e ela deu à luz a Fineias.
Todos eles foram descendentes de Levi por famílias.
26 Foi a esse Aarão e a esse Moisés que o SENHOR disse: “Tirem os israelitas do Egito, organizados em batalhões”. 27 E foram eles, Moisés e Aarão, que falaram com o faraó, rei do Egito, para tirar os israelitas do Egito.
Deus chama Moisés de novo
28 Quando o SENHOR falou com Moisés no Egito, 29 lhe disse:
—Eu sou o SENHOR! Diga ao faraó, rei do Egito, tudo o que lhe vou dizer.
30 Mas Moisés disse ao SENHOR:
—Visto que eu não sei falar bem, como é que o faraó vai ouvir o que eu digo?
A missão dos doze apóstolos
(Mt 10.5-15; Mc 6.7-13)
9 Depois disto, Jesus chamou seus doze discípulos e lhes deu poder e autoridade sobre todos os demônios e também poder para curar doenças. 2 Então os enviou para anunciar a mensagem sobre o reino de Deus e para curar os doentes. 3 Ele lhes disse:
—Não levem nada para a viagem; nem cajado para se apoiarem, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo roupas extras. 4 Fiquem na casa onde vocês forem recebidos, até saírem daquela cidade. 5 Se não forem bem recebidos quando chegarem a uma cidade, sacudam o pó de seus pés ao saírem de lá, como uma advertência para aquela gente. 6 Assim, os discípulos partiram e passaram por todas as vilas, proclamando as Boas Novas e curando pessoas por toda parte.
A dúvida de Herodes
(Mt 14.1-12; Mc 6.14-29)
7 Quando o governador Herodes ouviu a respeito destas coisas, ficou sem saber o que fazer. Alguns diziam que João[a] tinha ressuscitado dos mortos, 8 outros diziam que Elias tinha aparecido e outros ainda diziam que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9 Herodes, porém, disse:
—Eu mandei cortar a cabeça de João! Quem será então este homem de quem eu ouço falar estas coisas?
Daí em diante Herodes procurava ver a Jesus.
Jesus alimenta mais de cinco mil pessoas
(Mt 14.13-21; Mc 6.30-44; Jo 6.1-14)
10 Quando os apóstolos retornaram, contaram a Jesus tudo o que tinham feito. Ele então os levou para uma cidade chamada Betsaida, para ficar sozinho com eles. 11 Quando a multidão ficou sabendo disso, o seguiu até lá. Ele os recebeu bem, lhes falou a respeito do reino de Deus e curou os que estavam emfermos. 12 Quando começou a anoitecer, os doze se aproximaram de Jesus e lhe disseram:
—Mande essa gente embora para que possam ir para as vilas e campos aqui por perto e achar lugar onde comer e passar a noite, pois estamos num lugar deserto.
13 Mas Jesus lhes disse:
—Por que vocês mesmos não lhes dão alguma coisa de comer?
Eles responderam:
—Mas como, se tudo o que temos são cinco pães e dois peixes? A não ser que nós possamos ir a algum lugar para comprar comida para toda essa gente!
14 (Estavam ali mais ou menos cinco mil homens.)
Ele disse aos discípulos:
—Digam a todos que se sentem em grupos de mais ou menos cinquenta pessoas.
15 Eles obedeceram e mandaram que todos se sentassem. 16 Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e agradeceu a Deus o alimento. Depois os repartiu em pedaços e deu a seus discípulos para que distribuíssem entre a multidão. 17 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos encheram doze cestos com os pedaços que sobraram.
A confissão de Pedro
(Mt 16.13-19; Mc 8.27-29)
18 Certa vez em que Jesus orava sozinho, os discípulos se aproximaram dele. Jesus perguntou-lhes:
—Quem a multidão diz que eu sou?
19 Eles responderam:
—Alguns dizem que é João Batista, outros dizem que é Elias e outros ainda dizem que é um dos antigos profetas que ressuscitou.
20 Então Jesus lhes perguntou:
—E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?
Pedro respondeu:
—O Cristo enviado por Deus.
21 Jesus, então, lhes deu ordem para que não contassem isso a ninguém.
Jesus fala de sua morte pela primeira vez
(Mt 16.21-28; Mc 8.31-9.1)
22 E continuou, dizendo:
—Pois é necessário que o Filho do Homem sofra muitas coisas e que seja rejeitado pelos líderes, pelos líderes dos sacerdotes e pelos professores da lei, que seja morto e que ressuscite no terceiro dia.
23 E depois disse a todos:
—Se alguém quiser vir comigo, tem que negar a si mesmo, carregar a sua cruz a cada dia e me seguir. 24 Pois todo aquele que quiser salvar a sua vida, a perderá; mas aquele que perder a sua vida por minha causa, a salvará. 25 Que vantagem terá alguém em ganhar o mundo inteiro se ele mesmo for destruído ou se perder? 26 Se alguém tiver vergonha de mim[b] e das minhas palavras, o Filho do Homem também terá vergonha dele quando vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos. 27 Digo a verdade a vocês: Alguns dos que estão aqui presentes não morrerão sem antes ver o reino de Deus.
A transfiguração de Jesus
(Mt 17.1-8; Mc 9.2-8)
28 Mais ou menos oito dias depois de ter dito essas coisas, Jesus subiu a um monte para orar e levou consigo a Pedro, João e Tiago. 29 Enquanto orava, a aparência de seu rosto se modificou e as suas roupas ficaram brilhantes de tão brancas que estavam. 30 Então, dois homens apareceram e começaram a falar com ele; eram Moisés e Elias. 31 Eles apareceram rodeados por um brilho e falavam com Jesus a respeito de sua morte, que iria acontecer em Jerusalém. 32 Pedro e aqueles que estavam com ele tinham adormecido, mas quando acordaram viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33 Quando os homens se despediram de Jesus, Pedro lhe disse:
—Mestre, é bom que nós estejamos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para o senhor, uma para Moisés e outra para Elias.
(Ele não sabia o que estava dizendo.) 34 Enquanto dizia estas coisas, uma nuvem apareceu e os envolveu e eles ficaram com muito medo quando a nuvem os cobriu. 35 E da nuvem vinha uma voz que dizia:
—Este é o meu Filho, o meu Escolhido! Ouçam-no!
36 Quando a voz acabou de falar, Jesus estava sozinho. Então eles se mantiveram calados e, naqueles dias, não disseram nada a ninguém a respeito das coisas que tinham visto.
Jesus cura um rapaz possuído por um demônio
(Mt 17.14-18; Mc 9.14-27)
37 No dia seguinte, ao descerem do monte, uma grande multidão foi ao encontro de Jesus. 38 E do meio da multidão um homem gritou:
—Mestre, imploro que o senhor veja o meu filho, o meu único filho! 39 Um espírito se apodera dele e, de repente, o obriga a gritar e faz com que ele tenha convulsões e espume pela boca. O espírito o maltrata e dificilmente o deixa. 40 Eu pedi aos seus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram.
41 Jesus, então, disse:
—Gente sem fé e desviada! Até quando tenho que estar entre vocês? Até quando terei que tolerar vocês? Traga o seu filho aqui.
42 Quando o menino estava chegando, o demônio o derrubou, fazendo com que entrasse em convulsões. Jesus, então, repreendeu o demônio, curou o menino e o entregou de volta ao pai.
Jesus fala de sua morte pela segunda vez
(Mt 17.22-23; Mc 9.30-32)
43 Enquanto todos estavam maravilhados com todas as coisas que Jesus tinha feito, ele disse aos discípulos:
44 —Prestem muita atenção nisto que vou lhes dizer agora: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.
45 Mas eles não entenderam o que ele estava dizendo. O significado daquelas palavras lhes era oculto e por isso não podiam compreender. Além disso, tinham medo de lhe perguntar o significado.
Quem é o mais importante de todos?
(Mt 18.1-5; Mc 9.33-37)
46 Os discípulos começaram a discutir entre eles a respeito de qual deles seria o mais importante. 47 Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, pegou uma criança, colocou-a de pé a seu lado, 48 e lhes disse:
—Quem receber esta criança em meu nome, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Porque o mais humilde entre vocês é que é o mais importante.
Quem não está contra nós está a nosso favor
(Mc 9.38-40)
49 João disse:
—Mestre, vimos um homem expulsando demônios em seu nome, mas nós o proibimos, pois ele não é do nosso grupo.
50 Mas Jesus lhe disse:
—Não o proíbam, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês.
Os samaritanos não recebem a Jesus
51 Quando estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. 52 Ele enviou mensageiros à sua frente, que partiram para uma vila samaritana a fim de prepararem acomodações. 53 Os samaritanos, porém, não quiseram recebê-lo porque ele ia para Jerusalém. 54 Quando viram isto, os discípulos Tiago e João disseram:
—Você quer que mandemos vir fogo do céu para consumir essa gente[c]?
55 Porém Jesus se virou e os repreendeu[d] 56 Depois seguiram para outra vila.
Como seguir a Jesus
(Mt 8.19-22)
57 Enquanto eles andavam pelo caminho, um homem lhe disse:
—Eu o seguirei aonde quer que o senhor vá.
58 Jesus lhe disse:
—As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
59 Aí ele disse a outro homem:
—Siga-me.
Mas ele respondeu:
—Senhor, deixe-me primeiro ir enterrar meu pai.
60 E Jesus lhe disse:
—Deixe que os mortos enterrem os seus próprios mortos! Vá e anuncie o reino de Deus.
61 Outro lhe disse:
—Eu o seguirei, Senhor, mas deixe-me primeiro ir me despedir da minha família.
62 Jesus, então, disse a ele:
—Ninguém que ponha a mão no arado e olhe para trás serve para o reino de Deus.
A resposta de Jó
23 Então Jó respondeu:
2 “Mais uma vez me queixo com amargura,
não posso evitar que os gemidos saiam da minha boca.
3 Como gostaria de saber onde está Deus,
para poder ir me encontrar com ele.
4 Gostaria de lhe apresentar o meu caso,
de lhe explicar os meus argumentos.
5 Ficaria sabendo qual é a sua resposta,
e iria entender as suas palavras.
6 Será que Deus usaria o seu grande poder contra mim?
Não, estou certo de que ele me ouviria.
7 Diante dele, o justo pode apresentar o seu caso,
e eu ficaria para sempre livre de quem me acusa.
8 “Mas, se vou para o leste, ele não está lá;
se vou para o oeste, também não o vejo.
9 Procuro-o no norte, onde ele trabalha, mas não o encontro.
Quando eu me viro para o sul, não o consigo ver.
10 Mas ele sabe que andei sempre no seu caminho;
se me colocar à prova, sairei puro como o ouro.
11 Os meus pés seguiram os seus passos,
fui sempre pelo seu caminho, sem me desviar.
12 Nunca me afastei dos seus mandamentos,
dei mais valor às suas palavras e as guardei no meu coração.[a]
13 “Mas Deus nunca muda.
Quem pode fazê-lo mudar?
Ele faz tudo o que quer.
14 “Ele fará comigo o que determinou fazer,
e ainda tem outros planos para mim.
15 É por isso que eu tenho medo dele,
fico cheio de terror ao pensar nisso.
16 Deus me fez perder a coragem;
tenho pavor do Todo-Poderoso.
17 Mas não me calo diante da escuridão,
da densa escuridão que cobre o meu rosto.
Não sejam como os judeus
10 Irmãos, não quero que passe desapercebido por vocês que todos os nossos antepassados estavam debaixo da nuvem[a] e todos passaram pelo mar. 2 Todos foram batizados[b] na nuvem e no mar como seguidores de Moisés. 3 Todos comeram da mesma comida espiritual 4 e todos beberam da mesma bebida espiritual. Beberam daquela rocha espiritual que estava com eles, e aquela rocha era Cristo. 5 Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles e, por isso, eles morreram no deserto.
6 Estes acontecimentos são exemplos para nós, a fim de que não desejemos as coisas más que eles desejaram. 7 Não adorem os ídolos como alguns deles fizeram. Como dizem as Escrituras: “O povo sentou-se para comer e beber, e se levantou para se divertir”(A). 8 Não devemos cometer pecados sexuais, como alguns deles cometeram, e morreram, num só dia, vinte e três mil pessoas. 9 Não devemos pôr a paciência de Cristo[c] à prova como alguns deles fizeram, e foram mortos pelas mordidas das cobras. 10 Nem se queixem como alguns deles fizeram, e foram destruídos pelo anjo da morte.
11 Todas essas coisas que aconteceram a essas pessoas são exemplos que foram escritos para nos advertir, pois vivemos numa época em que o fim dos tempos chegou. 12 Assim, aquele que pensa que está firme na fé, tenha cuidado para não cair. 13 As tentações que vocês enfrentam são as mesmas que todas as outras pessoas enfrentam, mas Deus é fiel e não vai permitir que sejam tentados além das suas forças. Pelo contrário, quando vier a tentação, Deus lhes mostrará a maneira de sair dela, e assim poderão suportá-la.
14 Portanto, meus queridos amigos, não adorem ídolos. 15 Falo a vocês como a pessoas inteligentes; julguem o que eu digo. 16 Não participamos nós do sangue de Cristo quando damos graças pelo cálice da bênção[d]? Não participamos nós do corpo de Cristo quando partimos o pão? 17 O fato de existir um único pão significa que nós formamos somente um corpo, porque todos nós participamos daquele único pão.
18 Pensem no povo de Israel! Não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios participam do altar? 19 Não quero dizer que a comida sacrificada a ídolos signifique alguma coisa, ou que um ídolo tenha algum valor. 20 Antes quero dizer que aquilo que é sacrificado aos ídolos é oferecido a demônios e não a Deus. E eu não quero que vocês participem de nada com demônios. 21 Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também do cálice dos demônios. Vocês não podem participar da mesa do Senhor e também da mesa dos demônios. 22 Ou queremos fazer com que o Senhor fique com ciúmes[e]? Por acaso somos mais fortes do que ele?
Usem a liberdade que vocês têm para a glória de Deus
23 É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas são boas para nós. É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas contribuem para o nosso crescimento espiritual. 24 Ninguém deve buscar os seus próprios interesses, e sim os interesses dos outros.
25 Comam de toda a carne que é vendida no mercado, sem fazer qualquer pergunta sobre a origem dela por motivo de consciência, 26 porque, como dizem as Escrituras: “A terra e tudo o que nela há pertence ao Senhor”.(B)
27 Se alguém que não acredita no Deus que nós acreditamos convidar vocês para comer com ele, e quiserem ir, comam de tudo que for colocado diante de vocês. Não façam perguntas sobre a origem daquela comida por motivo de consciência. 28 Mas se alguém disser a vocês: “Esta comida foi oferecida ao meu deus”, neste caso não comam, por causa da pessoa que disse isso e também por motivo de consciência. 29 Eu estou me referindo à consciência dos outros, e não à de vocês. Mas por que a minha liberdade deveria ser limitada pela consciência dos outros? 30 Se eu agradeço a Deus pela comida que como, por que é que sou criticado se já agradeci a Deus por ela?
31 Portanto, se vocês estiverem comendo, ou bebendo, ou fazendo qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Nunca façam nada que possa levar os judeus, aqueles que não são judeus[f], ou a igreja de Deus a pecar. 33 Eu faço a mesma coisa. Procuro agradar a todos em tudo o que faço e não busco o meu próprio interesse. Procuro fazer o que é melhor para todos, e faço isso para que eles possam se salvar.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International