Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

M’Cheyne Bible Reading Plan

The classic M'Cheyne plan--read the Old Testament, New Testament, and Psalms or Gospels every day.
Duration: 365 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Samuel 12

Natã repreende Davi

12 O SENHOR mandou o profeta Natã ir falar com Davi. Ele foi e lhe disse:

—Havia dois homens que moravam numa cidade. Um era rico e o outro, pobre. O rico tinha muitas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha nada, a não ser uma pequena ovelha que tinha comprado e criado. A ovelhinha cresceu com ele e com os seus filhos na sua própria casa. Ela comia da sua comida, bebia do seu copo e dormia nos seus braços. A ovelha era como uma filha para o pobre. Um dia apareceu um viajante na casa do homem rico. O rico quis preparar algo para o visitante comer, mas não quis matar nenhuma das suas ovelhas nem das suas vacas. Então matou a ovelhinha do pobre.

Davi ficou muito furioso com o homem rico e disse a Natã:

—Juro pelo SENHOR, que o homem que fez isso merece morrer! Terá que pagar quatro vezes[a] o valor da ovelhinha, porque fez tal coisa e não teve compaixão do pobre.

Então Natã disse a Davi:

—Esse homem é você! O SENHOR, o Deus de Israel, diz: “Eu o escolhi[b] para ser rei de Israel. Livrei você do poder de Saul. Dei a você a família do seu senhor, entreguei as mulheres dele nos seus braços. Fiz de você rei sobre Israel e Judá. E se ainda você quisesse mais, eu lhe daria mais. Então, por que você desprezou o mandamento do SENHOR? Por que fez mal a Urias, o heteu? Por que você deixou que os amonitas o matassem? É como se você mesmo o tivesse matado. 10 Por isso, também haverá sempre guerra entre a sua família! Você me desprezou quando tratou a esposa de Urias, o heteu, como se fosse sua esposa. 11 Agora eu, o SENHOR, garanto que farei com que a sua própria família traga desgraça para você. Diante de você tirarei as suas mulheres e as entregarei a outro homem da sua família. Ele dormirá com elas diante de todos. 12 Você se deitou com Bate-Seba às escondidas, mas será castigado à vista de todo o povo de Israel”.

13 Então Davi disse a Natã:

—Pequei contra o SENHOR!

Natã disse a Davi:

—O SENHOR perdoa a você este pecado. Não morrerá. 14 Mas, já que você desprezou o SENHOR,[c] o seu filho morrerá.

A morte do filho de Davi e Bate-Seba

15 Depois disso Natã voltou para casa. Então o SENHOR fez com que o filho que Davi teve com a esposa de Urias ficasse muito doente. 16 Davi orou muito a Deus pelo menino e não quis comer nem beber nada. Foi para casa e passou a noite deitado no chão e orando. 17 Os líderes da sua família tentaram levantá-lo, mas ele não quis se levantar nem comer com eles. 18 No sétimo dia o menino morreu. E os servos de Davi tiveram medo de lhe dizer que o menino tinha morrido, porque pensavam que ele poderia fazer algum mal a si mesmo, já que quando o menino ainda era vivo, ele tinha se recusado a ser consolado.

19 Mas Davi, ao ver que seus servos falavam entre eles em voz baixa, compreendeu que o menino tinha morrido. Então perguntou aos servos:

—O menino morreu?

Os servos responderam:

—Sim, morreu.

20 Então Davi se levantou, tomou banho, mudou de roupa, e foi adorar o SENHOR no templo. Depois disso, regressou para sua casa e pediu aos seus servos que lhe dessem comida.

21 Então os servos lhe perguntaram:

—Quando o menino estava vivo, o senhor chorava e não queria comer, mas agora que ele está morto o senhor se levanta e come. Como é possível isso?

22 Davi respondeu:

—Quando o menino estava vivo, jejuei e chorei porque pensei: “Quem sabe? Talvez o SENHOR se compadeça de mim e deixe o menino viver”. 23 Mas agora que o menino morreu, por que não vou comer? Já não há nada que possa fazer para lhe dar vida. Um dia eu irei para onde ele está, mas ele não pode voltar para mim.

24 Depois Davi foi consolar a sua esposa Bate-Seba e se deitou com ela. Bate-Seba ficou grávida de novo e teve outro filho, a quem Davi chamou de Salomão. O SENHOR amou o menino 25 e enviou o profeta Natã para dizer que dessem o nome de Jedidias[d] à criança.

Davi conquista Rabá

26 Joabe atacou a capital dos amonitas, Rabá, e cercou a fortaleza do rei. 27 Então enviou mensageiros a Davi para lhe dizer:

—Ataquei Rabá e capturei os depósitos de água. 28 Agora, junte o restante do exército e ataque a cidade, para que seja você a capturá-la e não eu. Se não, darão o meu nome à cidade.

29 Então Davi reuniu os seus soldados, atacou e conquistou Rabá. 30 Depois tirou a coroa do deus Moloque,[e] que era feita de ouro e de pedras preciosas e pesava trinta e três quilos.[f] E ele colocou a coroa na sua cabeça. Davi também levou uma grande quantidade dos bens da cidade. 31 Ele também expulsou os habitantes da cidade de Rabá e os colocou para trabalhar com serras, picaretas e machados e os obrigou a fabricar tijolos. Depois de ter feito o mesmo em todas as cidades dos amonitas, regressou com o seu exército para Jerusalém.

2 Coríntios 5

Sabemos que, se esta tenda em que vivemos aqui na terra (o nosso corpo) for destruída, temos um edifício que é de Deus para morar. É uma casa eterna no céu, e que não foi feita por mãos humanas. Enquanto estamos nesta tenda, nós gememos, desejando mudar para a nossa habitação que vem do céu e que nos cobrirá como uma roupa, para que não fiquemos nus. De fato, nós que estamos nesta tenda, que é o nosso corpo, passamos por dificuldades e gememos, pois não queremos ser despidos. Ao contrário! Nós queremos nos vestir para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus quem nos preparou para isto e nos deu o seu Espírito como garantia de que ele vai nos dar tudo o que prometeu.

Portanto, nós estamos sempre confiantes porque sabemos que, enquanto vivermos neste corpo, estamos ausentes do Senhor. Pois vivemos pela nossa fé e não por aquilo que podemos ver. Nós estamos confiantes e preferimos deixar nossos corpos para ir morar com o Senhor. E é por isso que também nos esforçamos para ser agradáveis a Deus, quer vivamos neste corpo, na terra, ou na presença do Senhor, no céu. 10 Todos nós temos que comparecer diante de Cristo para sermos julgados. Cada um receberá o que merece. Seremos julgados de acordo com o bem ou o mal que tivermos feito enquanto vivemos neste corpo terrestre.

Ajudando as pessoas a serem amigas de Deus

11 Portanto, uma vez que sabemos o que quer dizer temer ao Senhor, nós tentamos convencer as pessoas a aceitarem a verdade. Deus nos conhece completamente e espero que vocês também nos conheçam completamente. 12 Não estamos falando bem de nós mesmos para vocês novamente. Pelo contrário, estamos lhes dando uma oportunidade de terem orgulho de nós. Assim, vocês vão ter o que responder para aqueles que se orgulham das coisas que podem ser vistas, e não se importam com o que está no coração. 13 Pois, se enlouquecemos, é para Deus; e se temos juízo, é para o bem de vocês. 14 O amor que Cristo tem por nós nos domina, pois determinamos isto: um morreu por todos, portanto todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e ressuscitou por todos.

16 De agora em diante, nós não consideramos ninguém da maneira como o mundo considera. É verdade que antes considerávamos a Cristo como o mundo considera, mas agora já não é assim que pensamos. 17 E assim, se alguém está em Cristo, isso significa que há uma nova criação. As coisas velhas já passaram; tudo é novo![a] 18 Tudo isto vem de Deus, que estabeleceu a paz entre nós e ele por meio de Cristo. E Deus nos deu a responsabilidade de estabelecer a paz entre ele e todos. 19 Isto é: Deus estava em Cristo, estabelecendo paz entre o mundo e ele mesmo. Em Cristo, Deus não condena o mundo por seus pecados, e ele mesmo nos deu esta mensagem de paz. 20 Portanto, nós fomos enviados para falar em nome de Cristo, e é como se Deus estivesse chamando as pessoas por nosso intermédio. Em nome de Cristo, nós suplicamos a vocês: façam as pazes com Deus. 21 Cristo não tinha nenhum pecado, mas Deus colocou sobre ele a culpa dos nossos pecados. Dessa forma nós pudemos ser declarados justos diante de Deus por meio de Cristo.

Ezequiel 19

19 —Em relação a você, Ezequiel, cante este cântico fúnebre que diz respeito dos governantes de Israel.

“A mãe de você era como uma leoa
    no meio dos animais selvagens.
Deitada entre os leões,
    ela criava os seus filhotes.
Um dos filhotes que ela criou
    chegou a ser o líder dos leões.
Aprendeu a pegar sua presa
    e a devorar os homens.

“As nações escutaram seu rugido
    e o capturaram nas suas armadilhas.
Colocaram cadeias nele
    e o levaram vivo ao Egito.

“Ao ver que o tempo passava,
    a leoa perdeu a esperança de ver o seu filhote retornar.
Portanto, escolheu a outro dos seus filhotes
    e fez com que virasse um leão feroz.
Este leão começou a passear orgulhoso entre as leoas,
    já que ele era o novo líder dos leões.
Aprendeu a pegar sua presa
    e a devorar os homens.
Tinha relações com suas viúvas
    e destruía suas cidades.
Todos os habitantes estavam amedrontados
    com o seu rugido.
As nações vizinhas o atacaram.
    Jogaram sobre ele uma rede,
    e o leão caiu nessa armadilha.
Depois, colocaram cadeias nele
    e o colocaram numa jaula e o levaram ao rei da Babilônia,
que o colocou numa prisão,
    para que o seu rugido já não pudesse ser escutado
    nos montes de Israel.

10 “A mãe de vocês é como uma parreira cheia de frutos,
    porque estava plantada perto dos canais de irrigação.
É cheia de frutos e folhas
    devido à água abundante.
11 Seus fortes galhos cresceram muito alto
    e viraram cetros de governantes.
A parreira cresceu tanto que chegou até as nuvens,
    era tão alta que podia ser vista de longe,
    ela podia ser vista porque era uma árvore alta e cheia de folhas.
12 Mas com ira foi arrancada desde a raiz
    e jogada no chão.
Depois, o vento quente do leste fez com que seus frutos murchassem,
    caíssem da árvore e ficassem secos.
    E os galhos fortes foram destruídos no fogo.

13 “E agora ela está plantada no deserto,
    em terra árida e seca.
14 O fogo sai dos seus galhos
    e consome seus frutos.
De maneira que ela já não tem galhos fortes
    nem cetro algum sai dos seus galhos.

Este é um cântico fúnebre, e deve ser cantado como tal”.

Salmos 64-65

O Deus de justiça

Ao diretor do coro. Salmo de Davi.

Ó Deus, ouça a minha queixa,
    proteja a minha vida do inimigo que me causa terror.
Defenda-me dos planos dos maus,
    das multidões de malvados.
Eles afiam a língua como espada
    e lançam palavras venenosas como flechas.
Escondem-se para ninguém os ver,
    e atiram as suas flechas contra os inocentes.
Encorajam uns aos outros a fazer o mal.
    Planejam juntos como apanhar as pessoas nas suas armadilhas
    e pensam que ninguém os pode descobrir.
Fazem planos cheios de maldade,
    planos perfeitos.
O ser humano pode tornar-se num ser muito mau,
    é difícil saber como é possível alguém pensar assim.

Mas Deus lançará as suas flechas contra eles,
    de repente, cairão feridos.
As suas próprias palavras os farão cair.
    Quem os vê zombará deles.
Todas as pessoas temerão a Deus,
    e proclamarão o seu poder.
    Todos saberão o que Deus pode fazer.
10 Os justos se alegram no SENHOR
    e procuram nele a sua proteção.
    Os bons de coração se encherão de orgulho.

Deus é digno de louvor

Ao diretor do coro. Salmo de Davi. Cântico.

Que em Sião todos o louvem, ó Deus,
    e cumpram as promessas que lhe fizeram.
O Senhor ouve as orações,
    todos se aproximam do Senhor.
Quando os nossos pecados se tornam pesados demais para nós,
    o Senhor perdoa as nossas ofensas.
Felizes são aqueles que o Senhor escolhe
    para se aproximarem e viverem ao seu lado.
No seu santo templo,
    ficamos satisfeitos com todas as bênçãos da sua casa.

Ó Deus, nosso Salvador, o Senhor responde à nossa oração
    com atos maravilhosos,
    mostrando a sua justiça.
As pessoas que vivem longe,
    mesmo do outro lado do mar,
    confiam no Senhor.
O Senhor fez as montanhas pelo seu poder,
    e assim mostra a sua grande força.
Acalma o rugido dos mares e o barulho das suas ondas,
    e também a gritaria das nações.
Até mesmo aqueles que vivem nos lugares mais afastados,
    se maravilham com os seus atos;
    pessoas de todo o mundo lhe dão louvor.

É o Senhor que cuida e rega a terra,
    que leva água aos rios e aos mares
e que faz crescer o trigo.
    Assim prepara as terras para o cultivo.
10 É o Senhor que enche os sulcos de água, que desfaz os torrões,
    que amolece a terra com as chuvas abundantes
    e que abençoa as colheitas.
11 O Senhor coroa o ano com as suas bênçãos,
    e por onde passa há grandes colheitas.
12 As pastagens do deserto estão regadas e verdes,
    e as colinas se vestem para celebrar.
13 Os campos estão cobertos de ovelhas,
    e os vales cheios de trigo.
    Todos cantam e gritam de alegria.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International