Book of Common Prayer
Deus e o seu povo(A)
105 Agradeçam a Deus, o Senhor,
anunciem a sua grandeza
e contem às nações
as coisas que ele fez.
2 Cantem a Deus, cantem louvores a ele,
falem dos seus atos maravilhosos.
3 Tenham orgulho daquilo
que o Santo Deus tem feito.
Que fique alegre o coração
de todos os que adoram
a Deus, o Senhor!
4 Procurem a ajuda do Senhor;
estejam sempre na sua presença.
5-6 Vocês, descendentes de Abraão,
servo de Deus,
vocês, descendentes de Jacó,
o escolhido de Deus,
lembrem de tudo o que Deus tem feito,
lembrem dos seus grandes
e maravilhosos milagres
e de como tem condenado
os nossos inimigos!
7 Ele é o Senhor, nosso Deus;
os seus mandamentos são
para o mundo inteiro.
8 Ele sempre lembrará da sua aliança
e, por milhares de gerações,
cumprirá as suas promessas.
9 Ele será fiel à aliança
feita com Abraão
e à promessa que fez com juramento
a Isaque.
10 Deus fez uma aliança com Jacó
para sempre,
fez com ele uma aliança eterna.
11 Naquela ocasião Deus disse:
“Eu lhe darei a terra de Canaã,
e ela será de vocês para sempre.”
12 Eles eram muito poucos,
eram estrangeiros na Terra Prometida.
13 Andavam de país em país,
de reino em reino.
14 Mas Deus não deixou que ninguém
os maltratasse
e, para protegê-los, avisou reis.
15 Ele disse: “Não toquem nos servos
que eu escolhi;
não maltratem os meus profetas!”
16 Deus fez com que houvesse fome
na terra deles
e deixou o seu povo sem alimento.
17 Então mandou na frente deles
um homem chamado José,
que havia sido vendido como escravo.
18 Os seus pés foram presos
com correntes,
e no seu pescoço puseram
uma coleira de ferro.
19 José ficou na prisão
até que se cumpriu
o que ele tinha dito.
A palavra do Senhor Deus provou
que José estava certo.
20 Aí o rei do Egito mandou soltá-lo;
o rei de muitas nações
o pôs em liberdade.
21 Ele o colocou
como a mais alta autoridade
daquela terra,
para governar o país inteiro.
22 José recebeu poder para dar ordens
aos príncipes do reino
e para orientar os conselheiros do rei.
23 Depois Jacó foi para o Egito
e ficou morando naquela terra.
24 O Senhor Deus fez com que o seu povo
tivesse muitos filhos
e o tornou mais forte
do que os seus inimigos.
25 Ele fez com que os egípcios
odiassem o seu povo
e fez com que enganassem os israelitas,
os servos de Deus.
26 Então Deus enviou o seu servo Moisés
e também Arão,
a quem havia escolhido.
27 Eles fizeram milagres de Deus no Egito
e ali realizaram coisas maravilhosas.
28 Deus mandou uma escuridão,
que cobriu a terra,
mas os egípcios não obedeceram
às suas ordens.
29 Ele transformou em sangue
os rios do Egito
e matou todos os seus peixes.
30 A terra do Egito ficou cheia de rãs,
que invadiram até o palácio do rei.
31 Deus deu ordem, e moscas e piolhos
encheram todo o país.
32 Em vez de chuva, ele mandou
chuva de pedra e relâmpagos
sobre a terra.
33 Deus destruiu as plantações de uvas
e de figos
e derrubou todas as árvores.
34 Ele deu ordem, e vieram gafanhotos,
tantos, que nem podiam ser contados.
35 Os gafanhotos comeram todas as plantas,
todas as colheitas do Egito.
36 Ele matou o filho mais velho
de todas as famílias dos egípcios,
matou aqueles que eram o orgulho
dessas famílias.
37 Então Deus tirou os israelitas
daquele país,
e eles levaram consigo prata e ouro.
Todos eram fortes e cheios de saúde.
38 Os egípcios ficaram contentes
quando os israelitas foram embora,
pois estavam com medo deles.
39 Deus pôs uma nuvem por cima do seu povo
e fogo para guiá-los durante a noite.
40 Eles pediram, e Deus mandou codornas
e do céu deu a eles pão bastante
para matar a fome.
41 Ele partiu uma rocha, e jorrou água,
que correu pelo deserto como um rio.
42 Pois ele lembrou da sua santa promessa
feita a Abraão, seu servo.
43 Assim Deus tirou do Egito
o seu povo escolhido,
e eles saíram de lá
cantando e gritando de alegria.
44 Deus lhes deu as terras
de outras nações
e deixou que tomassem os campos delas,
45 para que eles obedecessem às suas leis
e guardassem os seus mandamentos.
Aleluia!
28 Então o oficial ficou de pé e gritou em hebraico:
— Escutem o que o grande rei, o rei da Assíria, está dizendo a vocês! 29 Ele mandou avisar que não deixem que Ezequias os engane, pois ele não poderá salvá-los. 30 E não deixem que ele os convença a confiar em Deus, o Senhor. Não pensem que o Senhor os salvará e não deixará que o nosso exército assírio conquiste a cidade de vocês. 31 Não deem atenção a Ezequias. O rei da Assíria manda que vocês saiam da cidade e se entreguem. Vocês terão licença para comer uvas das suas próprias parreiras e figos das suas figueiras e para beber água dos seus próprios poços, 32 até que o rei os leve para morar num país parecido com o de vocês, onde há plantações de uvas para fazer vinho e onde há trigo para fazer pão. É uma terra de oliveiras, azeite e mel. Se fizerem o que ele está mandando, vocês não morrerão, mas viverão. Não deixem que Ezequias os engane, fazendo vocês pensarem que o Senhor vai salvá-los. 33 Será que os deuses das outras nações as salvaram do rei da Assíria? 34 Onde estão agora os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim, de Hena e de Iva? Será que os deuses de Samaria salvaram Samaria do meu poder? 35 Quando foi que os deuses de todos esses países os salvaram do nosso rei? O que é, então, que faz vocês pensarem que o Senhor pode salvar Jerusalém do poder dele?
36 Mas o povo ficou calado, de acordo com a ordem do rei Ezequias; eles não disseram nem uma só palavra. 37 Então Eliaquim, Sebna e Joá rasgaram as suas roupas em sinal de tristeza e foram contar ao rei aquilo que o oficial assírio tinha dito.
Direitos e deveres de um apóstolo
9 Será que eu não sou um homem livre? Por acaso não sou um apóstolo? Será que eu não vi Jesus, o nosso Senhor? Por acaso vocês não são o resultado do trabalho que faço para o Senhor? 2 Mesmo que outros não me aceitem como apóstolo, vocês me aceitam! Vocês mesmos, pelo fato de estarem unidos com o Senhor, são a prova de que sou um apóstolo.
3 Quando as pessoas me criticam, eu me defendo, dizendo assim: 4 Será que eu não tenho o direito de receber comida e bebida pelo meu trabalho? 5 Será que nas minhas viagens eu não tenho o direito de levar comigo uma esposa cristã, como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor Jesus e também Pedro? 6 Ou será que Barnabé e eu somos os únicos que temos de trabalhar para nos sustentar? 7 Quem já ouviu falar de algum soldado que pagou as suas próprias despesas no exército? Ou qual é o fazendeiro que não come das uvas da sua própria plantação? Ou qual é o pastor que não toma do leite do seu gado?
8 Não pensem que eu me apoio somente nesses exemplos da vida diária, pois a lei diz a mesma coisa. 9 Na Lei de Moisés está escrito assim: “Não amarre a boca do boi quando ele estiver pisando o trigo.” Por acaso Deus está interessado nos bois? 10 Ou foi a nosso respeito que ele disse isso? É claro que isso está escrito em nosso favor! Tanto a pessoa que planta como a que colhe fazem o seu trabalho na esperança de receber a sua parte da colheita. 11 Se temos semeado entre vocês a semente espiritual, será demais se recebermos de vocês alguma recompensa material? 12 Se outros têm o direito de esperar isso de vocês, será que nós não temos muito mais direito do que eles?
No entanto, nós não temos usado esse direito. Pelo contrário, temos aguentado tudo para não atrapalhar o evangelho de Cristo. 13 Certamente vocês sabem que os que trabalham no Templo é do Templo que recebem os seus alimentos. E sabem também que os que oferecem sacrifícios no altar recebem uma parte da carne dos animais que são sacrificados ali. 14 Assim o Senhor mandou também que aqueles que anunciam o evangelho vivam do trabalho de anunciar o evangelho.
15 Mas eu não tenho usado nenhum desses direitos, nem estou escrevendo isso agora para exigir esses direitos para mim mesmo. Eu preferiria morrer a fazer isso! E ninguém vai me tirar o orgulho que eu tenho de agir assim!
22 Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” 23 Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!”
Os dois alicerces(A)
24 — Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
26 — Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.
A autoridade de Jesus
28 Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. 29 Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo.
Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.