Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Lamentações 1:1-6

Jerusalém chora a sua destruição

Pobre cidade![a]
    Ficou tão sozinha a que antes estava cheia de pessoas.
Era uma das cidades mais importantes,
    mas agora é como uma viúva.
A que antes era a princesa das nações,
    agora se tornou uma escrava.

Chora amargamente de noite
    e as lágrimas enchem o seu rosto.
Nenhum dos amigos que tinha
    a consola agora.
Todos os seus amigos a traíram;
    eles se tornaram seus inimigos.

Depois de sofrer e ter sido oprimida,
    Judá foi feita prisioneira.
Ela vive entre nações estrangeiras,
    mas não encontra um lugar onde descansar.
Todos os que a perseguem
    a encurralaram e a deixaram sem saída.

Os caminhos que levam a Sião estão chorando;
    ninguém mais vem aos festivais.
Todos os seus portões estão desertos.
    Os sacerdotes se lamentam,
levam dela as jovens[b]
    e Sião está cheia de amargura.

Os seus inimigos a governam
    e os que a odeiam descansam com conforto.
Isto aconteceu porque o SENHOR a castigou
    por todos os seus pecados.
Os seus inimigos capturaram os seus filhos
    e os levaram para longe.

Toda a beleza da filha de Sião[c]
    desapareceu.
Os seus príncipes ficaram como cervos
    que não encontram lugar onde pastar.
Ficaram sem força
    e os seus caçadores os apanharam.

Lamentações 3:19-26

19 “Lembre-se de que estou triste e não tenho lugar para morar.
    Lembre-se da bebida amarga e do veneno que me deu.
20 Tenho bem presente todos os meus problemas
    e me sinto triste demais.
21 Mas nunca esquecerei algo
    que sempre me dará esperança.

22 “O amor fiel do SENHOR nunca termina[a];
    sua compaixão não tem fim,
23 cada manhã se renovam.
    Imensa é sua fidelidade!
24 Minha alma disse:
‘O SENHOR é tudo o que tenho e necessito’;
    por isso sempre terei esperança nele.[b]

25 “O SENHOR é bom com os que acreditam nele;
    com os que o buscam.
26 É bom esperar pacientemente
    a salvação que o SENHOR traz.

Salmos 137

Junto aos rios da Babilônia

Sentados junto aos rios da Babilônia,
    chorávamos, quando nos lembrávamos de Sião.
Pendurávamos as nossas harpas
    nas árvores que havia lá.[a]
Ali os que nos levaram cativos nos pediam que cantássemos;
    os que tinham nos oprimido pediam que os alegrássemos
    com canções de Sião.

Mas como poderíamos cantar as canções do SENHOR
    numa terra estrangeira?
No dia que em que me esquecer de você, ó Jerusalém,
    que a minha mão direita nunca mais possa tocar a harpa.
Que a minha língua nunca mais possa cantar,
    se eu não me lembrar de você,
    se Jerusalém não for a minha maior alegria.

Castigue os edomitas, SENHOR,
    por terem pedido que Jerusalém fosse totalmente destruída,
    quando a cidade foi capturada.

Babilônia, você será destruída.
    Feliz aquele que a castigar
    pelo mal que fez a Jerusalém.
Feliz aquele que pegar os seus filhos
    e os despedaçar contra as rochas.

2 Timóteo 1:1-14

Introdução

De Paulo, apóstolo de Cristo Jesus[a] pela vontade de Deus, enviado para anunciar a promessa de vida que há em Cristo Jesus, a Timóteo, meu querido filho. Que Deus Pai e Cristo Jesus, nosso Senhor, lhe deem graça, misericórdia e paz.

Agradecimentos e encorajamento

Ao lembrar de você constantemente nas minhas orações noite e dia, eu agradeço a Deus, a quem sirvo com consciência pura, assim como os meus antepassados fizeram. Eu me lembro das suas lágrimas e estou ansioso por tornar a vê-lo, para que possa transbordar de alegria. Recordo-me da sua fé sincera, a mesma fé que primeiro existia na sua avó Loide e na sua mãe Eunice. E eu estou convencido de que esta fé também existe em você. Por esta razão eu quero que se lembre disto: não deixe que se apague a chama do dom de Deus, o qual você recebeu pela imposição das minhas mãos. O Espírito que Deus nos deu não nos faz covardes, mas enche-nos de poder, de amor e de domínio próprio.

Portanto, não se envergonhe de testemunhar a favor de nosso Senhor e nem de mim, que estou preso por causa dele, mas participe comigo dos sofrimentos a favor das Boas Novas, de acordo com o poder que Deus lhe dá. Ele nos salvou e nos chamou para vivermos uma vida dedicada a ele. Não foi por causa das nossas obras que ele nos chamou, mas sim pela sua própria vontade e pela graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos começarem. 10 Porém, somente agora é que nos foi revelada esta graça com a vinda de Cristo Jesus, nosso Salvador. Ele destruiu a morte e, por meio das Boas Novas, trouxe à luz a vida e a imortalidade. 11 Foi para anunciar e ensinar estas Boas Novas, e também para servir de apóstolo que eu fui escolhido. 12 E é por esta razão que eu agora estou sofrendo estas coisas. Contudo não me envergonho, porque sei em quem eu tenho colocado a minha fé e estou certo de que ele é poderoso para guardar aquilo que me confiou, até que aquele dia chegue. 13 Siga como modelo para a sua vida os verdadeiros ensinamentos que você recebeu de mim, e faça isso com a mesma fé e o mesmo amor que são encontrados em Cristo Jesus. 14 Guarde como um tesouro aquilo que lhe foi confiado, por meio do Espírito Santo que habita em nós.

Lucas 17:5-10

A fé

Então os apóstolos disseram ao Senhor:

—Por favor, aumente a nossa fé.

E o Senhor lhes disse:

—Se a sua fé fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta árvore: “Arranque-se daqui com raiz e tudo e plante-se no mar” e ela lhes obedeceria.

Sejam bons servos

—Suponhamos que você tenha um servo que trabalhe na lavoura ou que cuide de ovelhas. Quando ele volta do trabalho, será que você vai lhe dizer: “Venha depressa e sente-se para comer”? Claro que não! Você vai lhe dizer: “Prepare o meu jantar, ponha o seu avental e me sirva, enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber”. Você não vai agradecer ao seu servo por fazer o que você mandou. 10 O mesmo acontece com vocês. Depois de fazerem tudo o que lhes foi ordenado fazer, devem dizer: “Somos servos e não merecemos ser elogiados, pois fizemos somente o nosso dever”.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International