Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 132:1-12

Promessa de Deus a Davi

Cântico para os peregrinos.

SENHOR, lembre-se de Davi
    e de tudo o que ele sofreu.
Lembre-se da promessa que ele fez ao SENHOR;
    ao poderoso Deus de Jacó:
“Não entrarei na minha casa,
    nem me deitarei na minha cama;
não descansarei,
    nem fecharei os meus olhos por um instante,
até encontrar um lugar para o SENHOR,
    um templo para o poderoso Deus de Jacó”.

Ouvimos dizer que a arca estava em Efrata[a];
    mas fomos encontrá-la nos Campos de Jaar[b].
Vamos para o lugar onde Deus habita[c].
    Vamos nos ajoelhar diante dos seus pés.

Levante-se, SENHOR, venha para o lugar do seu descanso,
    o Senhor e a arca do seu poder!
Que os seus sacerdotes se vistam de vitória
    e os seus fiéis cantem de alegria!
10 Por amor ao seu servo Davi,
    não rejeite o rei que o Senhor escolheu[d].
11 O SENHOR fez uma promessa firme a Davi,
    e não deixará de cumpri-la:
“Colocarei no seu trono
    um dos seus descendentes.
12 Se os seus filhos forem fiéis à minha aliança
    e às regras que eu irei lhes ensinar,
também os filhos deles
    se sentarão no trono para sempre”.

Salmos 132:13-18

13 O SENHOR escolheu Sião
    para ser a sua morada.
14 Ele disse: “Este será o meu lugar de descanso para sempre;
    é aqui que desejo pôr o meu trono.
15 Abençoarei Sião com muita comida;
    até os pobres terão o pão que quiserem.
16 Eu vestirei de vitória os sacerdotes
    e os fiéis gritarão de alegria.
17 Ali farei renascer o poder de Davi
    e a luz do meu rei escolhido nunca se apagará.
18 Cobrirei de vergonha os seus inimigos,
    mas ele terá uma coroa brilhante”.

2 Reis 22:11-20

11 Quando o rei ouviu as palavras do Livro da Lei, rasgou a sua roupa. 12 Então deu esta ordem ao sacerdote Hilquias; a Aicão, filho de Safã; a Acbor, filho de Micaías; ao secretário Safã e a Asaías, oficial do rei:

13 —Vão e consultem ao SENHOR por mim, pelo povo e por todo Judá sobre as palavras deste livro que encontramos. O SENHOR deve estar muito irado conosco porque nossos antepassados não prestaram atenção às palavras deste livro nem obedeceram a tudo o que se ordena nele.

14 O sacerdote Hilquias, Aicão, Acbor, Safã e Asaías foram ver à profetisa Hulda, mulher de Salum, que morava na parte nova de Jerusalém. Salum era o encarregado do vestuário, e era filho de Ticvá e neto de Harás. 15 Então Hulda lhes disse:

—O SENHOR, Deus de Israel, manda dizer àquele que os tem enviado: 16 “Eu, o SENHOR, vou enviar contra este lugar e os seus habitantes os castigos que estão escritos no livro que leu o rei de Judá. 17 Vocês me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, me provocaram com o que fizeram. Por isso, eu me irritei e me enfureci contra este lugar e não ficarei calmo. 18 Mas ao rei de Judá, que os enviou para me consultar, eu, o SENHOR, o Deus de Israel, digo o seguinte: ‘Já que você prestou atenção ao que ouviu, 19 e o seu coração mudou e se humilhou perante mim, o SENHOR, rasgando seu vestido e chorando ao ouvir o que falei contra este lugar e os seus habitantes, que serão arrasados e amaldiçoados, eu também ouvi você. 20 Eu deixarei que morra em paz e o juntarei com os seus antepassados. Não verá a desgraça que irei trazer sobre este lugar’”.

E eles levaram essa resposta ao rei.

1 Coríntios 15:20-28

20 Mas a verdade é que Cristo ressuscitou dos mortos. Ele foi o primeiro fruto da colheita de milhões que morrem e que também ressuscitarão. 21 Pois assim como por meio de um homem veio a morte, também por meio de um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Assim como todos morrem por causa de Adão, também todos voltarão a viver por causa de Cristo. 23 Mas cada um a seu próprio tempo: Cristo ressuscitou como o primeiro fruto da colheita; depois, aqueles que pertencem a Cristo ressuscitarão quando ele voltar. 24 E então virá o fim, quando Cristo tiver destruído todos os governos, autoridades e poderes, e entregar o reino a Deus, o Pai. 25 Porque Cristo tem que reinar até Deus pôr todos os seus inimigos sob o seu domínio.[a] 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 27 As Escrituras dizem: “Deus colocou todas as coisas sob o seu poder”.(A) Quando elas dizem que “todas as coisas” foram colocadas sob o seu poder, é claro que não incluem o próprio Deus. Deus é quem põe todas as coisas sob o domínio de Cristo. 28 Depois de tudo ficar sob o domínio de Cristo, então o próprio Filho vai ficar sob o domínio de Deus, aquele que pôs todas as coisas sob o domínio de Cristo. Assim, Deus terá o poder absoluto sobre tudo.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International