Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
113 Louvado seja o Senhor!
Sim, louvem, ó servos do Senhor,
louvem o nome do Senhor!
2 Bendito seja o nome do Senhor,
agora e para sempre.
3 Em todo lugar, do Oriente ao Ocidente,
louvem o nome do Senhor.
4 Pois o Senhor é engrandecido acima das nações;
sua glória está acima dos céus.
5 Quem se compara ao Senhor, nosso Deus,
entronizado nas alturas?
6 Ele se inclina para ver
o que acontece nos céus e na terra.
7 Levanta do pó o necessitado
e ergue do lixo o pobre.
8 Coloca-os entre príncipes,
entre os príncipes de seu povo.
9 Dá uma família à mulher estéril
e a torna uma mãe feliz.
Louvado seja o Senhor!
Uma mulher para Isaque
24 Abraão estava bem velho, e o Senhor o havia abençoado em tudo. 2 Certo dia, Abraão disse a seu servo mais antigo, o homem encarregado de sua casa: “Faça um juramento colocando a mão debaixo da minha coxa. 3 Jure pelo Senhor, o Deus dos céus e da terra, que não deixará meu filho se casar com uma das mulheres cananitas que aqui vivem, 4 mas irá à minha terra natal, aos meus parentes, procurar uma mulher para meu filho Isaque”.
5 O servo perguntou: “E se eu não encontrar uma moça disposta a viajar para um lugar tão distante de sua terra? Devo levar Isaque para morar entre seus parentes na terra de onde o senhor veio?”.
6 “Não!”, respondeu Abraão. “Cuidado! Não leve meu filho para lá de jeito nenhum. 7 O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal, prometeu solenemente dar esta terra a meus descendentes. Ele enviará um anjo à sua frente e providenciará para que você encontre ali uma mulher para meu filho. 8 Se ela não estiver disposta a acompanhá-lo de volta, você estará livre do seu juramento. Mas não leve meu filho para lá, de maneira nenhuma.”
9 Então o servo colocou a mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou seguir suas instruções. 10 Em seguida, pegou dez camelos de Abraão, carregou-os com presentes valiosos de todo tipo da parte de seu senhor e viajou para a terra distante de Arã-Naaraim. Chegando lá, dirigiu-se à cidade onde Naor, irmão de Abraão, havia se estabelecido.
Conselhos a respeito de viúvas, líderes e escravos
5 Nunca fale com dureza a um homem mais velho,[a] mas aconselhe-o como faria com seu próprio pai. Quanto aos mais jovens, aconselhe-os como a irmãos. 2 Trate as mulheres mais velhas como trataria sua mãe, e as mais jovens, com toda pureza, como se fossem suas irmãs.
3 Cuide[b] das viúvas que não têm ninguém para ajudá-las. 4 Mas, se elas tiverem filhos ou netos, a primeira responsabilidade deles é mostrar devoção no lar e retribuir aos pais o cuidado recebido. Isso é algo que agrada a Deus.
5 A verdadeira viúva, uma mulher sozinha no mundo, põe sua esperança em Deus. Dia e noite, faz súplicas e orações. 6 Mas a viúva que vive apenas para o prazer está morta, ainda que esteja viva. 7 Dê essas instruções, para que ninguém fique sujeito a críticas.
8 Aqueles que não cuidam dos seus, especialmente dos de sua própria família, negaram a fé e são piores que os descrentes.
BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.