Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Nova Versão Transformadora (NVT)
Version
Jó 1:1

Prólogo

Havia um homem chamado Jó que vivia na terra de Uz. Ele era íntegro e correto, temia a Deus e se mantinha afastado do mal.

Jó 2:1-10

A segunda provação de Jó

Certo dia, os anjos[a] vieram outra vez à presença do Senhor, e Satanás, o acusador,[b] veio com eles. “De onde você vem?”, perguntou o Senhor.

Satanás respondeu: “Estive rodeando a terra, observando o que nela acontece”.

Então o Senhor perguntou: “Você reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele. É homem íntegro e correto, teme a Deus e se mantém afastado do mal. E não perdeu sua integridade, apesar de você me ter instigado a prejudicá-lo sem motivo”.

Satanás respondeu: “Pele por pele! Um homem dará tudo que tem para salvar a própria vida. Estende tua mão e tira a saúde dele, e certamente ele te amaldiçoará na tua face!”.

“Pois bem”, disse o Senhor. “Faça o que quiser com ele, mas poupe-lhe a vida.” Então Satanás saiu da presença do Senhor e causou em Jó feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça.

Jó, sentado em meio a cinzas, raspava a pele com um caco de cerâmica. Sua esposa lhe disse: “Você ainda tenta manter sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra!”.

10 Jó respondeu: “Você fala como uma mulher insensata. Aceitaremos da mão de Deus apenas as coisas boas e nunca o mal?”. Em tudo isso, Jó não pecou com seus lábios.

Salmos 26

Salmo de Davi.

26 Declara-me inocente, Senhor,
pois tenho vivido com integridade;
tenho confiado no Senhor sem vacilar.
Põe-me à prova, Senhor, e examina-me;
investiga meu coração e minha mente.
Pois estou sempre consciente do teu amor
e tenho vivido de acordo com a tua verdade.
Não passo tempo com mentirosos,
nem ando com hipócritas.
Detesto as reuniões dos que praticam o mal
e não me associo aos perversos.
Lavo as mãos para declarar minha inocência.
Venho ao teu altar, ó Senhor,
para entoar um cântico de gratidão
e anunciar todas as tuas maravilhas.
Amo o teu santuário, Senhor,
o lugar onde habita tua presença gloriosa.

Não permitas que eu tenha o destino dos pecadores,
não me condenes junto com os assassinos.
10 Eles têm as mãos sujas de tramas perversas
e vivem a aceitar subornos.
11 Eu, porém, vivo com integridade;
resgata-me e tem misericórdia de mim.
12 Agora estou em solo firme
e louvarei o Senhor no meio do povo.

Hebreus 1:1-4

Jesus Cristo é o Filho de Deus

Por muito tempo Deus falou várias vezes e de diversas maneiras a nossos antepassados por meio dos profetas. E agora, nestes últimos dias, ele nos falou por meio do Filho, o qual ele designou como herdeiro de todas as coisas e por meio de quem criou o universo. O Filho irradia a glória de Deus, expressa de forma exata o que Deus é e, com sua palavra poderosa, sustenta todas as coisas. Depois de nos purificar de nossos pecados, sentou-se no lugar de honra à direita do Deus majestoso no céu, o que revela que o Filho é muito superior aos anjos, e o nome que ele herdou, superior ao nome deles.

Hebreus 2:5-12

Jesus, o homem

Além disso, não são anjos que governarão o mundo futuro a que nos referimos. Porque em certo lugar alguém disse:

“Quem é o simples mortal, para que penses nele?
Quem é o filho do homem,[a] para que com ele te importes?
E, no entanto, por pouco tempo o fizeste um pouco menor que os anjos
e o coroaste de glória e honra.[b]
Tu lhe deste autoridade sobre todas as coisas”.[c]

Quando se diz “todas as coisas”, significa que nada foi deixado de fora. É verdade que ainda não vimos tudo ser submetido à sua autoridade. Contudo, vemos Jesus, que por pouco tempo foi feito “um pouco menor que os anjos” e que, por ter sofrido a morte, agora está coroado “de glória e honra”. Sim, pela graça de Deus, Jesus experimentou a morte por todos. 10 Deus, para quem e por meio de quem todas as coisas foram criadas, escolheu levar muitos filhos à glória. E era apropriado que, por meio do sofrimento de Jesus, ele o tornasse o líder perfeito para conduzi-los à salvação.

11 Assim, tanto o que santifica como os que são santificados procedem de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos, 12 quando diz:

“Proclamarei teu nome a meus irmãos;
no meio de teu povo reunido te louvarei”.[d]

Marcos 10:2-16

Alguns fariseus vieram e tentaram apanhar Jesus numa armadilha com a seguinte pergunta: “Deve-se permitir que um homem se divorcie de sua mulher?”.

Jesus respondeu: “O que Moisés disse na lei a respeito do divórcio?”.

“Ele o permitiu”, responderam os fariseus. “Disse que um homem poderia dar à esposa um certificado de divórcio e mandá-la embora.”[a]

Jesus, porém, disse: “Moisés escreveu esse mandamento porque vocês têm o coração duro, mas ‘Deus os fez homem e mulher’[b] desde o princípio da criação. ‘Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher,[c] e os dois se tornam um só’.[d] Uma vez que já não são dois, mas um só, que ninguém separe o que Deus uniu”.

10 Mais tarde, quando Jesus estava em casa com seus discípulos, eles tocaram no assunto outra vez. 11 Jesus respondeu: “Quem se divorcia de sua esposa e se casa com outra mulher comete adultério contra ela. 12 E, se a mulher se divorcia do marido e se casa com outro homem, comete adultério”.

Jesus abençoa as crianças

13 Certo dia, trouxeram crianças para que Jesus pusesse as mãos sobre elas, mas os discípulos repreendiam aqueles que as traziam.

14 Ao ver isso, Jesus ficou indignado com os discípulos e disse: “Deixem que as crianças venham a mim. Não as impeçam, pois o reino de Deus pertence aos que são como elas. 15 Eu lhes digo a verdade: quem não receber o reino de Deus como uma criança de modo algum entrará nele”. 16 Então tomou as crianças nos braços, pôs as mãos sobre a cabeça delas e as abençoou.

Nova Versão Transformadora (NVT)

BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.