Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Ao regente do coral: salmo de Davi, servo do Senhor. Ele entoou este cântico ao Senhor no dia em que o Senhor o livrou de todos os seus inimigos e de Saul. Cantou:
18 Eu te amo, Senhor;
tu és minha força.
2 O Senhor é minha rocha, minha fortaleza
e meu libertador;
meu Deus é meu rochedo,
em quem encontro proteção.
Ele é meu escudo, o poder que me salva
e meu lugar seguro.
3 Clamei ao Senhor, que é digno de louvor,
e ele me livrou de meus inimigos.
4 Os laços da morte me cercaram,
torrentes de destruição caíram sobre mim.
5 A sepultura[a] me envolveu em seus laços,
a morte pôs uma armadilha em meu caminho.
6 Em minha aflição, clamei ao Senhor;
sim, pedi socorro a meu Deus.
De seu santuário ele me ouviu;
meu clamor chegou a seus ouvidos.
43 Tu me livraste de meus acusadores
e me puseste como governante das nações;
povos que eu não conhecia agora me servem.
44 Rendem-se assim que ouvem sobre meus feitos;
nações estrangeiras se encolhem diante de mim.
45 Todos eles perdem a coragem
e, tremendo, saem de suas fortalezas.
46 O Senhor vive! Louvada seja minha Rocha!
Exaltado seja o Deus de minha salvação!
47 Ele é o Deus que se vinga dos que me fazem o mal;
sujeita as nações ao meu poder
48 e me livra de meus adversários.
Tu me manténs em segurança, fora do alcance de meus inimigos;
de homens violentos me livras.
49 Por isso, ó Senhor, te louvarei entre as nações;
sim, cantarei louvores ao teu nome.
50 Concedes grandes vitórias ao teu rei
e mostras amor por teu ungido,
por Davi e todos os seus descendentes, para sempre!
14 Davi permaneceu nas fortalezas do deserto e na região montanhosa de Zife. Saul o perseguia continuamente, mas Deus não permitiu que o encontrasse.
15 Então, perto de Horesa, Davi recebeu a notícia de que Saul estava a caminho do deserto de Zife para procurá-lo e matá-lo. 16 Jônatas, o filho de Saul, foi encontrar Davi e o animou a permanecer firme em Deus. 17 “Não tenha medo!”, disse Jônatas. “Meu pai jamais o encontrará! Você será o rei de Israel, e eu serei o segundo no comando, como meu pai, Saul, sabe muito bem.” 18 Então os dois renovaram seu compromisso solene diante do Senhor. Depois Jônatas voltou para casa, enquanto Davi ficou em Horesa.
Ajuda na coleta para os pobres
16 Agradeço a Deus porque ele concedeu a Tito a mesma dedicação que eu tenho por vocês. 17 Tito recebeu com prazer nosso pedido para que os visitasse outra vez. Na verdade, ele mesmo estava ansioso para ir vê-los. 18 Com ele estamos enviando outro irmão, que é elogiado por todas as igrejas como pregador das boas-novas. 19 Ele foi nomeado pelas igrejas para nos acompanhar quando levarmos a oferta,[a] um serviço que visa glorificar o Senhor e mostrar nossa disposição de ajudar.
20 Com isso, queremos evitar qualquer crítica à nossa maneira de administrar essa oferta generosa. 21 Tomamos o cuidado de agir honradamente não só aos olhos do Senhor, mas também diante das pessoas.
22 Além disso, estamos enviando com eles outro irmão que muitas vezes deu provas de seu bom caráter e que, em várias ocasiões e de diversas maneiras, demonstrou enorme dedicação. E, por causa da grande confiança que ele tem em vocês, agora está ainda mais empolgado. 23 Se alguém lhes perguntar a respeito de Tito, digam que ele é meu colaborador, que trabalha comigo para ajudar vocês. Quanto aos irmãos que o acompanham, foram enviados pelas igrejas e trazem honra a Cristo. 24 Portanto, mostrem diante deles seu amor e provem para todas as igrejas que temos razão ao elogiar vocês.
BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.