Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Morte de Moisés
34 Moisés subiu da planície de Moabe para o monte Nebo, ao topo do monte Pisga, que está na frente de Jericó. O SENHOR mostrou-lhe toda a terra: desde Gileade a Dã, 2 toda a região de Naftali, o território de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar do oeste, 3 a região sul de Canaã e a planície de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. 4 Depois o SENHOR disse a Moisés:
—Esta é a terra que prometi a Abraão, Isaque e Jacó. Eu disse: “Darei esta terra aos seus descendentes”. Deixei que você a visse, mas não entrará nela.
5 Então Moisés, o servo do SENHOR, morreu na terra de Moabe, tal como o SENHOR tinha dito. 6 O SENHOR o enterrou na terra de Moabe, perto de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe exatamente onde fica o lugar em que foi enterrado. 7 Moisés ainda tinha toda a sua força e enxergava claramente quando morreu com cento e vinte anos de idade. 8 Durante trinta dias os israelitas choraram e fizeram luto por Moisés, na planície de Moabe.
Josué, sucessor de Moisés
9 Então Josué, filho de Num, ficou cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. E os israelitas o obedeceram e fizeram o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
10 Nunca houve outro profeta em Israel como Moisés, com quem o SENHOR falasse face a face. 11 Nem outro profeta que fizesse os sinais e os milagres que o SENHOR lhe mandou fazer no Egito, contra o faraó, contra os seus ministros e contra o seu país. 12 Também nunca ninguém teve tanto poder como Moisés demonstrou ter quando fez os seus grandes milagres diante do povo de Israel.
Livro 4
(Salmos 90-106)
Deus e o ser humano
Oração de Moisés, homem de Deus.
1 Senhor, como tem sido o nosso refúgio
em todas as gerações!
2 Antes das montanhas terem nascido;
antes da terra e do mundo existirem;
desde sempre e para sempre, o Senhor é Deus.
3 O Senhor pode reduzir o ser humano ao pó,
dizendo apenas: “Voltem a ser pó!”
4 Para o Senhor, mil anos são como um dia que já passou,
como as horas da noite que passam depressa.
5 O Senhor semeia os seres humanos ano após ano;
eles são como a erva
6 que brota e cresce pela manhã,
mas seca e morre de tarde.
13 SENHOR, volte de novo para o nosso lado.
Trate os seus servos bem.
14 Encha-nos todas as manhãs com o seu amor fiel
e cantaremos de alegria toda a nossa vida.
15 Dê-nos tantos anos de alegria,
como nos deu de sofrimento.
16 Deixe que os seus servos vejam as maravilhas que faz,
e permita que os filhos deles vejam a sua glória.
17 Que o Senhor, nosso Deus, seja bom para nós,
que nos dê sucesso em tudo o que fizermos.
Sim, que nos dê sucesso em tudo!
O trabalho de Paulo em Tessalônica
2 Irmãos, vocês sabem que a nossa visita a vocês não foi em vão. 2 Vocês bem sabem que fomos maltratados e insultados na cidade de Filipos. Apesar disso nós tivemos muita confiança em nosso Deus e, com coragem, anunciamos as Boas Novas de Deus, embora houvesse muita oposição. 3 De fato, o que nós anunciamos não se baseia em erro ou em más intenções; nós também não estamos tentando enganar ninguém. 4 Pelo contrário, nós falamos porque fomos aprovados por Deus a ponto de ele nos confiar as Boas Novas. E falamos não para agradar aos homens, mas sim a Deus, que é quem prova os nossos corações. 5 A verdade é que nunca tentamos influenciar a vocês por meio de palavras de bajulação, como sabem. E nem anunciamos a mensagem com intuito de conseguir algum dinheiro de vocês. Disto Deus é testemunha. 6 Também nunca estivemos procurando elogios de homens (nem de vocês e nem de ninguém). 7 Embora pudéssemos fazer exigências de vocês como apóstolos de Cristo, nós preferimos ser amáveis com vocês,[a] como uma mãe que cuida dos seus filhos.[b] 8 Por causa do grande carinho que tínhamos por vocês, ficamos muito felizes em lhes dar as Boas Novas que vêm de Deus. E chegamos a amá-los tanto que queríamos lhes dar até mesmo as nossas próprias vidas.
O mandamento mais importante
(Mc 12.28-34; Lc 10.25-28)
34 Os fariseus tinham ouvido falar que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta. Eles se reuniram 35 e um deles, que era mestre da lei, testando Jesus, lhe perguntou:
36 —Mestre, qual é o mandamento mais importante?
37 E Jesus lhe respondeu:
—Este: “Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”.(A) 38 Este é o primeiro mandamento, e também o mais importante. 39 Há também um segundo mandamento que é parecido com este, e que diz: “Ame o seu próximo como você ama a você mesmo”.(B) 40 Toda a lei e tudo o que foi escrito pelos profetas depende destes dois mandamentos.
Jesus pergunta sobre o Messias
(Mc 12.35-37; Lc 20.41-44)
41 Como os fariseus ainda estavam reunidos, Jesus lhes perguntou:
42 —O que vocês pensam a respeito do Messias? De quem ele é filho?
43 E eles lhe responderam:
—Ele é filho de Davi!
Ao ouvir aquilo, Jesus lhes fez outra pergunta, dizendo:
—Então como é que Davi, inspirado pelo Espírito, chamou o Messias de Senhor, quando disse:
44 “O Senhor disse ao meu Senhor:
Sente-se a meu lado direito,
até que eu coloque todos os seus inimigos debaixo do seu poder[a]”?(C)
45 —Agora, se Davi o chama de Senhor, como pode o Messias ser filho de Davi?
46 Ninguém pôde lhe responder nada e daquele dia em diante ninguém mais teve coragem de lhe fazer nenhuma outra pergunta.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International