Add parallel Print Page Options

O mandamento mais importante

(Mt 22.34-40; Lc 10.25-28)

28 Um dos professores da lei aproximando-se de Jesus, ouviu a discussão e, como tivesse gostado da resposta que Jesus havia dado, lhe perguntou:

—Qual é o mandamento mais importante?

29 Jesus respondeu:

—O mandamento mais importante é o primeiro: “Ouça, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de toda a sua força”(A).[a] 31 O segundo mandamento é este: “Ame o seu próximo[b] como você ama a você mesmo”(B). Não há nenhum outro mandamento que seja maior do que estes. 32 O mestre da lei lhe disse:

—O senhor tem razão, Mestre! Está certo quando diz que Deus é único e que não existe outro a não ser ele. 33 O senhor também está certo quando diz que devemos amá-lo de todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com toda a nossa força, e que também devemos amar o nosso próximo assim como amamos a nós mesmos, pois tudo isso é superior a quaisquer ofertas de animais queimados ou sacrifícios.

34 Quando Jesus ouviu aquela resposta sábia do mestre da lei, lhe disse:

—Você não está longe do reino de Deus. Depois disto, ninguém se atreveu a fazer-lhe mais perguntas.

Read full chapter

Footnotes

  1. 12.30 de toda a sua força Ou “com todas as suas riquezas”.
  2. 12.31 seu próximo O significado que Jesus dá à palavra “próximo” inclui qualquer pessoa, conhecida ou desconhecida, que esteja precisando de ajuda. Ver Lc 10.25-37.