Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Nova Versão Transformadora (NVT)
Version
Salmos 135

135 Louvado seja o Senhor!
Louvem o nome do Senhor!
Louvem-no vocês, servos do Senhor,
vocês que servem na casa do Senhor,
nos pátios da casa de nosso Deus.
Louvem o Senhor, porque o Senhor é bom;
celebrem seu nome amável com música.
Pois o Senhor escolheu Jacó para si;
Israel é seu tesouro especial.

Sim, conheço a grandeza do Senhor;
nosso Senhor é maior que qualquer outro deus.
O Senhor faz tudo como deseja,
nos céus e na terra,
nos mares e em suas profundezas.
Faz as nuvens subirem sobre toda a terra,
envia os relâmpagos que acompanham a chuva
e manda o vento sair de seus depósitos.

Matou o filho mais velho de todos os lares egípcios,
tanto das pessoas como dos animais.
Realizou sinais e maravilhas no Egito,
contra o faraó e todo o seu povo.
10 Destruiu grandes nações
e matou reis poderosos:
11 Seom, rei dos amorreus,
Ogue, rei de Basã,
e todos os reis de Canaã.
12 Entregou a terra deles como herança,
sim, como herança a seu povo, Israel.

13 Teu nome, ó Senhor, permanece para sempre;
tua fama, ó Senhor, é conhecida por todas as gerações.
14 Pois o Senhor fará justiça ao seu povo
e terá compaixão de seus servos.

15 Os ídolos das nações não passam de objetos de prata e de ouro,
formados por mãos humanas.
16 Têm boca, mas não falam;
olhos, mas não veem.
17 Têm ouvidos, mas não ouvem;
em sua boca, não há fôlego de vida.
18 Aqueles que fazem ídolos e neles confiam
são exatamente iguais a eles.

19 Ó Israel, louve o Senhor!
Ó sacerdotes, descendentes de Arão, louvem o Senhor!
20 Ó levitas, louvem o Senhor!
Todos vocês que temem o Senhor, louvem o Senhor!
21 O Senhor seja louvado desde Sião,
pois ele habita em Jerusalém.
Louvado seja o Senhor!

Ezequiel 8

Idolatria no templo

Em 17 de setembro,[a] no sexto ano do exílio do rei Joaquim, enquanto as autoridades de Judá estavam em minha casa, a mão do Senhor Soberano veio sobre mim. Vi uma figura semelhante a um homem:[b] da cintura para baixo, parecia uma chama ardente, e, da cintura para cima, tinha a aparência de âmbar reluzente.[c] Ele estendeu algo que parecia uma mão e me pegou pelos cabelos. Então o Espírito me elevou entre a terra e o céu e me transportou para Jerusalém, numa visão dada por Deus. Fui levado à porta norte do pátio interno do templo, onde havia um ídolo que provocou o ciúme do Senhor. De repente, estava ali a glória do Deus de Israel, como eu tinha visto antes no vale.

Então o Senhor me disse: “Filho do homem, olhe para o norte”. Olhei para o norte e ali, perto da entrada da porta junto ao altar, estava o ídolo que havia provocado o ciúme do Senhor.

“Filho do homem”, disse ele, “você vê o que estão fazendo? Vê os pecados detestáveis que o povo de Israel comete para me afastar de meu templo? Venha, e eu lhe mostrarei pecados ainda mais detestáveis que estes!” Então ele me levou à porta do pátio do templo, onde vi um buraco no muro. Disse-me: “Agora, filho do homem, cave no muro”. Cavei no muro e encontrei uma passagem escondida.

“Entre”, disse ele, “e veja os pecados perversos e detestáveis que cometem ali!” 10 Entrei e vi as paredes cobertas de desenhos de toda espécie de animal que rasteja e de criaturas detestáveis. Também vi diversos ídolos[d] adorados pelos israelitas. 11 Estavam ali setenta autoridades de Israel, e no meio estava Jazanias, filho de Safã. Cada um deles segurava um incensário do qual subia uma nuvem de incenso.

12 Então o Senhor me disse: “Filho do homem, você vê o que as autoridades de Israel fazem com seus ídolos em salas escuras? Dizem: ‘O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou nossa terra!’”. 13 E acrescentou: “Venha, e eu lhe mostrarei pecados ainda mais detestáveis que estes!”.

14 Em seguida, levou-me até a porta norte do templo do Senhor, onde algumas mulheres estavam sentadas chorando pelo deus Tamuz. 15 “Filho do homem, você vê isso?”, ele perguntou. “Venha, e eu lhe mostrarei pecados ainda mais detestáveis que estes!”

16 Em seguida, levou-me para o pátio interno do templo do Senhor. Na entrada do templo, entre o pórtico e o altar, havia cerca de 25 homens com as costas para o templo do Senhor. Estavam voltados para o leste, prostrados no chão, e adoravam o sol.

17 “Filho do homem, você vê isso?”, perguntou ele. “Será que não significa nada para o povo de Judá cometer esses pecados detestáveis que levam a nação inteira à violência, que a fazem zombar de mim[e] e provocar minha ira? 18 Por isso responderei com fúria. Não os pouparei nem terei piedade. Mesmo que clamem bem alto, não os ouvirei.”

Atos 8:26-40

Filipe e o eunuco etíope

26 Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul,[a] para a estrada no deserto que liga Jerusalém a Gaza”. 27 Filipe partiu e encontrou no caminho um alto oficial etíope, o eunuco responsável pelos tesouros de Candace, rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para participar da adoração 28 e estava no caminho de volta. Sentado em sua carruagem, lia em voz alta o livro do profeta Isaías.

29 Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se e acompanhe a carruagem”.

30 Filipe correu até a carruagem e, ouvindo que o homem lia o profeta Isaías, perguntou-lhe: “O senhor compreende o que lê?”.

31 O homem respondeu: “Como posso entender sem que alguém me explique?”. E convidou Filipe a subir na carruagem e sentar-se ao seu lado.

32 Era esta a passagem das Escrituras que ele estava lendo:

“Ele foi levado como ovelha para o matadouro;

como cordeiro mudo diante dos tosquiadores,

não abriu a boca.

33 Foi humilhado e a justiça lhe foi negada.

Quem pode falar de seus descendentes?

Pois sua vida foi tirada da terra”.[b]

34 O eunuco perguntou a Filipe: “Diga-me, o profeta estava falando de si mesmo ou de outro?”. 35 Então Filipe, começando com essa mesma passagem das Escrituras, anunciou-lhe as boas-novas a respeito de Jesus.

36 Prosseguindo, chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse: “Veja, aqui tem água! O que me impede de ser batizado?”. 37 Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.[c] 38 Então mandou parar a carruagem, os dois desceram até a água e Filipe o batizou.

39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor tomou Filipe e o levou. O eunuco não tornou a vê-lo, mas seguiu viagem cheio de alegria. 40 Então Filipe apareceu mais ao norte, na cidade de Azoto. Anunciou as boas-novas ali e em todas as cidades ao longo do caminho, até chegar a Cesareia.

Nova Versão Transformadora (NVT)

BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.