Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
8 Então o SENHOR disse a Elias:
9 —Vá a Sarepta, em Sidom, e more ali. Naquele lugar mora uma viúva a quem eu ordenei que lhe dê comida.
10 Então Elias foi para Sarepta e, ao entrar pela porta da aldeia, viu uma viúva que estava apanhando lenha para o fogo. Elias disse:
—Pode me trazer um pouco de água para beber?
11 Enquanto ela ia procurar a água, Elias acrescentou:
—E um pedaço de pão, por favor?
12 A mulher respondeu:
—Garanto a você perante o SENHOR, seu Deus, que não tenho pão. Só tenho um pouco de farinha numa vasilha e um pouco de azeite de oliveira na jarra. Hoje vim apanhar dois gravetos, para assar em casa a última comida que tenho. Meu filho e eu pensávamos comer essa comida e depois morrer de fome.
13 Elias disse à mulher:
—Não se preocupe, vá e faça a comida que disse, mas primeiro me faça um pãozinho da farinha que tem e traga para mim. Depois cozinhe para você e seu filho. 14 O SENHOR, Deus de Israel, diz: “Aquela vasilha de farinha nunca acabará nem se esgotará o azeite e assim continuará até que o SENHOR mande chuva à terra”.
15 Então a mulher fez o que Elias tinha lhe dito e tanto ele quanto a mulher e o seu filho tiveram suficiente comida por muito tempo. 16 A vasilha de farinha e a jarra de azeite nunca ficaram vazias, assim como o SENHOR disse por meio de Elias.
17 Depois de um tempo, o filho da viúva, que era a dona da casa, ficou doente. Ele foi piorando até que parou de respirar. 18 Então a mulher disse a Elias:
—Você é um homem de Deus. Pode me ajudar? Ou veio aqui só para me lembrar dos meus pecados e matar o meu filho?
19 Elias disse:
—Dê-me o seu filho.
Elias o levou ao quarto de cima, onde ele se hospedava, e o deitou sobre sua cama. 20 Depois Elias suplicou ao SENHOR em voz alta:
—SENHOR, meu Deus. Esta mulher está me hospedando. Por que o Senhor fez isso com ela? Por que o Senhor fez com que seu filho pagasse com a sua vida em recompensa?
21 Então Elias se estendeu três vezes sobre o menino suplicando ao SENHOR em voz alta:
—SENHOR, meu Deus, permita que este menino viva de novo.
22 O SENHOR respondeu à oração de Elias e o menino começou a respirar de novo. Estava vivo! 23 Elias o levantou e o desceu do quarto à casa da mulher e o entregou a sua mãe. Ele lhe disse:
—Olhe, seu filho está vivo.
24 A mulher respondeu:
—Agora sei que de verdade você é um homem de Deus e sei que o SENHOR verdadeiramente fala por meio de você.
Louvor a Deus
146 Aleluia!
Louvarei o SENHOR com toda a minha alma!
2 Louvarei o SENHOR toda a minha vida.
Enquanto eu viver, cantarei louvores ao SENHOR.
3 Não confiem nas pessoas importantes,
pois são apenas seres humanos, que não podem salvar ninguém.
4 Elas também morrem e voltam ao pó;
nesse mesmo dia terminam todos os seus planos.
5 Feliz é aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó;
aquele que confia no SENHOR, seu Deus.
6 Foi ele que fez os céus, a terra, o mar
e tudo o que há neles,
ele é sempre fiel.
7 O SENHOR defende os oprimidos,
dá comida a quem tem fome
e dá liberdade aos prisioneiros.
8 O SENHOR dá vista aos cegos;
o SENHOR levanta os que caem;
o SENHOR ama os justos.
9 O SENHOR protege o estrangeiro,
cuida dos órfãos e das viúvas,
mas amarga a vida dos que praticam o mal.
10 O SENHOR reinará eternamente!
Ó Sião, o seu Deus reinará de geração em geração.
Aleluia!
A autoridade de Paulo vem de Deus
11 Irmãos, quero que vocês saibam que as Boas Novas que lhes anunciei não são de origem humana, 12 pois não as recebi e nem as aprendi de homem nenhum. Foi Jesus Cristo que as revelou a mim.
13 Vocês ouviram falar do meu passado, de quando eu pertencia à religião dos judeus. Eu perseguia a igreja de Deus e tentava destruí-la. 14 Na religião judaica, eu estava sempre mais adiantado do que muitos outros judeus da minha idade, pois era extremamente dedicado aos ensinamentos dados pelos meus antepassados.
15 Porém Deus já tinha um plano especial para a minha vida antes mesmo de eu nascer.[a] Ele me escolheu pela sua graça. Isso foi do seu agrado. 16 E quando ele decidiu me mostrar seu Filho para que eu o anunciasse entre aqueles que não são judeus, não fui pedir conselhos a ninguém, 17 nem fui a Jerusalém para ver aqueles que já eram apóstolos antes de mim. Mas, sem qualquer demora, fui para a região da Arábia e depois voltei para a cidade de Damasco.
18 Então, depois de três anos, fui a Jerusalém para me encontrar com Pedro[b] e fiquei com ele quinze dias. 19 Não me encontrei com mais nenhum apóstolo; estive somente com Tiago, o irmão do Senhor. 20 E eu afirmo diante de Deus que não estou mentindo naquilo que estou escrevendo para vocês. 21 Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
22 Na região da Judeia, os membros das igrejas que creem em Cristo não me conheciam pessoalmente. 23 Eles somente tinham ouvido dizer: “O homem que nos perseguia está agora anunciando a fé que antes tentou destruir”. 24 E eles louvavam a Deus por causa de mim.
Jesus ressuscita o filho de uma viúva
11 Depois Jesus seguiu para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão o acompanhavam. 12 Quando ele estava perto do portão da cidade, viu um enterro. O morto era o único filho de uma viúva. Havia muitas pessoas da cidade no enterro. 13 Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse:
—Não chore!
14 Jesus chegou perto do caixão, tocou nele e os homens que o levavam se detiveram. Jesus, então, disse:
—Levante-se, jovem!
15 O morto se sentou e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe. 16 Todos ficaram com muito medo e começaram a adorar a Deus, dizendo:
—Um grande profeta está entre nós!
E diziam também:
—Deus veio para ajudar o seu povo!
17 A fama de Jesus se espalhou por toda a Judeia e por todos os arredores.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International