Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
O Livro (OL)
Version
Salmos 34:1-8

Salmo de David, quando se fez passar por louco perante Abimeleque, que o expulsou.

34 Louvarei o Senhor em todos os momentos;
louvá-lo-ei aconteça o que acontecer.
Glorio-me no Senhor por tudo o que me tem feito;
todos os humildes se alegrarão com estas coisas.
Louvemos juntos o Senhor
e falemos da excelência do seu nome.

Procurei o Senhor e ele respondeu-me;
livrou-me de todos os meus receios.
Muitos dirigiram os seus olhos para o Senhor
e as suas vidas receberam a luz;
nunca mais tiveram que se envergonhar.
Também eu, pobre de mim, chamei pelo Senhor;
ele ouviu-me e livrou-me do aperto em que estava.
O anjo do Senhor põe-se de guarda,
para proteger e livrar todos os que o temem.

Verifiquem e constatem como o Senhor é bom!
Feliz é o homem que faz dele o seu refúgio.

Salmos 34:19-22

19 Muitas são as aflições que o justo tem na vida,
mas o Senhor o livra de todas.
20 Até o seu corpo está guardado por Deus;
nenhum dos seus ossos será quebrado.

21 A calamidade atingirá certamente os maus;
os que aborrecem os justos serão condenados.
22 O Senhor liberta a alma dos que o servem;
nenhum daqueles que nele se refugiam será condenado.

Jó 42:7-9

O Senhor repreende os amigos de Job

Depois do Senhor ter falado com Job, disse a Elifaz, o temanita: “Estou irado contigo e com os teus amigos, porque não foram justos no que disseram a meu respeito, ao contrário do meu servo Job, que falou retamente. Agora peguem em sete novilhos e sete carneiros, vão ter com o meu servo Job e ofereçam holocaustos por vocês. Ele orará a vosso favor e eu aceitarei essa oração; não vos destruirei, como deveria, por causa do vosso pecado, da vossa falha em dizer coisas retas como o meu servo Job.”

Assim, Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, fizeram conforme o que o Senhor lhes mandara e o Senhor aceitou a intercessão de Job a favor deles.

Marcos 8:22-26

A cura do cego de Betsaida

22 Quando chegaram a Betsaida, algumas pessoas trouxeram-lhe um cego, pedindo-lhe que tocasse nele e o curasse. 23 Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia. Aí, cuspiu-lhe nos olhos e pôs as mãos em cima deles. “Já vês alguma coisa?”, perguntou a seguir.

24 O homem olhou em volta: “Sim! Vejo homens mas não os distingo bem; parecem troncos de árvore a andar de um lado para o outro.”

25 Então pôs outra vez as mãos em cima dos olhos do homem e, quando olhou bem, tinha recuperado completamente a visão e via claramente o que se passava à sua volta. 26 Jesus mandou-o para casa, para junto da família. “Não passes sequer pela aldeia”, recomendou-lhe.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.