Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 14

A maldade dos seres humanos

Ao diretor do coro. Salmo de Davi.

O insensato diz no seu coração:
    “Não preciso levar em conta a Deus na minha vida”.
As suas ações são corruptas e detestáveis.
    Não há nenhum deles que faça o bem.

Do alto do céu, o SENHOR olhou para os seres humanos,
    para ver se havia alguém sábio,
    alguém que procurasse por Deus.
Mas todos tinham se afastado de Deus
    tornando-se perversos.
Não havia ninguém que fizesse o bem.
    Ninguém!

Será que os maus nunca aprendem?
    Eles devoram o meu povo como se fosse pão,
    e nunca procuram o SENHOR!
Os que fazem o mal ficarão cheios de terror
    quando Deus os castigar,
    porque Deus está sempre do lado dos justos.
Os maus tentam sempre frustrar os planos dos necessitados,
    mas o SENHOR é a sua proteção.

Que a salvação de Israel
    venha daquele que habita no monte Sião!
Quando o SENHOR restaurar a sorte do seu povo,
    Jacó será feliz,
    e Israel será alegre!

2 Samuel 10:6-12

Ao ver que tinham se tornado inimigos de Davi, os amonitas contrataram 20.000 soldados sírios de Bete-Reobe e Zobá. E também contrataram o rei de Maacá com 1.000 homens e 12.000 homens de Tobe. Quando Davi soube disso, enviou Joabe com todos os soldados do exército. Os amonitas ficaram prontos para a batalha e se posicionaram na entrada da cidade. Os sírios de Zobá e Reobe e os homens de Tobe e Maacá formaram um grupo separado e se posicionaram em campo aberto.

Ao ver que ia ser atacado pela frente e pela retaguarda, Joabe escolheu as melhores tropas israelitas e as colocou de maneira a enfrentarem os sírios. 10 Depois encarregou os outros homens a seu irmão Abisai para que enfrentassem os amonitas. 11 Joabe disse a Abisai:

—Se os sírios forem mais fortes do que eu, venha me ajudar, e se os amonitas forem mais fortes do que você, eu irei ajudar você. 12 Sejamos fortes e lutemos com coragem por nosso povo e as cidades do nosso Deus. Que o SENHOR faça sua vontade!

Colossenses 3:12-17

12 Por isso, como um povo escolhido de Deus que é amado e santo, procurem viver sempre com misericórdia, com bondade, com mansidão e com paciência. 13 Tolerem uns aos outros e também perdoem uns aos outros se algum de vocês tem alguma queixa contra alguém. Assim como o Senhor lhes perdoou, vocês também devem perdoar uns aos outros. 14 E acima de tudo isto, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. 15 Deixem que a paz que Cristo dá controle os seus corações. Foi para esta paz que Deus os chamou num só corpo.[a] Sejam sempre agradecidos. 16 Que a mensagem de Cristo habite ricamente em vocês. Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Façam isso louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, e cantem com o coração cheio de gratidão para com Deus. 17 E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e, por meio dele, agradeçam a Deus Pai.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International