Revised Common Lectionary (Complementary)
113 Louvem o Senhor!
Louvem o Senhor, aqueles que o servem!
Louvem o nome do Senhor!
2 Bendito é o nome do Senhor,
agora e sempre!
3 Que desde o oriente, onde nasce o Sol,
até ao ocidente, onde se põe,
haja por toda a Terra, e sempre,
quem louve o Senhor!
4 Ele domina sobre todos os povos da Terra;
também no céu reina gloriosamente.
5 Quem é como o Senhor, nosso Deus,
que tem a sua habitação nos céus sublimes?
6 Muito abaixo está o firmamento da Terra;
ele se inclina para ver o que se está a passar.
7 Levanta os pequenos da baixeza em que vivem;
tira os desprotegidos da miséria e da lama.
8 Para os pôr em igualdade de circunstâncias
com os de elevada categoria social;
sim, até com chefes de estado!
9 É poderoso para fazer com que a mulher estéril
se transforme numa mãe feliz!
Louvem o Senhor!
Leis de justiça e misericórdia
23 Não aceitem nem divulguem falsos boatos. Não cooperem com gente perversa dando testemunho de algo que sabem não ser verdade. 2 Não sigam as multidões quando for para fazer mal. Quando tiverem de testemunhar numa questão qualquer, não sejam tendenciosos ou parciais para estar com a maioria ou com a parte mais influente ou poderosa. 3 Também, por outro lado, não deverão favorecer um pobre pelo facto de ser pobre.
4 Se encontrarem o boi ou o jumento do vosso inimigo, que se tenha desgarrado, devem ir levá-lo ao seu dono. 5 Se virem o vosso inimigo tentando levantar o seu animal que vergou sob uma carga demasiado pesada, não deixarão de o ajudar.
6 Pelo facto de um homem ser pobre, isso não é razão para torcerem a justiça contra ele. 7 Afastem-se da falsidade e nunca admitam a condenação de um inocente. Nunca darei o meu consentimento a tal injustiça. 8 Também nunca se deixem subornar, porque o suborno impede-vos de verem com clareza e transtorna as palavras dos justos.
9 Não oprimam os estrangeiros. Vocês bem sabem o que é ser estrangeiro. Lembrem-se das vossas experiências na terra do Egito.
A fidelidade de Deus
3 Ser judeu não terá então nenhum benefício? Terá algum valor a circuncisão? 2 Ser judeu tem muitas vantagens. Sobretudo, porque foi aos judeus que Deus confiou a revelação da sua mensagem.
3 É verdade que muitos foram infiéis; mas não é que Deus não cumprisse as suas promessas. 4 De maneira nenhuma! Ainda que todo o mundo seja mentiroso, Deus nunca o será. Como está escrito: “As tuas palavras são verdadeiras e o teu julgamento é justo.”[a]
5 “Mas”, dirá alguém, “se a nossa injustiça serve para estabelecer a justiça de Deus, que havemos de dizer? Não será Deus injusto ao exercer a sua ira?” (Estou a expressar-me de um ponto de vista humano.) 6 De forma alguma! Como poderia ele assim julgar o mundo? 7 E se a verdade divina abundou por causa da minha mentira, a fim de ele ser glorificado, por que razão sou condenado como pecador? 8 Nessa ordem de ideias, poderíamos dizer, como alguns: “Pratiquemos o mal, para que resulte o bem.” Os que dizem tais coisas certamente não escaparão à justa condenação.
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.