Revised Common Lectionary (Complementary)
O arrependimento de Davi
Ao diretor do coro. Salmo de Davi, quando o profeta Natã o repreendeu por ter cometido adultério com Betsabé.
51 Tenha compaixão de mim, ó meu Deus, pelo seu amor fiel;
pela sua grande misericórdia, apague os meus pecados.
2 Lave-me de toda a minha culpa
e limpe todo o meu pecado.
3 Eu reconheço os meus erros,
e nunca esqueço os meus pecados.
4 Pequei contra o Senhor, fiz o mal que detesta.
Por isso, a sua sentença é justa, e tem razão quando me condena.
5 De fato, sou mau desde que nasci,
sou pecador desde que fui concebido.
6 O Senhor ama o coração sincero,
e me ensina a ter sabedoria.
7 Limpe-me do meu pecado[a], e ficarei puro;
lave-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8 Fale para mim palavras de alegria e felicidade,
e os ossos que esmagou se alegrarão de novo.
9 Não olhe para os meus pecados
e apague toda a minha maldade.
10 Deus, crie em mim um coração puro;
renove em mim um espírito fiel.
A corrupção do ser humano
6 As pessoas aumentaram em número e foram se espalhando por toda a terra à medida que iam tendo filhos e filhas. 2 Então os filhos de Deus[a] viram que as mulheres dos homens eram bonitas. Eles escolheram as mulheres que quiseram e casaram-se com elas. 3 E o SENHOR disse:
—O meu Espírito[b] não ficará no ser humano por muito tempo. Ele é mortal e irá morrer. Só terá cento e vinte anos de vida.[c]
4 Nesse tempo os filhos de Deus tiveram filhos com as filhas dos homens. Esses filhos se tornaram os grandes heróis dos tempos antigos. Eles foram homens de muito poder[d] que viveram na terra naquele tempo e também depois.
5 O SENHOR viu que a maldade das pessoas era cada vez maior e que só pensavam em fazer o mal. 6 Então o SENHOR ficou ferido no seu coração e lamentou ter criado o ser humano.
Introdução
1 De Paulo, apóstolo de Cristo Jesus[a] por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 2 a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé.
Que Deus Pai e Cristo Jesus, nosso Senhor, deem a você graça, misericórdia e paz.
3 Como já pedi, quando estava prestes a partir para a Macedônia, quero que você fique em Éfeso para poder repreender algumas pessoas que estão ensinando doutrinas diferentes. 4 Diga a elas que não se ocupem com lendas e genealogias sem fim, as quais só resultam em discussões e não contribuem para o trabalho de Deus, que é realizado pela fé. 5 A finalidade desta ordem é o amor que procede de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé sem fingimento. 6 Alguns homens se desviaram disto e falam de coisas que não têm nenhum valor. 7 Eles querem ser professores da lei[b], mas não compreendem o que dizem e nem entendem os assuntos sobre os quais discutem com tanta certeza.
8 Nós sabemos que a lei é boa, se ela for usada corretamente. 9 Devemos reconhecer que a lei não foi feita para os que fazem o bem. A lei foi feita para aqueles que estão contra a lei, para os rebeldes, para os que são contra a religião, para os pecadores, para os impuros, para os que não têm respeito por Deus, para os que matam pais e mães, ou para os demais assassinos. 10 A lei também foi feita para os que cometem imoralidade sexual, para os homens promíscuos, para os que pegam as pessoas e as vendem como escravas, para os que fazem juramentos falsos e para todos aqueles que são contra o verdadeiro ensino de Deus. 11 E este verdadeiro ensino está de acordo com as gloriosas Boas Novas que procedem do Deus Bendito, as quais fui encarregado de anunciar.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International