Revised Common Lectionary (Complementary)
O SENHOR está sempre comigo
Poema de Davi.
16 Proteja-me, ó meu Deus,
pois no Senhor me refugio.
2 Alguns disseram: “O SENHOR é o meu Senhor,
todo o bem que tenho vem do Senhor”.[a]
3 E ao mesmo tempo disseram aos deuses[b] do país:
“Vocês também são fortes e muito agradáveis”.
4 Os que seguem outros deuses sofrerão muito.
Eu não participarei das ofertas sangrentas que eles oferecem aos seus ídolos.
Nem sequer permitirei que os meus lábios pronunciem o nome desses deuses.
5 O SENHOR é a porção que me foi dada e o meu cálice.
O meu futuro está nas suas mãos!
6 Foi me dado um lugar maravilhoso,
a minha herança é a mais bela.
7 Louvarei o SENHOR porque ele me guia;
até de noite, ele dirige e guia os meus passos.
8 Para mim o SENHOR é sempre o primeiro;
nada pode me abalar, pois ele está ao meu lado.
9 Por isso o meu coração e a minha alma estão cheios de alegria
e o meu corpo viverá em segurança para sempre.
10 Porque não me abandonará no lugar dos mortos,
não deixará o seu santo ficar na cova[c].
11 Ensine-me o caminho que conduz à vida,
à alegria sem fim de estar na sua presença,
às delícias de estar ao seu lado direito para sempre.
A interpretação do sonho por Daniel
19 Daniel, o qual era também chamado de Beltessazar, ficou em silêncio durante uma hora. Estava muito inquieto por todos os pensamentos que passavam pela sua mente. Mas o rei lhe disse:
—Beltessazar, não fique assustado nem pelo sonho nem pela interpretação.
E Beltessazar lhe respondeu:
—Sua Majestade, eu gostaria que este sonho tivesse a ver com os seus inimigos. 20 O senhor viu uma grande e poderosa árvore. Era tão enorme que chegava até o céu e podia ser vista por toda a terra. 21 Tinha folhas formosas e muitos frutos, que eram suficientes para alimentar a todos. A sua sombra servia de refúgio para os animais e, nos seus galhos, as aves faziam os seus ninhos. 22 Sua Majestade, o senhor é essa árvore; o senhor, que se fez grande e poderoso. Sua grandeza chega até o céu e seu domínio se estende por todo o país. 23 Também o senhor viu descer lá do céu a um dos santos anjos que vigia tudo, o qual falava o seguinte: “Que a árvore seja cortada e destruída! Mas deixem o tronco e as raízes no chão. Que o tronco seja amarrado com cadeias de ferro e bronze para que fique entre a erva do campo. O orvalho cairá encima dele e estará entre os animais selvagens durante sete anos”.
24 E Daniel continuou:
—Sua Majestade, este é o significado do seu sonho. O Deus Altíssimo ordenou que estas coisas aconteçam com o senhor: 25 será apartado das pessoas e viverá com os animais. Comerá do pasto como o gado e se molhará com o orvalho. Durante sete anos vai viver assim, até que compreenda que o Deus Altíssimo é o único que governa os reinos dos homens. Só Deus decide quem dirige esses reinos. 26 Quando o anjo disse: “Deixem o tronco e as raízes”, quis dizer que o reino continuará sendo seu. O reino será dado ao senhor de novo quando compreenda que o Deus do céu é a maior autoridade. 27 Por isso, meu rei, peço que o senhor aceite o conselho que lhe dou: atue com justiça e não peque mais. Em vez de fazer maldades, ajude os pobres. Dessa forma poderá seguir vivendo em paz.
Continuem a viver em Cristo
6 Assim como vocês receberam ao Senhor Cristo Jesus, também continuem a viver nele. 7 Estejam enraizados nele e edifiquem nele a vida de vocês. Tornem-se cada vez mais fortes na fé, assim como lhes foi ensinado e sejam sempre muito agradecidos a Deus.
8 Tenham cuidado para que ninguém os desvie com filosofias e argumentos falsos, baseados nas tradições dos homens e nos poderes espirituais[a] que governam este mundo, e não nos ensinamentos de Cristo. 9 Pois em Cristo, que veio em forma humana, habita toda a natureza de Deus. 10 Nele vocês têm uma vida completa e é ele quem manda em todos os governos e poderes.
11 Em Cristo vocês foram circuncidados, mas não com uma circuncisão feita por mãos humanas. Vocês foram “circuncidados” quando foram libertados da natureza pecadora de vocês. E esta é a “circuncisão” feita por Cristo. 12 Foi isso que aconteceu quando vocês foram sepultados junto com Cristo no batismo. E no batismo vocês também foram ressuscitados com ele por meio da fé no poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou a Cristo dos mortos. 13 Vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque não tinham recebido a “circuncisão” que é feita por Cristo. Mas Deus lhes deu vida junto com Cristo e lhes perdoou todos os pecados. 14 Ele cancelou o registro de dívida que mostrava todos os pecados que tínhamos feito contra a lei de Deus e o anulou, pregando-o na cruz. Dessa forma todos os nossos pecados foram perdoados. 15 Por meio da morte de Cristo na cruz, Deus venceu os governos e os poderes espirituais, desarmando-os e fazendo deles um espetáculo público.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International