Revised Common Lectionary (Complementary)
Deus salva da morte
116 Amo o SENHOR,
porque ele ouve a minha voz quando peço a sua ajuda.
2 Ele me ouve
e eu chamarei por ele toda a minha vida.
3 A morte me apertava com as suas cordas,
o lugar dos mortos se fechava sobre mim.
Estava aflito e sofrendo.
4 Então chamei pelo nome do SENHOR
e disse: “Ó SENHOR, por favor, salve-me da morte!”
5 O SENHOR é compassivo e justo;
o nosso Deus é misericordioso.
6 O SENHOR protege os indefesos;
quando já não tinha forças, ele me salvou.
7 Posso descansar,
porque o SENHOR foi bom para mim.
8 Ele me salvou da morte,
secou as minhas lágrimas e não me deixou cair.
9 Por isso, continuarei fazendo o que agrada ao SENHOR,
enquanto estiver na terra dos vivos.
15 Então, como a sua casa fazia parte do muro da cidade, Raabe os ajudou a descer pela janela com uma corda. 16 Mas antes lhes disse:
—Vão para as montanhas! Dessa forma os homens do rei não os apanharão. Escondam-se lá durante três dias, até que eles regressem à cidade. Depois poderão seguir o seu caminho.
17 E os homens lhe disseram:
—Cumpriremos o juramento que lhe fizemos, 18 mas quando voltarmos aqui, prenda esta corda vermelha na sua janela. E reúna em sua casa o seu pai, a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família. 19 Toda pessoa que sair para fora da sua casa será responsável pela sua própria morte. Nós não teremos culpa. Só seremos responsáveis pela morte de alguém que estiver dentro da sua casa. 20 Mas se você contar a alguém o que estamos prestes a fazer, já não seremos obrigados a cumprir o juramento que fizemos.
21 Então ela respondeu:
—Seja assim como vocês disseram.
Então ela se despediu deles e eles foram embora. Depois disso, ela prendeu a corda vermelha na sua janela.
22 Eles foram para as montanhas e ali permaneceram durante três dias. Os homens do rei os procuraram por todos os caminhos e depois regressaram para a cidade sem os terem encontrado. 23 Então os espiões desceram das montanhas, atravessaram o Jordão e apresentaram-se diante de Josué, filho de Num, para lhe informar de tudo o que tinha acontecido. 24 Eles disseram:
—Na verdade o SENHOR nos deu toda aquela terra, porque todos os seus habitantes estão tremendo com medo de nós.
17 Assim também a fé, se não for acompanhada de obras, está morta.
18 Mas alguém poderá dizer: “Você tem fé e eu tenho obras”. Mostre-me essa sua fé sem obras e eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé. 19 Você acredita que existe somente um Deus? Ótimo! Até os demônios acreditam e tremem de medo.
20 Seu tolo! Você quer provas de que a fé sem obras não vale nada? 21 Não foi por obras que nosso antepassado Abraão foi declarado justo diante de Deus, quando ofereceu seu próprio filho Isaque como sacrifício? 22 Veja como a fé estava agindo com as suas obras e como foi aperfeiçoada por meio das suas obras. 23 E assim se cumpriu a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus e sua fé lhe foi creditada como justiça”(A), e ele foi chamado amigo de Deus.(B) 24 Vejam que uma pessoa é declarada justa diante de Deus por obras e não somente por fé.
25 Do mesmo modo, não foi também por obras que a prostituta Raabe[a] foi declarada justa diante de Deus, quando hospedou os mensageiros e os ajudou a escapar por outro caminho?
26 Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, também a fé sem as obras está morta!
© 1999, 2014, 2017 Bible League International