Revised Common Lectionary (Complementary)
Salmo 111[a]
1 Aleluia!
Darei graças ao Senhor de todo o coração
na reunião da congregação dos justos.
2 Grandes são as obras do Senhor;
nelas meditam todos os que as apreciam.
3 Os seus feitos manifestam
majestade e esplendor,
e a sua justiça dura para sempre.
4 Ele fez proclamar as suas maravilhas;
o Senhor é misericordioso e compassivo.
5 Deu alimento aos que o temiam,
pois sempre se lembra de sua aliança.
6 Mostrou ao seu povo os seus feitos poderosos,
dando-lhe as terras das nações.
7 As obras das suas mãos são fiéis e justas;
todos os seus preceitos merecem confiança.
8 Estão firmes para sempre,
estabelecidos com fidelidade e retidão.
9 Ele trouxe redenção ao seu povo
e firmou a sua aliança para sempre.
Santo e temível é o seu nome!
10 O temor do Senhor
é o princípio da sabedoria;
todos os que cumprem os seus preceitos
revelam bom senso.
Ele será louvado para sempre!
A Adoração a Outros Deuses
13 “Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio, 2 e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: ‘Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los’, 3 não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma. 4 Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele. 5 Aquele profeta ou sonhador terá que ser morto, pois pregou rebelião contra o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito e os redimiu da terra da escravidão; ele tentou afastá-los do caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou que seguissem. Eliminem o mal do meio de vocês.
A Cura de Dois Endemoninhados(A)
28 Quando ele chegou ao outro lado, à região dos gadarenos[a], foram ao seu encontro dois endemoninhados, que vinham dos sepulcros. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho. 29 Então eles gritaram: “Que queres conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo?”
30 A certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos. 31 Os demônios imploravam a Jesus: “Se nos expulsas, manda-nos entrar naquela manada de porcos”.
32 Ele lhes disse: “Vão!” Eles saíram e entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e morreu afogada. 33 Os que cuidavam dos porcos fugiram, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o que acontecera aos endemoninhados. 34 Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus, e, quando o viram, suplicaram-lhe que saísse do território deles.
Jesus Cura um Paralítico(B)
9 Entrando Jesus num barco, atravessou o mar e foi para a sua cidade.
Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI® Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.