Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Version
Salmos 106:1-12

A bondade de Deus para com Israel

106 Aleluia!
Deem graças ao Senhor,
    porque ele é bom
e o seu amor dura para sempre.
Quem pode contar
    todas as coisas maravilhosas
    que ele tem feito?
Quem pode louvá-lo como ele merece?
Felizes são aqueles que vivem
    uma vida correta,
aqueles que sempre fazem o que é certo!

Lembra de mim, ó Senhor,
quando abençoares o teu povo;
e, quando o libertares,
    liberta-me também a mim.
Deixa que eu veja o teu povo progredir
e que eu tome parte
    na felicidade da tua nação,
na alegria daqueles que pertencem a ti.

Nós temos sido maus e perversos;
pecamos como os nossos antepassados
    pecaram.
Quando estavam no Egito,
eles não entenderam
    os feitos maravilhosos de Deus.
Esqueceram que muitas vezes
    ele havia mostrado o seu amor por eles,
e eles se revoltaram perto do mar,
    o mar Vermelho.
Mas, para mostrar o seu grande poder,
ele os salvou, como havia prometido.
O Senhor Deus deu ordem,
    e o mar Vermelho secou;
ele fez com que eles o atravessassem
como se estivessem pisando terra seca.
10 Ele os livrou
    das mãos daqueles que os odiavam;
ele os salvou dos seus inimigos.
11 As águas cobriram os inimigos;
não escapou nem um.
12 Então o seu povo acreditou
    nas promessas de Deus
e cantou louvores a ele.

Gênesis 28:10-17

O sonho de Jacó em Betel

10 Jacó saiu de Berseba a fim de ir para Harã. 11 De tardinha ele chegou a um lugar sagrado e passou a noite ali. Pegou uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. 12 Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 O Senhor Deus estava ao lado dele e disse:

— Eu sou o Senhor, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. 14 Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e por meio de você e dos seus descendentes eu abençoarei todos os povos do mundo. 15 Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.

16 Quando Jacó acordou, disse assim: “De fato, o Senhor Deus está neste lugar, e eu não sabia disso.” 17 Aí ficou com medo e disse: “Este lugar dá medo na gente. Aqui é a casa de Deus, aqui fica a porta do céu!”

Romanos 16:17-20

Conselhos finais

17 Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento que vocês receberam. Afastem-se dessas pessoas 18 porque os que fazem essas coisas não estão servindo a Cristo, o nosso Senhor, mas a si mesmos. Por meio de conversa macia e com bajulação, eles enganam o coração das pessoas simples. 19 Todos sabem como vocês têm sido fiéis ao evangelho, e por isso eu me alegro por causa de vocês. Quero que sejam sábios a respeito do que é bom e não tenham nada a ver com o que é mau. 20 E Deus, a nossa fonte de paz, logo esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.

Que a graça do nosso Senhor Jesus esteja com vocês!

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.