Revised Common Lectionary (Complementary)
O rei escolhido por Deus
2 Por que as nações pagãs
planejam revoltas?
Por que os povos fazem planos
tão tolos?
2 Os seus reis se preparam,
e os seus governantes fazem planos
contra Deus, o Senhor,
e o rei que ele escolheu.
3 Esses rebeldes dizem:
“Vamos nos livrar do domínio deles;
acabemos com o poder
que eles têm sobre nós.”
4 Do seu trono lá no céu
o Senhor ri e zomba deles.
5 Então, muito irado, ele os ameaça
e os assusta com o seu furor.
6 Ele diz: “Já coloquei o meu rei
no trono
lá em Sião, o meu monte santo.”
7 O rei diz: “Anunciarei
o que o Senhor afirmou.
O Senhor me disse:
‘Você é meu filho;
hoje eu me tornei seu pai.
8 Peça, e eu lhe darei todas as nações;
o mundo inteiro será seu.
9 Com uma barra de ferro,
você as quebrará
e as fará em pedaços
como se fossem potes de barro.’ ”
10 Agora escutem, ó reis;
prestem atenção, autoridades!
11 Adorem o Senhor com temor.
Tremam e se ajoelhem diante dele;
12 se não, ele ficará irado logo,
e vocês morrerão.
Felizes são aqueles que buscam
a proteção de Deus!
9 Ele disse a Moisés:
— Eu vou falar com você numa nuvem escura para que o povo possa ouvir a nossa conversa e para que, daqui em diante, sempre confie em você.
Moisés contou a Deus, o Senhor, o que o povo havia respondido, 10 e o Senhor lhe disse:
— Vá falar ao povo e mande que eles passem o dia de hoje e de amanhã purificando-se para me adorar. Eles devem lavar as suas roupas 11 e se aprontar para depois de amanhã. Nesse dia eu descerei sobre o monte Sinai, onde todo o povo poderá me ver. 12 Marque limites em volta da montanha, para que o povo não passe dali, e diga-lhes que não subam o monte, nem cheguem perto dele. Se alguma pessoa puser o pé nele, deverá ser morta. 13 Ninguém deverá tocar nessa pessoa; ela será morta a pedradas ou com flechas. Isso deve ser feito tanto com pessoas como com animais. Porém, quando a trombeta tocar, o povo poderá subir o monte.
14 Então Moisés desceu do monte e mandou que o povo se purificasse para adorar a Deus. E todos lavaram as suas roupas. 15 Aí Moisés disse:
— Fiquem prontos para depois de amanhã e até lá não tenham relações sexuais.
16 Na manhã do terceiro dia houve trovoadas e relâmpagos, uma nuvem escura apareceu no monte, e ouviu-se um som muito forte de trombeta. E todo o povo que estava no acampamento tremeu de medo. 17 Moisés os levou para fora do acampamento a fim de se encontrarem com Deus, e eles ficaram parados ao pé do monte. 18 Todo o monte Sinai soltava fumaça, pois o Senhor havia descido sobre ele no meio do fogo. A fumaça subia como se fosse a fumaça de uma fornalha, e todo o povo tremia muito. 19 O som da trombeta foi ficando cada vez mais forte. Moisés falou, e Deus respondeu no barulho do trovão. 20 O Senhor desceu no alto do monte Sinai e chamou Moisés para que fosse até lá. Moisés subiu, 21 e o Senhor lhe disse:
— Desça e avise ao povo que não passe os limites para chegar perto a fim de me ver. Se passarem, muitos deles morrerão. 22 Avise também os sacerdotes que eles devem se purificar a fim de poderem chegar perto de mim. Se não se purificarem, eu os matarei.
23 Moisés disse a Deus, o Senhor:
— O povo não poderá subir o monte, pois tu nos mandaste respeitar este monte como lugar sagrado e mandaste também marcar limites em volta dele.
24 Então o Senhor respondeu:
— Desça e depois volte com Arão. Porém os sacerdotes e o povo não devem passar os limites a fim de subir até o lugar onde estou. Se fizerem isso, eu os matarei.
25 Aí Moisés desceu até o lugar onde o povo estava e contou o que Deus tinha dito.
23 Foi pela fé que os pais de Moisés, quando ele nasceu, o esconderam durante três meses. Eles viram que o menino era bonito e não tiveram medo de desobedecer à ordem do rei.
24 Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de Faraó. 25 Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado. 26 Ele achou que era muito melhor sofrer o desprezo por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os olhos fixos na recompensa futura.
27 Foi pela fé que Moisés saiu do Egito, sem ter medo da raiva do rei, e continuou firme, como se estivesse vendo o Deus invisível. 28 Pela fé Moisés começou o costume de celebrar a Páscoa e mandou marcar com sangue as portas das casas dos israelitas para que o Anjo da Morte não matasse os filhos mais velhos deles.
Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.